Olho no rival: Botafogo demite Enderson Moreira; português deve ser o substituto

Pegando muitos de surpresa, o Botafogo demitiu o técnico Enderson Moreira, e o português Luis Castro aparece como possível substituto.

Enderson Moreira está no comando do Botafogo
Enderson Moreira está no comando do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Enderson Moreira não é mais o técnico do Botafogo. O treinador deixa o cargo após a derrota para o Fluminense por 2 a 1 pela quinta rodada do Campeonato Carioca. O português Luis Castro é o favorito para assumir o comando do time.

A demissão do técnico faz parte do pacote de mudanças promovidas por John Textor, investidor americano que será dono de 90% da SAF alvinegra. Na quinta-feira à noite, o próprio empresário anunciou no Twitter a contratação do novo diretor de futebol do clube, André Mazzuco, e do novo responsável pela área de mercado, Alessandro Brito, ex-Atlético-MG.

Oficializada a saída de Enderson, o próximo passo é avançar na negociação com Luís Castro, que está encaminhada. O português, de 60 anos, atualmente comanda o Al Duhail, do Catar, e tem multa rescisória de menos de 1 milhão de euros (R$ 5,9 milhões).

Entre outros clubes, tem passagem por Shakhtar Donetsk e Porto. Ele ficou 10 anos no time português, onde teve reconhecido trabalho nas divisões de base. Foi esse fator justamente o que mais pesou na investida do Botafogo pelo português.

Após definir o novo treinador, o novo comando do futebol do Botafogo voltará suas atenções para a negociação com reforços. O clube pretende anunciar nos próximos dias as primeiras contratações sob o comando de Textor.

Do 14º lugar ao título da Série B

Enderson Moreira chegou ao Botafogo em 20 de julho do ano passado, quando a equipe ocupava o 14º lugar da Série B. Sob o comando do treinador, a equipe teve ótima reação, conseguiu arrancada no segundo turno e conquistou o título da Segundona, garantindo o acesso com duas rodadas de antecedência. Ao todo, foram 20 vitórias, sete vitórias e quatro derrotas do Glorioso com Enderson.

Este ano, depois do empate com o Boavista por 1 a 1 na estreia alvinegra no Campeonato Carioca, dia 25 de janeiro, o treinador reclamou da lentidão do clube na negociação com reforços.

– O clube vive um período de transição, que é terrível para nós que estamos aqui, porque não conseguimos dar um passo à frente porque tem situações que precisam ser definidas – disse Enderson na ocasião.

A declaração incomodou John Textor, que já estava decidido a promover mudanças no futebol do clube. Dessa forma, ao iniciar as alterações no departamento, o investidor resolveu trocar o comando técnico.

A decisão estava tomada antes da derrota para o Fluminense por 2 a 1, na quinta-feira, na qual Enderson foi expulso durante o jogo por reclamação com o árbitro. Após a partida, o treinador disse desconhecer qualquer informação sobre sua possível saída.

– Fico surpreso com a informação. O meu trabalho é sempre avaliado, independentemente de qualquer situação. Conseguir o acesso foi muito difícil. Não quero cobrar nada, mas sei o quanto foi difícil sair da 13ª colocação e conseguir um título com poucos recursos. É preciso ter cuidado com o que a gente fala, porque todos temos famílias, temos filhos. A gente se empenha para fazer o melhor, mas nem sempre a gente consegue. Estou fazendo o meu trabalho da melhor maneira possível – disse.

Veja a nota na íntegra do Botafogo

“Em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto. Com isso, o Botafogo comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador da equipe de futebol. Junto ao profissional, também encerram o ciclo no Clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares.

No Alvinegro desde julho de 2021, Enderson Moreira conduziu o Botafogo de volta à elite do futebol nacional e sagrou-se campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73%. Enderson comandou o Alvinegro em 31 jogos, sendo 20 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.

O Clube agradece ao profissional e sua comissão na certeza da destacada contribuição na reconstrução do Botafogo, desejando sucesso em seus futuros projetos.”

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Só quem perde é o Botafogo. Não faltará convites para Enderson depois desta campanha. Primeira cagada de John Textor. Agora acho que outras virão. É lamentavel

Comente

Veja também
Maicon em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Maicon tem atuação segura contra o Fortaleza e aquece disputa na zaga do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, foi um uma peça essencial para que a defesa não fosse vazada contra o Fortaleza.

Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.