Vegetti está entre os reforços da 2ª janela no Brasil com mais participações em gols

Centroavante argentino, Vegetti chegou ao Vasco da Gama no meio do ano e logo caiu nas graças do torcedor com gols decisivos.

Vegetti, do Vasco, comemora gol contra o Grêmio
Vegetti, do Vasco, comemora gol contra o Grêmio (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Os clubes da Série A investiram pesado em reforços na janela de transferência de meio de ano e vão colhendo o retorno para seus investimentos. Na luta particular dos atacantes em busca do gol, o equatoriano Enner Valencia, de 33 anos, contratdo pelo Internacional, foi até aqui o grande goleador entre os reforços, com quatro gols, além de uma assistência, participando diretamente de cinco gols.

Todos os seus quatro gols ele marcou nas oitavas e quartas de final da Libertadores, ajudando o Internacional a eliminar River Plate e Bolívar e a se classificar para as semifinais, contra o Fluminense. A assistência foi no Brasileirão, no empate em casa contra o Corinthians, selando o empate final em 2 a 2.

Marinho (Fortaleza)

Segundo reforço com mais gols após a janela, o atacante Marinho, do Fortaleza, participou diretamente de quatro gols, com uma assistência e três gols, dois destes pela Sul-Americana, empatando e dando a classificação nas oitavas de final contra o Libertad e marcando o segundo gol da clasificação nas quartas, contra o América-MG. No jogo de ida, ele já havia feito uma assistência. O Fortaleza disputará as semifinais da Sul-Americana contra o Corinthians.

No Brasileirão, Marinho marcou este gol de falta, abaixo, frangaço entre as pernas do goleiro Gabriel.

Lucas Moura (São Paulo)

Curiosamente, o reforço do São Paulo também marcou em competição continental, mas não foi o suficiente para evitar a eliminação do São Paulo nas quartas de final da Sul-Americana, contra a LDU. Foi muito mais feliz na Copa do Brasil, ao marcar o segundo gol da vitória sobre o Corinthians por 2 a 0 e da classificação para as finais da Copa do Brasil, contra o Flamengo. No Brasileirão, já marcou contra o adversário da decisão da Copa.

Vegetti (Vasco)

O argentino chegou para uma missão mais desafiadora pelo custo em caso de insucesso: manter o Vasco na Série A para seguir com a reconstrução da equipe na elite nacional. Seus três gols valeram cinco pontos para o Vasco nas últimas três rodadas, uma vitória em casa sobre o Grêmio e dois emapates como visitante contra Bragantino e Bahia. O Vasco havia conquistado cinco pontos na soma dos 13 jogos anteriores ao que Vegetti marcou pela primeira vez, sendo uma boa medida do tamanho da esperança que ele despertou no vascaíno. Acaba de ser contratado em definitivo.

De todos os investimentos feitos, estes foram os que mais ajudaram diretamente a balançar as redes:

J: Jogos; PG: Pontos ganhos; V: Vitória; E: Empate; D: Derrota; %: Percentual de pontos ganhos; Assist: Assistências; Part. Gols: Participação direta em gols somando gols e assistências
J: Jogos; PG: Pontos ganhos; V: Vitória; E: Empate; D: Derrota; %: Percentual de pontos ganhos; Assist: Assistências; Part. Gols: Participação direta em gols somando gols e assistências (Foto: Espião Estatístico)

Allan e Luiz Araújo, do Flamengo, ganharam mais pontos

A vida no futebol não se resume a fazer gols, é preciso que o time conquiste pontos, vença. E nesse aspecto, Allan e Luiz Araújo, do Flamengo, conseguiram entre os reforços da janela de meio de ano, literalmente, os melhores resultados coletivos, com 22 pontos conquistados.

Cada um deles atuou em 12 jogos, sendo que em nove disputaram a mesma partida e fizeram outras seis separadamente. Ainda assim, o desempenho de ambos é igual: 12 jogos, seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, 22 pontos conquistados em 36 possíveis, aproveitamento de 61%. Luiz Araújo sofreu lesão na coxa direita e está em tratamento.

Como os reforços da janela de transferência disputaram número de jogos diferentes, em vez de usar o aproveitamento simples, usamos os número de pontos conquistados para apontar o desempenho dos times com os reforços de meio de temporada. O resultado é o mesmo de multiplicar o aproveitamento pelo número de jogos. Quem disputou mais jogos e tem melhor aproveitamento de pontos provavelmente está em equipes mais relevantes no momento, por disputarem mais competições.

O ranking abaixo mostra que os principais reforços são os que agarraram com chuteiras e caneleiras as chances oferecidas por Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Corinthians, equipes que disputam Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana paralelamente ao Brasileirão. Aqui, a lista não fica apenas nos atacantes.

Veja quem são os reforços da última janela de transferências que conquistaram mais pontos:

Reforços de meio de ano com mais pontos por suas equipes
Reforços de meio de ano com mais pontos por suas equipes (Foto: Espião Estatístico)

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.

Juan Pablo Vojvoda comandando o Fortaleza
Vojvoda prega cautela para o 2º jogo contra o Vasco: ‘Tudo muda em 20 dias’

O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, acredita que o jogo de volta contra o Vasco da Gama será completamente diferente.