Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Jogadores comemorando gol de Vegetti contra o Sport
Jogadores comemorando gol de Vegetti contra o Sport (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Ainda sem empolgar, o Vasco fez o dever de casa neste sábado e venceu o Sport por 3 a 1 em São Januário, no jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão. Um resultado importante diante da sequência difícil que a equipe terá pela frente e que ao menos serve para aliviar a pressão sobre o treinador Fábio Carille.

Carille agora tem nove vitórias em 17 jogos no comando do Vasco, o que representa um aproveitamento de 58%. Não foram os resultados que conduziram o treinador com a corda no pescoço para o jogo deste sábado, no entanto. Mas a maneira como a equipe vinha atuando. Contra o Sport, o Vasco apresentou problemas parecidos.

O time não conseguiu se impor, apesar de alguns momentos de superioridade, como no início e no fim do primeiro tempo. Mas deu muito espaço para o adversário, sofreu sustos (embora Léo Jardim não tenha sido muito exigido) e terminou a partida com menos posse de bola (47%) e menos finalizações (17 contra 10).

A diferença é que o Vasco foi mais eficiente em comparação a jogos anteriores, aproveitou as chances criadas e matou o jogo com duas bolas paradas que terminaram em gols de Vegetti e com um lance de contra-ataque no fim, fazendo-se valer da velocidade de Rayan contra o cansaço da defesa adversária àquela altura.

O Vasco foi dominado pelo Sport dos 10 minutos até o primeiro gol do Vegetti, aos 31; e do início do segundo tempo até as entradas de Jair e Adson, aos 16. É esse tipo de situação que Carille precisa combater. Por outro lado, o treinador tem méritos por ter acertado nas substituições e parece ter o elenco nas mãos, a julgar pelas entrevistas e manifestações dos jogadores – neste sábado, João Victor puxou os companheiros para comemorar com o técnico o primeiro gol.

As atuações individuais de Philippe Coutinho, Nuno Moreira e Paulo Henrique apontam o caminho por onde o treinador pode seguir. E Vegetti, marcando nas duas únicas oportunidades que teve na partida, mostrou mais uma vez seu poder de decisão. Com meia hora em campo, Adson entregou mais do que Garré na ponta direita, mas Carille revelou na coletiva que o atacante ainda não tem condições físicas de jogar uma partida inteira.

Como foi o jogo

Na noite deste sábado, o Vasco teve um primeiro tempo acidentado, deixou o Sport gostar do jogo em determinado momento, mas aproveitou as oportunidades e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0. A equipe nos primeiros minutos sofreu dificuldades para criar e furar a defesa rubro-negra. A única finalização perigosa antes dos 30 minutos foi num chutaço de Coutinho de fora da área que obrigou Caíque França a defender bem.

Sem conseguir assustar, o Vasco permitiu que o Sport crescesse na partida: os pernambucanos chegaram a igualar a posse de bola e, antes de Vegetti entrar em cena, tinham mais finalizações. Não houve chances claríssimas, mas o time comandado por Pepa comandou as ações por aproximadamente 15 minutos e empurrou os donos da casa contra o seu próprio gol.

Até que, aos 30, uma escapada de Nuno Moreira pela esquerda mudou o rumo da partida. O português foi derrubado com falta. Na cobrança, a bola sobrou para Garré, que levantou na cabeça de Coutinho, que por sua vez ajeitou para Vegetti abrir o placar. O Sport sentiu o baque, e o Vasco se aproveitou do momento para marcar logo o segundo e dar tranquilidade para o resto da partida. Vegetti, depois de assistência de Nuno Moreira, marcou de cabeça seu 13º gol na temporada.

O Sport voltou melhor do intervalo, deu trabalho para Léo Jardim em uma cobrança de falta de Barletta e acertou o travessão em outra finalização do atacante. Aos nove, Hugo Moura tentou cortar o escanteio na primeira trave e mandou contra o próprio gol. Até ali, somente o Sport estava jogando no segundo tempo.

