Título da Mercosul contra o Palmeiras é a maior virada em finais da história do futebol

Vitória por 4x3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras em 2000 é, até hoje, a maior virada em finais; Liverpool x Milan em 2005 chegou perto.

Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000
Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000 (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (20), a ”Virada do Século”, termo que caracteriza a icônica vitória por 4×3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras pela finalíssima da Copa Mercosul 2000, completa 21 anos.

Até hoje, o placar, da maneira que foi, isto é, com o Gigante da Colina perdendo por 3×0 no primeiro tempo e revertendo para 4×3 na segunda etapa, é a maior virada da história do futebol em uma final, de acordo com informações da página EstudeVasco.

Segundo o perfil, que divulgou a informação via Twitter, a partida entre Liverpool e Milan pela final da Liga dos Campeões da Europa 2004/2005, que terminou empatada em 3×3 no tempo normal e foi decidida nos pênaltis, com vitória para os Reds, foi a que mais chegou perto, uma vez que os italianos abriram 3×0 e os ingleses buscaram o empate, mas não houve virada.

Como foi

Palmeiras e Vasco decidiram a Copa Mercosul em 20 de dezembro de 2000, no antigo Parque Antártica, casa do time paulista. Com gols de Arce, aos 36 minutos, Magrão, aos 37′, e Tuta, aos 45′, o Alviverde abriu 3×0 no primeiro tempo com enorme facilidade.

Na segunda etapa, porém, o Cruzmaltino voltou com outra postura para o jogo e chegou à inesquecível virada com três gols de Romário (14′, 23′ e 48′) e um de Juninho Paulista (41′).

Vale ressaltar que não só pela importância da competição, mas também pela maneira como se desenrolou a partida, a Mercosul de 2000 é considerada uma das principais conquistas da história cruzmaltina.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Pedrinho garante salários em dia no Vasco em caso de saída da 777 Partners

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho avaliou como ficarão as contas do Clube em um cenário sem a parceria com a 777 Partners.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Vasco já mapeia novos parceiros em caso de ruptura total com a 777 Partners

Vasco da Gama entrou na Justiça e conseguiu afastar a 777 Partners do controle do futebol do Clube, alegando risco de penhora.

Pedrinho e Leila Pereira segurando camisa do Vasco
Embate entre Vasco e 777 Partners pode ameaçar acordo com a Crefisa

Disputa pelo futebol do Vasco da Gama, que se acirrou nesta semana, pode respingar em uma possível negociação com a Crefisa.

Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.