Vasco repudia preconceito contra São Januário: ‘A casa do povo’

O Vasco da Gama alegou que São Januário é alvo de preconceito por ficar localizado numa região humilde do Rio de Janeiro.

Torcedores do Vasco protestam após a derrota para o Goiás em São Januário
Torcedores do Vasco protestando após a derrota para o Goiás em São Januário (Reprodução/ Premiere)

Na tarde desta segunda-feira (26), o Vasco da Gama emitiu uma nota de repúdio ao tratamento que São Januário, na sua visão, vem sofrendo. O Gigante não especificou, no entanto, a quem se referia em específico.

O Cruzmaltino destacou que o estádio é alvo de “manifestações preconceituosas” e enfatizou que não é a primeira vez que acontece. Para o Vasco, existe uma tentativa de colocar a Colina Histórica como imprópria para receber jogos devido a localização.

Vale ressaltar que a casa vascaína fica localizada numa região humilde, na Barreira do Vasco e próximo de outras comunidades, mas que sempre recebeu jogos muito importantes, como, por exemplo, uma decisão de Libertadores em 1998.

Na sequência, o Gigante destacou a luta contra o racismo e qualquer preconceito no futebol, e lembrou que foram seus torcedores que ergueram a Colina Histórica, no ano de 1927. O Clube ainda ressaltou que, desde então, o estádio “recebe torcedores em segurança e perfeita integração com seu entorno”.

Nota na íntegra

O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público repudiar de forma veemente as manifestações preconceituosas lançadas nos últimos dias contra nosso Estádio de São Januário.

Infelizmente não são as primeiras.

Tentar induzir que São Januário não tem condições de receber jogos de futebol por estar localizado numa área popular da cidade é um desrespeito com o Vasco da Gama e seus torcedores.

Nosso estádio é localizado, sim, na Barreira do Vasco, e também próximo ao Morro do Tuiutí e da comunidade do Arará. Estamos enraizados numa área popular da Zona Norte do Rio de Janeiro e isso é motivo de orgulho para as vascaínas e vascaínos.

Condicionar uma área popular, uma comunidade ou uma favela, a atos de violência ou degradação moral é absolutamente inaceitável.

Nos fazem lembrar do tempo em que certas ligas esportivas proibiam negros e brancos de baixa condição social de jogarem o futebol, porque na visão dos dirigentes dessas associações, essas pessoas, de forma natural, não teriam condições morais de praticar esse esporte.

Nosso estádio é fruto da luta contra o racismo e o preconceito social no futebol. Ele foi construído com o trabalho, suor e dinheiro dos vascaínos e, há quase 100 anos, recebe torcedores em segurança e perfeita integração com seu entorno.

A Casa do Povo fica na Barreira do Vasco.

Interdição

Por causa da confusão após a derrota para o Goiás, na semana passada, o Gigante foi punido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com 30 dias proibido de ter torcedores nos estádios, seja dentro ou fora de casa. Posteriormente, a Justiça interditou São Januário por tempo indeterminado.

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Emiliano Díaz em entrevista coletiva após clássico
Emiliano Díaz posta mensagem de despedida do Vasco

Emiliano Díaz fez questão de agradecer a torcida do Vasco da Gama pelo carinho recebido, e aos funcionários do Clube.

André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek detona protesto de organizadas do Vasco

O apresentador André Rizek considerou a cobranças de membros de organizadas feitas ao elenco do Vasco como humilhação.

Ramón Díaz durante jogo no Maracanã
Quem paga? Vasco e Ramón Díaz vivem impasse sobre rescisão de contrato

Com o impasse sobre a decisão da saída, o técnico Ramón Díaz e o Vasco da Gama ainda precisam resolver a questão da multa rescisória.

José Mourinho é um técnico de sucesso mundial
Torcida reprova saída de Ramón Díaz e elege José Mourinho como substituto

Em enquete, os torcedores do Vasco da Gama elegeram o português José Mourinho para ser o substituto de Ramón Díaz.

Treino do Vasco com campo reduzido
Sob o comando de Rafael Paiva, Vasco treina visando o Fortaleza; assista

O Vasco da Gama começou a preparação para o jogo contra Fortaleza, válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.