Vasco e Flamengo invertem papéis antes da grande decisão no Carioca

Além de perder a vantagem, o Vasco da Gama chega para o clássico frustrado pela eliminação na Copa do Brasil.

Gabriel Pec e Arrascaeta em Flamengo x Vasco
Gabriel Pec e Arrascaeta em Flamengo x Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Às vésperas da decisão da vaga na final do Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo finalmente começam a conhecer um pouco da realidade do outro em 2023. A palavra “crise”, tão recorrente no léxico recente dos atuais campeões da Libertadores, deixou, em parte, o Ninho do Urubu e bateu à porta do CT Moacyr Barbosa. No caminho, cruzou com a tranquilidade, que fez o sentido contrário, saiu do centro de treinamento vascaíno rumo à casa do futebol rubro-negro.

A vitória do Flamengo na partida de ida da semifinal, por 3 a 2, começou a mudar o status dos rivais. Ela deu a vantagem do empate e, principalmente, o respiro que o técnico Vítor Pereira não teve desde a derrota para o Palmeiras, que custou o título da Supercopa do Brasil, dia 28 de janeiro.

Com a semana livre para treinar, o português pôde aprimorar a formação com três zagueiros, principal mudança que tenta implementar na equipe desde sua chegada. Está tendo também a chance de azeitar o funcionamento do ataque, cada vez mais construído sem a simbólica presença de Everton Ribeiro, um dos pilares da atual era vitoriosa do Flamengo, iniciada em 2019.

Descansado, pôde assistir à eliminação do Vasco ainda na segunda fase da Copa do Brasil, para o ABC, em São Januário, nos pênaltis. Um resultado com contornos muito semelhantes à decepção que o rubro-negro teve na Recopa Sul-Americana, quando perdeu o título para o Independiente del Valle (EQU), também nas penalidades, no Maracanã. A decepção não tem um mês, mas já esfriou na memória.

Assim como a lembrança vascaína de que o time, mesmo recém-promovido da Série B, com comissão técnica e elenco recém montados, foi capaz de bater o mesmo Flamengo e fazer bom jogo contra o Fluminense, rival que é atualmente um dos mais fortes do Brasil.

O que está latente depois da eliminação na Copa do Brasil é a má fase de Pedro Raul, que perdeu uma das cobranças, a sua terceira em três batidas em 2023, e foi escolhido como o principal culpado pela eliminação.

Ou então o próprio trabalho de Barbieri e da SAF, uma vez que treinador e elenco formado sofrem questionamentos mais fortes desde que o time perdeu a primeira partida da semifinal para o Flamengo, sem repetir o nível de atuação que teve no jogo pela Taça Guanabara.

Condições de trabalho diferentes

Para Maurício Barbieri e Vítor Pereira, especificamente, essa inversão de papéis bate de forma mais profunda porque os técnicos, desde que iniciaram à frente de Vasco e Flamengo, estão submetidos a condições bem diferentes de trabalho e pressões.

Barbieri foi contratado pela SAF do Vasco com respaldo para fazer um trabalho de preparação mais profundo. Teve a chance de disputar amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos, enquanto Pereira atropelou processos por causa das três decisões que teve em dois meses — Supercopa, Mundial de Clubes e Recopa.

O vascaíno participou ativamente da montagem do elenco, buscando nomes que se encaixem no estilo de jogo. Já o treinador rubro-negro herdou o elenco pronto, tendo que tentar se adaptar a ele e não o contrário.

Fonte: O Globo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Maicon em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Maicon tem atuação segura contra o Fortaleza e aquece disputa na zaga do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, foi um uma peça essencial para que a defesa não fosse vazada contra o Fortaleza.

Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.