Vasco entra na reta final de treinos para estreia no Brasileiro; veja como foi a preparação

Vasco da Gama ficou quase um mês sem jogos oficiais apenas se preparando para o início do Campeonato Brasileiro.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Ramón Díaz durante treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Depois de um longo período sem jogos oficiais, o Vasco da Gama finalmente voltará a campo no próximo domingo (14). O time de Ramón Díaz vai encarar o Grêmio, em São Januário, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro.

Desde que foi eliminado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Carioca, no dia 17 de março, o Cruzmaltino vem treinando e realizando uma série de amistosos. Até a partida contra o Grêmio, serão 28 dias sem um jogo oficial.

De lá para cá, o Clube também teve os bastidores fora de campo muito movimentados, com a saída de Alexandre Mattos. O diretor de futebol foi demitido pelo CEO da SAF, Lúcio Barbosa, que alegou “quebra de confiança” para o desligamento do executivo.

Após um primeiro trimestre que frustrou a expectativa dos torcedores, o Vasco foi ao mercado na busca por reforços. O principal alvo da janela doméstica, que termina no dia 19 de abril, é o volante Marlon Freitas, do Botafogo.

Além de Marlon Freitas, o clube também tem como alvos o volante Caíque, do Juventude, e o meia Emmanuel Martínez, do América-MG. As negociações, contudo, são consideradas complexas, devido a valores e concorrência de outras equipes.

Período de Preparação

De olho no Brasileiro, o Gigante da Colina iniciou um cronograma especial de treinamentos logo após a eliminação do Carioca. A comissão técnica elaborou um plano para equilibrar a carga de treino de alguns atletas do elenco.

Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulo Henrique e Rossi fizeram um trabalho de recuperação física à parte. Já o chileno Galdames recebeu um período de descanso, no qual só fez um trabalho de regeneração para em seguida trabalhar com bola.

A delegação também ficou concentrada por três dias, em um hotel próximo ao CT Moacyr Barbosa. A decisão foi um pedido da comissão técnica. Nesses dias, os treinos foram em tempo integral: de manhã e à tarde.

Desfalque do craque

Durante os treinos, o Time da Cruz de Malta teve uma péssima notícia. O francês Paet, destaque do time, lesionou o joelho direito e vai desfalcar a equipe nas primeiras rodadas do Brasileiro. A previsão, é de que ele retorne aos gramados em até quatro semanas.

Amistosos

Com o objetivo de fazer testes no elenco, o Vasco fez três amistosos neste período de preparação. No primeiro, com o time reserva, venceu o Olaria por 5 a 0. Os gols foram marcados por David, Clayton (2), JP e um contra.

No segundo compromisso, já com o time principal, vitória por 2×0 sobre o Volta Redonda, com gols de Clayton e David. No último teste, mais um triunfo, dessa vez contra o América-MG, em partida disputada no último sábado (6). O Cruzmaltino venceu por 2 a 1, com tentos de Clayton e Vegetti.

Experiências

Buscando a formação ideal do time para o início do Brasileiro, o técnico Ramón Díaz testou a equipe com algumas novidades. Uma delas foi a escalação de João Victor na lateral-direita, posição em que já jogou quando estava no Benfica, e também pelo Vasco.

Outro teste feito foi com o atacante Adson jogando como uma espécie de meia mais por dentro. Com a ausência de jogadores importantes no meio-campo, como Payet, Paulinho e Jair, a tendência é que o técnico argentino improvise alguém no setor.

Sforza, que se apresentou à seleção argentina sub-23 na primeira metade do período sem jogos, também atuou como titular. Erick Marcus e De Lucca, que não jogaram com frequência em 2024, também foram testados nos amistosos, além de jogadores da base, como Lucas Eduardo, Rayan e JP.

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.