Vasco joga melhor contra times da parte de cima da tabela do Brasileiro; veja números
O Vasco da Gama tem 50% de aproveitamento contra clubes do Top 10, e de apenas 23% diante de adversários da segunda metade da tabela.
É natural imaginar que jogos contra times que estão bem colocados no Campeonato Brasileiro são mais complicados, se comparados com aqueles que não estão bem na competição, na comparação do nível técnico. No entanto, não funciona bem assim no caso do Vasco da Gama.
Os números comprovam isso. O Gigante tem aproveitamento de 50% quando entrou em campo contra clubes do Top 10 do Brasileirão, mas quando encarou times que são da segunda metade da tabela é de apenas 23%, justamente seus adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Vasco contra equipes do Top 10 do Brasileirão
- 14 jogos
- 6 vitórias
- 3 empates
- 5 derrotas
- 21 pontos
- 50% de aproveitamento
Vasco contra equipes abaixo do Top 10
- 13 jogos
- 2 vitórias
- 3 empates
- 8 derrotas
- 9 pontos
- 23% de aproveitamento
Os dados foram levantados pelo Twitter Estude Vasco. Por exemplo, o Cruzmaltino foi derrotado nas duas vezes que encarou o Santos, o 17º colocado, com os mesmos 30 prontos, seu principal oponente na luta contra o Z4 neste momento. O Peixe venceu por 1×0 em São Januário, e aplicou uma goleada por 4×1 na Vila Belmiro.
Melhora no Brasileiro
O cenário está melhorando pouco a pouco para o Vasco no Brasileiro, muito devido ao trabalho de Ramón Díaz. Desde a chegada do técnico, o Gigante tem a quarta melhor campanha da competição, com seis vitórias, três empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 53,8%. O Cruzmaltino ainda possui a quinta melhor campanha do segundo turno.