Vasco também entrou com ação no STJD na luta contra o rebaixamento em 2013

Sete anos depois, Vasco da Gama volta a entrar com pedido no STJD durante luta do time contra rebaixamento.

Germán Cano durante o jogo contra o Internacional
Germán Cano durante o jogo contra o Internacional (Foto: ALEXANDRE LOUREIRO/REUTERS)

O pedido do Vasco para anulação de uma partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não é o primeiro movimento feito pelo clube enquanto está envolvido com o rebaixamento. Se no Campeonato Brasileiro de 2020 o departamento jurídico cruzmaltino entrou a duas rodadas do fim, em 2013 a queda já estava sacramentada.

Naquela ocasião, o Vasco tentou ganhar os três pontos da derrota por 5 a 1 para o Athletico-PR, na Arena Joinville. A partida ficou marcada por uma briga generalizada entre as duas torcidas na arquibancada, o que paralisou o cronometro do árbitro por mais de uma hora.

Ao todo, foram 73 minutos até o duelo reiniciar. Por causa disso, o Vasco entrou no STJD alegando que o Regulamento Geral de Competições não foi cumprido. Pelo artigo 21, o tempo máximo de paralisação é de uma hora (30 minutos de prazo, prorrogáveis por mais 30). O Cruzmaltino também alegou falta de segurança para o retorno da partida e culpou o Athletico-PR pela confusão.

Entretanto, o STJD não aceitou o pedido vascaíno e manteve a derrota, o que sacramentou o rebaixamento do clube para a Série B em 2014.

Desta vez, o Vasco tenta a anulação do jogo contra o Internacional, para jogar novamente contra o adversário. O problema deveu-se à falha do VAR, que não pôde utilizar a linhas de impedimento para revisar o lance do primeiro gol colorado, de Rodrigo Dourado, supostamente em posição irregular.

Com o pedido do Vasco em mãos, o presidente do STJD, Otávio Noronha, pode indeferir ou protocolar a ação. Caso o processo avance, a CBF fica impedida de homologar o resultado do jogo e, consequentemente, e os três pontos do Internacional. Com isso, o líder do Brasileiro, que soma 69, voltaria para a casa dos 66 e seria ultrapassado pelo Flamengo, com 68, adversário de domingo, às 16h, no Maracanã.

Fonte: O Dia

Mais sobre:STJD
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.