Virada do Século! Final da Mercosul entre Vasco e Palmeiras completa 21 anos

Há 21 anos o Vasco da Gama protagonizava uma das partidas mais épicas de sua história ao bater o Palmeiras por 4x3 na final da Copa Mercosul.

Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000
Romário comemora o gol do título da Copa Mercosul de 2000 (Foto: Evelson de Freitas)

Uma das partidas mais impressionantes da história do futebol completa 21 anos nesta segunda-feira (20), trata-se da ‘Virada do Século’, como ficou conhecida a partida entre Vasco e Palmeiras, pela final da Copa Mercosul, em 2000. Naquele ano, os Cruzmaltinos veneram o duelo por 4×3, depois de estarem perdendo por 3×0, no antigo Palestra Itália.

O jogo foi o terceiro da decisão contra os paulistas, na ocasião a final foi decidida em uma melhor de três. O Gigante da Colina venceu a primeira partida em São Januário por 2×0. No segundo jogo, foi derrotado por 1×0, no Palestra. Os resultados levaram os times a um terceiro e derradeiro jogo, novamente em São Paulo.

No dia 20 de dezembro de 2000, em um ambiente totalmente adverso, com a torcida do Palmeiras lotando o estádio, o Vasco terminou a primeira etapa perdendo por 3×0. O título parecia perdido, mas no segundo o tempo, o Almirante, que tinha um verdadeiro esquadrão em campo, com Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e Euller, virou a partida de forma espetacular, se sagrando tri-campeão continental.

Comandado pelo baixinho Romário, que fez três gols, o Time da Cruz de Malta teve uma atuação de almanaque na etapa complementar. Nem a expulsão do zagueiro Júnior Baiano, aos 32 minutos do segundo tempo, quando o Vasco perdia por 3×2, foi capaz de frear o ímpeto Cruzmaltino na etapa complementar.

No fim, uma vitória heroica do Time da Cruz de Malta às vésperas da virada do século XX para o XXI, e mais um título para a vasta galeria de troféus do Vasco da Gama, que no mesmo ano já havia conquistado o tetra Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os melhores momentos do confronto publicados no canal Edu César.

Veja

O Vasco venceu a Copa Mercosul em 2000 com a seguinte escalação: Helton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.