Base deve ser protagonista no Vasco em 2021; confira destaques

A base do Vasco da Gama será protagonista na temporada de 2021, e vem recheada de garotos que prometem qualidade no time.

Elenco do Sub-20 do Vasco da Gama
Elenco do Sub-20 do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O rebaixamento do Vasco da Gama à Série B do Campeonato Brasileiro, o quarto na história do Clube, fará com que o Gigante da Colina tenha tempos de austeridade financeira (termo muito falado nos últimos anos mas que agora, mais do que nunca, integrará o cotidiano cruzmaltino), conforme revelado pela diretoria em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26).

Por conta disso, o Vasco deixa de lado possíveis contratações badaladas para focar em um elenco dentro da realidade financeira do Clube, o que certamente levará o Gigante da Colina a apostar bastante em jogadores oriundos das categorias de base (safra campeão da Copa do Brasil Sub-20 e da Supercopa da categoria), a começar já pelo Campeonato Carioca, que terá, ao menos em suas duas primeiras rodadas, um time cruzmaltino recheado de garotos.

Para facilitar a vida do torcedor, pensando em já ir conhecendo os atletas revelados em São Januário que participarão ativamente do elenco profissional, o site Vasco Notícias lista alguns dos que mais devem ser utilizados ao longo de 2021, especialmente no Estadual.

GOLEIROS

Lucão – Completando 20 anos nesta sexta-feira (26), o arqueiro é atualmente o reserva imediato de Fernando Miguel, que, por sua vez, ainda não tem permanência garantida para 2021. Com isso, Lucão, que tem cinco jogos como titular pelo Vasco, deve ganhar oportunidades tão logo comece a temporada, inclusive iniciando o Carioca como titular.

Alexander – Terceira opção para a meta cruzmaltina, perdeu espaço para Lucão em 2020, após atuar por três vezes em 2019. Aos 21 anos, tende a ganhar espaço se Fernando Miguel deixar o Vasco. Caso isso não aconteça, seu panorama deve continuar o mesmo, o que poderia gerar um empréstimo do goleiro, para adquirir experiência.

LATERAIS

Cayo Tenório – Aos 22 anos, estreou pelo Vasco em 2020, atuando, ao todo, em 20 jogos. Na lateral-direita, tem a concorrência do titular Léo Matos e de Yago Pikachu, que nesta reta final passou a atuar como ponta. É querido pela torcida, que pede sua efetivação como titular. Veloz e com bom drible, tende a crescer de rendimento ao longo da temporada mediante a sequência de jogos.

Riquelme – Considerado uma das principais promessas da base cruzmaltina, tem 18 anos e, por isso, ainda pode atuar pelos juniores, o que acontece eventualmente. Porém, já há um tempo treina regularmente com o elenco profissional, apesar de ainda não ter estreado. Por suas características de jogo, isto é, drible curto e muita técnica, é comparado ao ídolo Felipe, lateral-esquerdo de grande sucesso revelado no fim da década de 90. Devido ao fraco desempenho de Henrique e Neto Borges, deve ser testado durante o Carioca e praticamente só depende de si para assumir a titularidade ao longo da temporada.

ZAGUEIROS

Miranda – Capitão do time sub-20 até ser efetivado no elenco profissional, é considerado um zagueiro de grande potencial futuro, com liderança, raça e qualidade técnica para sair jogando. Entre 2018 e 2020, atuou por 30 vezes com a camisa do Vasco e, na maioria das vezes, foi elogiado. Aos 21 anos, deve ganhar ainda mais oportunidades em 2021.

Ulisses – Grande parceiro de Miranda na base, tem 21 anos e atuou por três vezes no time principal. Veloz e com ótimo vigor físico, é considerado um ”zagueiro-zagueiro” muito promissor, e deve ser mais utilizado nesta temporada.

VOLANTES

Bruno Gomes – Atualmente titular do Vasco, foi destaque positivo em meio ao rebaixamento cruzmaltino. Aos 19 anos, tomou conta da posição de primeiro volante, com bom senso de marcação e de saída de bola. Tende a crescer ainda mais em 2021. Ao todo, já são 38 atuações pela equipe principal.

