Vasco e Fortaleza são os clubes que menos finalizam no Brasileiro; veja números

Adversários desta quinta-feira, Vasco da Gama e Fortaleza são os clubes que menos finalizam no Campeonato Brasileiro.

Talles Magno em jogo contra o Botafogo
Talles Magno em jogo contra o Botafogo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Para fazer gol, é preciso chutar. Um raciocínio lógico no futebol que será colocado à prova nesta quinta-feira, quando Vasco e Fortaleza se enfrentam em São Januário, em jogo atrasado válido pela 16ª rodada do Brasileirão.

Segundo levantamento detalhado pelo Espião Estatístico, os dois times dividem a última colocação no número total de finalizações entre os 20 clubes do campeonato, com 192 para cada, e têm a missão de superar as dificuldades na criação para sair com a vitória no duelo. O líder da estatística é o Atlético-MG, com 339, em 20 jogos.

Vale lembrar que o time de São Januário tem dois jogos atrasados – um deles exatamente este contra o Fortaleza. O Leão, por sua vez, tem apenas essa partida a menos para cumprir e se igualar aos demais clubes da Série A.

Números de finalizações do clubes no Brasileiro (Foto: ge)

As poucas finalizações refletem, é claro, no número de gols. O Vasco marcou 22 em 19 partidas, com média de 1,16 gol por partida. O Fortaleza tem índice um pouco pior: 20 gols em 20 jogos, e é apenas o 14º melhor ataque do Brasileirão.

Com os números totais já abaixo da média, cariocas e cearenses, naturalmente, também aparecem nas últimas posições quando o assunto é finalização na direção do gol. O Fortaleza é o último colocado com apenas 61 chutes certos em todo o campeonato (média de 3,05 por jogo); já o Vasco aparece na 17ª posição com 74 (3,89 de média).

Finalizações certas dos clubes no Brasileiro (Foto: ge)

Desde a chegada de Ricardo Sá Pinto, o Vasco já teve quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, com duas derrotas, um empate e uma vitória. O novo comandante conquistou o primeiro triunfo com o time no torneio na última rodada ao vencer o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro no último sábado.

Com o português, a equipe já demonstrou um pequeno aumento no poder de criação, mas ainda não na pontaria. Segundo dados do Espião Estatístico, ao todo, foram 45 chutes contra Corinthians, Goiás, Palmeiras e Sport – uma média de 11,25 por partida. Desse número, apenas 15 arremates foram na direção do gol (4 gols e 11 defesas do goleiro), com uma média de 3,75 por jogo.

Germán Cano e David se “salvam”

Artilheiro do Vasco no campeonato, o centroavante argentino é quem mais tenta contribuir para aumentar os números ofensivos da equipe no Brasileirão. Ele lidera a estatística de finalização do time, com 34 chutes em 17 jogos (média de dois por jogo), e tem nove gols marcados. O atacante é o quarto na lista de artilheiros da competição, atrás apenas de Thiago Galhardo (15), Marinho (12) e Pedro (10).

Pelo lado do Fortaleza, quem mais busca o gol adversário é o atacante David. São 24 chutes em 19 jogos (média de 1,26) e quatro gols marcados. O artilheiro do Leão do Pici no Campeonato Brasileiro é Wellington Paulista, com cinco.

Vasco e Fortaleza se enfrentam às 19h desta quinta-feira em São Januário. O time carioca quebrou jejum de nove jogos na última rodada e, agora, ocupa a 16ª colocação, com 22 pontos. Já os cearenses vêm de quatro derrotas consecutivas e estão no 12º lugar, com 24 pontos.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Maicon tem atuação segura contra o Fortaleza e aquece disputa na zaga do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, foi um uma peça essencial para que a defesa não fosse vazada contra o Fortaleza.

Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.

Sair da versão mobile