Título da Mercosul contra o Palmeiras é a maior virada em finais da história do futebol

Vitória por 4x3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras em 2000 é, até hoje, a maior virada em finais; Liverpool x Milan em 2005 chegou perto.

Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000
Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000 (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (20), a ”Virada do Século”, termo que caracteriza a icônica vitória por 4×3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras pela finalíssima da Copa Mercosul 2000, completa 21 anos.

Até hoje, o placar, da maneira que foi, isto é, com o Gigante da Colina perdendo por 3×0 no primeiro tempo e revertendo para 4×3 na segunda etapa, é a maior virada da história do futebol em uma final, de acordo com informações da página EstudeVasco.

Segundo o perfil, que divulgou a informação via Twitter, a partida entre Liverpool e Milan pela final da Liga dos Campeões da Europa 2004/2005, que terminou empatada em 3×3 no tempo normal e foi decidida nos pênaltis, com vitória para os Reds, foi a que mais chegou perto, uma vez que os italianos abriram 3×0 e os ingleses buscaram o empate, mas não houve virada.

Como foi

Palmeiras e Vasco decidiram a Copa Mercosul em 20 de dezembro de 2000, no antigo Parque Antártica, casa do time paulista. Com gols de Arce, aos 36 minutos, Magrão, aos 37′, e Tuta, aos 45′, o Alviverde abriu 3×0 no primeiro tempo com enorme facilidade.

Na segunda etapa, porém, o Cruzmaltino voltou com outra postura para o jogo e chegou à inesquecível virada com três gols de Romário (14′, 23′ e 48′) e um de Juninho Paulista (41′).

Vale ressaltar que não só pela importância da competição, mas também pela maneira como se desenrolou a partida, a Mercosul de 2000 é considerada uma das principais conquistas da história cruzmaltina.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Postura contra o Fortaleza foi necessária, mas expôs fracasso da SAF do Vasco

O Vasco da Gama jogou para segurar o empate com o Fortaleza, o que fez sentido, mas mostrou que gasto alto em reforços foi em vão.

Athletico-PR está invicto em casa há 9 meses; Vasco venceu apenas 1 vez na Arena da Baixada

O Vasco da Gama enfrenta o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro 2024 e o adversário não perde há 25 jogos como mandante.

Saudade, torcedor? Gabriel Pec é eleito o destaque do mês do LA Galaxy

Ex-Vasco da Gama, o meia-atacante Gabriel Pec somou, no mês de abril, um gol e uma assistência em quatro jogos pelo Los Angeles Galaxy,

Zé Gabriel pode ser titular contra o Athletico-PR

Caso Hugo Moura seja desfalque, o volante Zé Gabriel pode ser um dos titulares do Vasco da Gama contra o Athletico-PR.

Edmundo valoriza empate, mas se preocupa com volta contra o Fortaleza

Edmundo analisa o empate do Vasco da Gama diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil, e projeta jogo de volta em São Januário.

Sair da versão mobile