Vasco precisa de feito raro para evitar o 5º rebaixamento no Brasileiro; entenda

O Vasco da Gama vai precisar repetir as campanhas de recuperação de Ceara, Coritiba e Atlético-MG, para se livrar do rebaixamento.

Jogadores do Vasco reunidos em clássico contra o Botafogo
Jogadores do Vasco reunidos em clássico contra o Botafogo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Fazer o possível não serve mais para o Vasco. A nova derrota, dessa vez para o Botafogo, manteve o Cruzmaltino em uma situação extremamente delicada na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. São apenas 9 pontos conquistados nas 13 rodadas já disputadas do torneio, desempenho que rende aos cariocas uma péssima 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. E se o presente é horrível, o futuro pode reservar ainda mais problemas para os vascaínos.

Vasco já precisa de milagre para não cair

OK, o Brasileirão não chegou — ainda — sequer à sua metade e, por isso, pode parecer meio precipitado falar em desespero. Mas não no caso do Vasco. A equipe terá de alcançar um feito que só foi obtido três vezes na história desde que o campeonato passou, em pontos corridos, a ter apenas 20 participantes: não ser rebaixado após somar apenas 9 pontos nos 13 primeiros jogos.

No total, foram 16 equipes, em anos diversos (veja abaixo), que não conseguiram somar sequer dez pontos nas 13 primeiras rodadas do Brasileirão. O Vasco, inclusive, já passou por esse problema em 2015, ano no qual acabou rebaixado à segunda divisão. Desses 16 times citados somente três conseguiram sacodir a poeira e dar a volta por cima, se mantendo na elite do futebol nacional após começo tão ruim. A lista:

  • Chapecoense (2021)
  • Goiás (2020)
  • CSA (2019)
  • Avaí (2019)
  • Ceará (2019) – não foi rebaixado
  • Atlético Goianiense (2017)
  • América (2016)
  • Coritiba (2015) – não foi rebaixado
  • Vasco (2015)
  • Joinville (2015)
  • Náutico (2013)
  • Atlético Goianiense (2012)
  • Figueirense (2012)
  • Athletico (2011)
  • América-MG (2011)
  • Atlético-MG (2010) – não foi rebaixado

O que o Vasco precisa fazer para mudar a situação?

Muita coisa. Muita coisa mesmo, não tem como escapar. O time ficou refém por diversas rodadas do péssimo trabalho de Maurício Barbieri e, agora, pena sem técnico. A vitória diante do Cuiabá, apenas a segunda do clube no Brasileirão deste ano, acaba ficando completamente perdida em um amontoado de derrotas e estatísticas ruins que o Vasco carrega neste campeonato.

A defesa é a parte mais preocupante do time. São quase 2 gols tomados em média por partida (1,7 para ser exato), o que faz do Cruzmaltino a terceira pior defesa do Brasileirão. Os números negativos são impressionantes e mostram que o time, em todo o campo, defende mal. Não é apenas culpa de goleiro, zagueiros e laterais: o time inteiro do Vasco marca errado, perde a maior parte dos duelos que faz ao longo dos 90 minutos e acaba, assim cedendo muitas chances para o adversário.

  • O Vasco tem a péssima média de 1,7 gols levados por jogo
  • O Cruzmaltino vence apenas 48.6% dos duelos por solo que faz por jogo
  • Quando é por alto, a coisa piora: o Vasco sai vencedor apenas em 43.9% dos duelos aéreos disputados

Então o Vasco vai cair de novo?

Diferente dos outros anos nos quais foi rebaixado, o Vasco tem o grupo 777 como uma luz no fim do túnel. Os donos da SAF vascaína são vistos com alguma esperança na medida em que podem reforçar o grupo, trazer jogadores novos e melhores. No entanto, não parece ser o que está acontecendo.

O Vasco entra na sua segunda semana sem técnico sem um norte bem estabelecido. Não há consenso sobre o nome e vários treinadores parecem receosos de encarar a bomba-relógio pronta para explodir que se tornou o Vasco. A rara vitória diante do Cuiabá encerrou uma sequência de dez jogos sem vitória, situação que já retornou no final de semana. Na sequência, pega Cruzeiro em casa e América-MG fora, dois adversários diretos na parte de baixo da tabela.

O Vasco ainda pode sim operar seu milagre, mas precisa começar a fazer isso para ontem. Afinal, a luz no fim do túnel pode ser só um trem se aproximando, pronto para atropelar.

Fonte: Trivela

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.