Gols de Pelé pelo Vasco o ajudaram a se firmar na Seleção Brasileira

Torcedor declarado do Vasco da Gama, Pelé atuou em três partidas com a camisa do Cruzmaltino antes da Copa de 58, na Suécia.

Foto colorizada de Pelé com a camisa do Vasco no Maracanã em 1957
Foto colorizada de Pelé com a camisa do Vasco no Maracanã em 1957

No caminho de Pelé tinha o Vasco. Não só o Vasco de São Lourenço, que despertou seu carinho e apresentou Bilé, um de seus primeiros ídolos. O torcedor declarado do Cruz-Maltino teve a oportunidade de vestir a camisa do clube de São Januário, no caminho para sua consagração como campeão da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Tudo começou quando Santos e Vasco decidiram organizar um combinado para disputar o Torneio Internacional do Morumbi em 1957. O Combinado Santos/Vasco teve a presença de Pelé, então adolescente de 16 anos, em três partidas disputadas no Maracanã com a camisa cruz-maltina.

Logo na primeira partida, Pelé levou a torcida ao delírio ao marcar três gols na goleada por 6 a 1 do Combinado Santos/Vasco sobre o Belenenses (POR). O “Rei” ainda balançou a rede diante do Flamengo, no empate em 1 a 1. A outra partida, contra o Dinamo de Zagreb (IUG) também terminou em 1 a 1 e com gol do “Rei” com a camisa do Vasco. A única partida do combinado com a camisa do Santos foi realizada no Morumbi e trouxe o empate em 1 a 1 com o São Paulo.

O torneio foi disputado entre os dias 19 e 29 de junho. Pelé estava entre os convocados da Seleção Brasileira na lista do técnico Sylvio Pirillo para a Copa Roca no mês seguinte.

Em 7 de julho, o jovem estreou contra a Argentina no Maracanã. Coube ao então camisa 13 substituir Del Vecchio. E logo depois, balançou a rede pela primeira vez com a camisa brasileira na derrota por 2 a 1 para os “hermanos”.

Três dias depois, o “Rei” dava a volta olímpica. Com um gol seu e outro de Mazzolla, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 0 no Pacaembu. Aos poucos, Pelé foi se aprumando até abrir caminho para o título da Copa do Mundo de 1958.

Pelé morreu na última quinta-feira (29) em decorrência da falência de múltiplos órgãos. Ele não resistiu a uma progressão do câncer de cólon que enfrentava.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Maicon em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Maicon tem atuação segura contra o Fortaleza e aquece disputa na zaga do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, foi um uma peça essencial para que a defesa não fosse vazada contra o Fortaleza.

Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.