Relembre os 3 jogos em que Dinamite e Pelé se enfrentaram por Vasco e Santos

Vasco da Gama e Santos se enfrentam pela primeira vez após a morte dos grandes ídolos Roberto Dinamite e Pelé.

Roberto Dinamite e Pelé
Roberto Dinamite e Pelé (Foto: Reprodução/ Twitter; Divulgação/CBF)

Vasco e Santos tem dois dos maiores ídolos da história do futebol que se foram recentemente: Roberto Dinamite e Pelé. Neste domingo, às 16h, pelo Brasileirão, ambos se enfrentam pela primeira vez após a morte de ambos. O ge relembrou as três vezes em que ambos se enfrentaram.

Brasileiro de 1971 – Santos 4 x 0 Vasco (09/12/1971)

O primeiro confronto entre Pelé e Roberto Dinamite foi pelo Brasileiro de 1971. Aos 31 anos, o Rei do Futebol já era um dos melhores de todos os tempos, além de já ser tricampeão mundial com o Brasil. Enquanto Pelé entrava como titular para a partida, Roberto iniciava sua jornada no futebol e, aos 17 anos, ficou no banco de reservas.

Em confronto no Pacaembu, o Santos saiu na frente com dois gols de Edu e ambos com jogada e assistência de Pelé. O terceiro foi marcado por Jáder, depois de driblar o goleiro Andrada. Leo Oliveira marcou o último da goleada por 4 a 0, que foi a única vitória do Peixe do Rei diante do Vasco de Roberto Dinamite, que só foi a campo no segundo tempo.

Brasileiro de 1973 – Vasco 1 x 1 Santos (14/10/1973)

Depois do confronto em São Paulo, as outras duas oportunidades em que se enfrentaram foram no Maracanã. Um palco do tamanho do futebol e da idolatria dos torcedores pelos dois craques. Dinamite abriu o placar depois de um belo voleio ainda no primeiro tempo. Quando a partida caminhava para uma vitória carioca, Euzébio empatou no último minuto e evitou a derrota santista.

Em 2021, em uma edição do GiganteCast, podcast oficial do Vasco, Dinamite relembrou esse jogo e comentou do primeiro contato com o Rei.

– Lembro de estar jogando contra o Santos de Pelé, eu fiz um gol, o Paulo César Curuca meteu a bola da direita e eu peguei de voleio. Foi um golaço. Lembro que passei pelo Pelé e ele virou para mim e disse: “Parabéns, garoto! Belo gol”. Ouvir isso do Pelé é brincadeira, né? Quer dizer, coisa séria. Eu gravei: “Pô, o Pelé disse isso para mim”. São essas coisas que marcam a vida da gente e acho que aquilo foi o início de tudo – comentou Dinamite.

Brasileiro de 1974 – Vasco 2 x 1 Santos (21/07/1974)

Os 97.676 torcedores que foram ao Maracanã no dia 21 de julho de 1974 tiveram a alegria de ver a última partida entre Roberto Dinamite e Pelé. Ambos viram Luís Carlos marcar o primeiro do Vasco, de peito.

Depois, os craques tomaram os holofotes da partida. Quando o árbitro assinalou falta próximo a risca da grande área do Vasco, Pelé ajeitou com carinho e chutou direto no ângulo, empatando. No fim, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Dinamite que marcou o gol da vitória vascaína.

Assim como naquela partida, Dinamite levou a melhor no final do ano. Além da vitória por 2 a 1 e a vantagem no retrospecto pessoal contra o maior de todos os tempos, Roberto foi fundamental na campanha do primeiro, dos quatro títulos Brasileiros do Vasco (1974, 1989, 1997 e 2000).

Vasco e Santos se enfrentam, pela primeira vez após a partida dos seus maiores ídolos, no próximo domingo, às 16h, em São Januário pela 6 ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Maicon em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Maicon tem atuação segura contra o Fortaleza e aquece disputa na zaga do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, foi um uma peça essencial para que a defesa não fosse vazada contra o Fortaleza.

Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.