Caio Lopes – Capitão do Vasco na conquista da Copa do Brasil Sub-20, é um jogador bastante versátil. Apareceu para a torcida atuando como segundo volante no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019. Devido à sua qualidade, foi adiantado para a armação das jogadas ao longo da referida temporada e, em 2020, voltou a ser recuado, atuando como primeiro homem do meio de campo. Com bom passe e costumeiramente arriscando finalizações de fora da área, dá volume de jogo ao setor. Aos 20 anos, tem seis jogos pela equipe principal. Em 2021, esse número certamente aumentará consideravelmente.

Juninho – Assim como Caio Lopes, também tem 20 anos e destaca-se por sua versatilidade, já tendo atuado até como ponta, embora sua posição de origem seja a de segundo volante. Tem drible, boa arrancada e muita qualidade técnica. Focado, certamente é uma das principais esperanças do Vasco para 2021 e a tendência é que se torne titular aos poucos.

Matías Galarza – Aos 19 anos, o paraguaio demorou a estrear pelo Vasco no ano passado, mas, desde então, ganhando ritmo de jogo, se tornou referência no meio de campo, fazendo dupla de sucesso na ”volância” com Caio Lopes. Com marcação, técnica e bom passe, integrará o grupo que inicia o Carioca no elenco profissional. Por ser canhoto, pode, inclusive, ser improvisado na lateral-esquerda, uma vez que o Gigante não tem nenhum jogador de ofício da posição para as duas primeiras partidas do Estadual.

MEIAS

Lucas Santos – Principal destaque do Vasco no vice-campeonato da Copinha em 2019, nunca conseguiu corresponder às expectativas no profissional, já tendo sido, inclusive, emprestado ao futebol russo. Por ser o meia de criação mais ”experiente” (embora tenha apenas 21 anos) dos que iniciam o Carioca, deve ganhar oportunidade como titular, mas precisa demonstrar bom desempenho para acabar não sendo negociado, uma vez que já é alvo de críticas da torcida.

MT – Atual camisa 10 do Sub-20, Matheus Nunes (seu nome) tem 19 anos e é conhecido por ser muito técnico. Canhoto, no entanto, ainda precisa definir qual é sua posição oficial, uma vez que não é um legítimo meia-armador e nem um ponta, pois não tem velocidade. Também vale como ressalva que, às vezes, fica disperso do jogo, mas pode decidir a partida em apenas um lance. Deve começar o Carioca no banco e ser aproveitado aos poucos.

ATACANTES

Gabriel Pec – Assim como Bruno Gomes, também encerra a temporada de maneira positiva, sendo aproveitado regularmente por Vanderlei Luxemburgo. Canhoto, rápido e com drible curto, precisa ainda ganhar corpo, mas já mostra evolução em relação a 2019, quando foi revelado, e a tendência é que continue crescendo. Atualmente com 20 anos, deve começar 2021 como titular, atuando pela ponta.

Vinícius – Após um início promissor com Ramon Menezes ainda no Carioca 2020, o atacante de 19 anos caiu muito de rendimento ao longo da temporada. No entanto, talvez seja a principal opção de velocidade do ataque cruzmaltino, especialmente em relação aos jovens. Por isso, assim como Pec, também deve começar como titular o Estadual. Tem bom drible e personalidade. Precisa evoluir alguns aspectos técnicos e na tomada de decisão final.

João Pedro – Mais um destaque da safra vice-campeã da Copinha. Titular na ocasião, se manteve ao longo também de 2020. Embora não seja um velocista oficial, joga pelos lados do campo, tanto o direito (cortando para dentro, por ser canhoto) quanto o esquerdo, e tem bom drible. Estourou a idade para atuar no Sub-20 e, por isso, caso não ganhe sequência no profissional, deve acabar sendo emprestado. Essa opção, porém, só acontecerá após os ”testes” no Carioca.

Tiago Reis – Figurinha conhecida do torcedor desde 2019, é um centroavante nato, do último toque na bola. Após um bom início no referido ano, acabou caindo de rendimento e deixando de ter sequência, sendo, inclusive, preterido até por Ribamar. Em 2021, deve ter mais chances como reserva de Germán Cano (caso o argentino continue no Clube). Tem 21 anos.

