Vasco e Botafogo são os clubes com mais gols anulados pelo VAR no Brasileiro

O Vasco da Gama, junto com o rival Botafogo, tiveram quatro gols anulados pelo VAR neste Campeonato Brasileiro.

Honda e Benítez disputando bola em Botafogo x Vasco
Honda e Benítez disputando bola em Botafogo x Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro registrou 92 mudanças de decisão da arbitragem por conta do VAR nos 182 jogos disputados. O Espião Estatístico* detalhou cada um dos lances revistos para responder as seguintes perguntas: de que forma isso impactou os times? Quais foram os clubes que mais vezes comemoraram um gol e viram o árbitro de vídeo voltar atrás na decisão do campo? Quem mais teve pênaltis marcados após revisão na telinha? Confira os rankings!

Botafogo e Vasco são os times que mais tiveram gols anulados pelo VAR no Brasileirão: quatro cada. Além das comemorações frustradas, após revisão dos árbitros de vídeo, os times cariocas tiveram um gol confirmado com o uso da tecnologia. Nas partidas em que tiveram gols anulados, o Vasco venceu duas (1 x 0 Athletico-PR e 3 x 2 Botafogo) e perdeu outras duas (Atlético-GO e Flamengo, ambas por 2 a 1); o Glorioso teve uma vitória (2 x 1 Atlético-MG), um empate (1 x 1 Athletico-PR) e uma derrota (0 x 2 Internacional, esse jogo com dois gols anulados).

Gols decididos pelo VAR no Brasileiro (Foto: Espião Estatístico)

O Atlético-MG, por sua vez, foi o clube com mais gols que receberam confirmação do VAR, tendo sido anteriormente anulados. As duas bolas na rede colaboraram com as vitórias sobre Grêmio (3 a 1) e Corinthians (3 a 2, veja abaixo o gol de Hyoran, vital para virada). Curiosamente, quando teve gols invalidados com palavra decisiva do árbitro de vídeo, o Galo ainda assim venceu, contra Atlético-GO (4 a 3) e no mesmo duelo com o Timão, citado anteriormente.

Pênaltis decididos pelo VAR no Brasileiro (Foto: Espião Estatístico)

Se o assunto é pênalti com participação ativa do VAR para alterar a decisão de campo, o São Paulo foi o time mais envolvido: 8 lances. No total, os paulistas tiveram três pênaltis contra si e dois a favor sacramentados após ida à telinha para mudar a marcação inicial. Houve ainda dois pênaltis que seriam marcados para o São Paulo, não fosse a anulação posterior do VAR. Por último, uma penalidade cobrada por Reinaldo, diante do Vasco, teve que voltar, após adiantamento de Fernando Miguel, que havia feito a defesa. Na segunda chance, o lateral-esquerdo marcou, mas não evitou a derrota por 2 a 1, em São Januário (confira o lance na sequência).

O Santos teve seis lances de mudança de decisão relacionados a penalidades: foram quatro marcadas a favor (maior número do turno) e duas contra. Esses quatro pênaltis foram convertidos – três por Marinho e um por Soteldo – e vieram em boa hora, pois todos ajudaram a garantir vitórias santistas, diante de Atlético-MG, Goiás, Grêmio e Coritiba. Nos jogos com pênaltis contra si, após mudança do VAR, o Peixe empatou com o Vasco e perdeu para o rival Palmeiras – as cobranças foram convertidas, uma em cada partida.

Cartões vermelhos após consulta ao VAR no Brasileiro (Foto: Espião Estatístico)

Sport e Bragantino perderam jogador duas vezes cada após o VAR sugerir um olhar mais atento do árbitro de campo, possibilitando expulsão que não viria inicialmente. Patric (lance no vídeo abaixo) e Ronaldo Silva foram para o chuveiro mais cedo, ainda que no finzinho da derrota para o Vasco (0 x 2) e da vitória pelo placar mínimo sobre o Athletico-PR. Morato e Weverson foram punidos do lado do Massa Bruta em derrotas para Fortaleza (0 x 3) e Palmeiras (1 x 2).

Dois cartões vermelhos foram anulados após o VAR entender que havia exagero ou erro no que foi assinalado a princípio. O volante Caio Alexandre ficou apenas com o cartão amarelo (veja vídeo abaixo), após entrada dura em Diego Pituca, aos 38 minutos do primeiro tempo, no empate sem gols com o Santos. Em Atlético-GO 1 x 1 Athletico-PR, o zagueiro Éder acabou não deixando o Dragão na mão, após cometer falta em Carlos Eduardo. Após revisão no VAR, o árbitro trocou o vermelho pelo amarelo.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fortaleza às 19h no Castelão pela Copa do Brasil

O Vasco da Gama busca vencer o Fortaleza nesta quarta-feira, no primeiro jogo válido pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Promessa da base, Matheus Ferreira se recupera de lesão na coxa direita

Promessa das categorias de base do Vasco da Gama, o volante Matheus Ferreira está recuperado de uma mialgia.

Confira datas, locais e horários de Vasco x Pinda pela 2ª fase do Brasileiro Feminino A3

Confira abaixo todos os detalhes dos jogos do Vasco contra o Pinda, pelas oitavas de final do Brasileiro Feminino da Série A-3.

Euriquinho diz que teria demitido Ramón antes e critica diretoria do Vasco

O ex-vice-presidente do Vasco da Gama, Euriquinho, apontou ‘abandono’ e ‘amadorismo’ no departamento de futebol.

Vasco desembarca em Fortaleza com apoio e cobrança da torcida

Torcedores recepcionaram o elenco do Vasco da Gama com muito apoio, mas também cobrou pelo momento na temporada.

Sair da versão mobile