Tchê Tchê e Garré eram os jogadores que menos estavam produzindo e saíram para as entradas de Jair e Adson, que recolocaram o Vasco na partida. A equipe passou a conseguir criar jogadas também pela direita e chegar com mais jogadores no ataque. Adson, Coutinho e Lucas Piton por muito pouco não diminuíram em finalizações de longa distância.

Dali em diante, o Vasco teve provavelmente seu melhor momento na partida. Soube brecar o ímpeto do adversário e administrar a vantagem até chegar ao terceiro gol num que começa com lançamento longo de Payet e termina com Rayan ganhando na velocidade do marcador e batendo no canto do goleiro.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Qual o time grande do Rio que está ganhando e empolgando? Vcs só torcem contra. Não tem o que escrever, fica calado!

  • Responder

    A vitória do Vasco foi significante não somente pela vitória e , sim pela mudança de comportamento em boa parte do jogo , não esperando o adversário que diga-se de passagem é um time de ponta no futebol brasileiro em que tem um título de campeão , aquele que o Flamengo não jogou a decisão e , diz que é dele com a ajuda da mídia flamenguista doente . Mas , voltando ao jogo de ontem , o Vasco procurou combater os pernambucanos em seu próprio campo com Píton , junto , junto a Hugo Moura foram os melhores no setor defensivo , Paulo Henrique as vezes abusa de jogadas individuais assim como João Vitor que ao errar acabam por levar perigo a sua própria defesa . O time ainda carece de um melhor esquema coletivo , mas seu elenco não é tão ruim como alguns torcedores e cronistas apregoam . Garré está jogando fora de sua posição e Adson quando tiver cento por cento será peça fundamental nos contra ataques .Bem somamos seis pontos em nove disputados , aquela derrota frente ao Corinthians fica por conta de Fabio Carelli , si , o time do Vasco de ontem , não perderia do time Paulista , mesmo sendo no campo do adversário , caberia um empate.

Comente

Veja também
Relacionados do Vasco contra o Fluminense

Confira os jogadores do Vasco da Gama relacionados para o jogo contra o Fluminense, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Deossa marca golaço e reacende frustração da torcida do Vasco; veja reações

Nelson Deossa marca golaço pelo Betis, e torcida do Vasco da Gama volta a lamentar a negociação que não foi concluída.

Vasco responde à ANRESF e defende legalidade da venda da SAF a Lamacchia

Vasco da Gama responde à ANRESF, defende a legalidade da venda da SAF e aguarda análise da agência sobre a operação.

Braziline lança nova coleção casual do Vasco; veja foto

Braziline lança a coleção Ginga Verão 26 com novas camisas casuais e produtos oficiais do Vasco da Gama para os torcedores.

Muito além da vaga: clássico pode mudar a temporada do Vasco

Vasco da Gama disputa vaga contra o Fluminense em clássico que pode mudar o rumo da equipe nesta temporada.

Vasco revela estratégia para transformar a relação com a torcida

Vasco da Gama detalha o Vasco ID, plataforma que reúne dados dos torcedores e faz parte da estratégia para ampliar receitas.

Histórico de Pedro Emanuel vira trunfo do Vasco contra o Fluminense

Pedro Emanuel chega à decisão com histórico vencedor em mata-matas e pode ser um trunfo do Vasco da Gama contra o Fluminense.

O que falta para o Vasco fechar com Santiago Sosa

Vasco da Gama está perto de anunciar Santiago Sosa, mas ainda precisa atender exigências do Racing para concluir a negociação.

Vidente crava resultado de Vasco x Fluminense; veja a previsão

Vidente fez uma previsão para Vasco da Gama x Fluminense pela Copa do Brasil e apontou o resultado mais provável do clássico.

Escalação do Vasco: veja quem começa contra o Fluminense

Veja a escalação do Vasco da Gama para o clássico contra o Fluminense, no Maracanã, pelas oitavas da Copa do Brasil.