Laranjeira – Meio-campista de origem, acabou sendo avançado ao ataque e passou a atuar como falso 9, inclusive utilizando esta numeração na camisa. Canhoto, tem bom porte físico, técnica e, ao que tudo indica, está pronto para ser utilizado no profissional. Se não começar como titular, deve ser um dos primeiros reservas a serem chamados.

MAIS SOBRE O SUB-20 DO VASCO














Com as pratas da casa e possíveis contratações pontuais, o Vasco da Gama iniciará a temporada 2021 buscando se organizar para voltar à elite do futebol brasileiro fortalecido dentro e fora de campo. A incumbência de montar a equipe é de Alexandre Pássaro, que já trabalha nesse sentido.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Sou a favor de colocar os jogadores da base para jogarem
    Com isso ganharão mais confiança e irão se firmar como titulares.
    Claro que mantendo alguns dos titulares. Para dá mais confiança a garotada.
    A minha preocupação é com a direção do clube que não se define até hoje na real não dá para saber quem de fato é o presidente do clube.
    Também pofem vender alguns jogadores afim. De ganhar dinheiro para pagar as dividas.
    E sabem no que vai dá,a mesma incompetência d e hoje que culminou no rebaixamento do brasileirão para a série B.
    Me sinto envergonhado clube que tem passado de Glória,história e gigante por natureza.
    Vocês que comandam o clube pensem bem antes de tomarem decisões que enham a trazer mais consequências desastrosas e vergonhosas ao clube que é maior do que todos nós.

  • Responder

    Diretoria vagabunda!!! Exigiu q apenas Tales fosse titular visando embolsar dinheiro com a venda, mas a mediocridade dele como jogador furou os planos de vcs. Depois de rebaixada vem com essa história q valorizará a base. VÃO TOMAR NO CU!!!!

  • Responder

    O Vasco sempre apresenta excelentes jogadores na base, mais alguns do time atual, certamente teremos um elenco forte sem precisar contratar. Não há necessidade de assumir mais dívidas.
    Agora o que o Vasco precisa e parar de jogar com 11 jogadores no campo de defesa. O Vasco se tornou grande jogando bola e partindo pra cima.

  • Responder

    Já temos um bom time na base é só amadurecer e dar confiança pra esses meninos .
    É bem melhor que procurar medalhões no mercado e depois ter que pagar altos valores na justiça por jogador que não produz nada.

  • Responder

    Tem que começar muito bem a série B, se impondo desde o início. Vai ser uma parada dura pra realidade do Vasco. O plano é se possível é rebaixar de novo ou pelo menos segurar o Vasco na série B para destruir o Vasco. Há uma alianca entre Flamengo, RS e SP na CBF para destruir o Vasco. Muito cuidado.

Comente

Veja também
Pedro Raul lamenta pênalti perdido contra o ABC
Empresário diz que Pedro Raul deixa o Vasco de ‘coração partido’

Atacante contratado pelo Vasco da Gama no início do ano, Pedro Raul acertou os detalhes finais para ser jogador do Toluca-MEX.

Leven Siano em live no seu canal no YouTube
Leven Siano disponibiliza cartas de investidores à gestão de Salgado: ‘É do Vasco’

Leven Siano ofereceu cartas de investidores à gestão de Jorge Salgado e não poupou palavras contra quem o chama de mentiroso.

Marcelo Alves em jogo contra o Athletico-PR
Marcelo Alves deixa o Vasco valorizado e saída repercute negativamente

O Vasco da Gama não renovou com o zagueiro Marcelo Alves, que terminou a última temporada como destaque do sistema defensivo.

Alexandre Campello
Vasco é rebaixado no Brasileiro pela 4ª vez em sua história

O Vasco da Gama foi rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2020, o que acontece pela 4ª vez na história do Gigante da Colina.

Alexandre Pássaro em São Januário
Vasco começa busca por reforços para 2021

Pensando na próxima temporada, o Vasco da Gama já começou a se movimentar no mercado em busca de reforços para o elenco.