Tombado! São Januário se torna patrimônio histórico do Rio de Janeiro

Casa do Vasco da Gama, o estádio de São Januário se tornou patrimônio histórico do Rio de Janeiro em votação na Câmara dos vereadores.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Genilson Araújo / Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (11), os vereadores do Rio de Janeiro votaram o projeto de lei que pedia o tombamento do estádio de São Januário como patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

O projeto de lei é de autoria do ex-vereador Renato Cinco e de Tarcísio Mota, ambos do PSOL. Carregado de muita história, em eventos esportivos, carnavalescos e até político, nada mais justo que o reconhecimento de sua importância.

Inaugurado em 1927, erguido com a força da sua torcida, São Januário tem aspectos bem característicos da época, há quase 100 anos, com um charme único e clássico de um estádio de futebol.

Um dos autores do projeto de lei, o vereador Tarcísio Mota, no Twitter, comemorou o resultado da votação e exaltou a história de São Januário:

Erguido em 1927 a partir de uma histórica campanha de arrecadação, o estádio de São Januário é símbolo de luta contra o racismo e de equipamento de lazer no subúrbio carioca.

E agora, com aprovação do Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato junto com o do ex-vereador Renato Cinco, é também patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.

Sua construção foi uma resposta a exigências de dirigentes da época que, para mascarar motivações elitistas e racistas, alegaram a falta de estádio do clube como forma de pleitear sua exclusão do campeonato carioca.

Isso porque o Vasco tinha sido campeão de 1923 com uma equipe formada por atletas negros e humildes que derrotara grandes times formados por jovens de famílias ricas da cidade.

Muito orgulhoso desse projeto, não só como vascaíno que sou, mas como historiador e cidadão. A memória da cidade está em disputa e é preciso demarcá-las!

Sobre a votação, chamou a atenção o pedido de abstenção de Marcos Braz, vereador que exerce o cargo de vice-presidente de futebol do Flamengo, o grande rival vascaíno, o que deve ter influenciado tal atitude.

Leia mais sobreSão Januário
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
17 de setembro de 2021
Jogo contra o Cruzeiro marcará o reencontro entre Vasco e Vanderlei Luxemburgo

O jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro no próximo domingo marcará o reencontro do Cruzmaltino com seu ex-técnico, Vanderlei Luxemburgo.

Vasco solicita apenas 1 mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro

O Vasco da Gama teve o pedido atendido pela prefeitura do Rio e o Conselho Arbitral da CBF liberou a presença de público na Série B.

Fernando Diniz nega desgaste físico dos jogadores do Vasco contra o CRB

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz disse que os jogadores não tiveram desgaste físico no jogo contra o CRB.

Germán Cano se torna o 6º maior artilheiro do Vasco no século XXI

O atacante Germán Cano chegou a 39 gols e empatou com Alecsandro como sexto maior artilheiro do Vasco da Gama neste século.

Eduardo Paes brinca sobre público no jogo entre Vasco e Cruzeiro: ‘Fazendo meu lobby’

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro disse que fez ‘lobby’ pela liberação de público no jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro.

Efeito estreantes! Vasco acumulou números superiores que o CRB em empate

Nas estreias de Fernando Diniz e Nenê, o Vasco da Gama elevou o nível de atuação, mas ainda pecou individualmente e deixou a vitória escapar.

Zeca recebe o 3º amarelo e será desfalque contra Cruzeiro

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática diante da Raposa.

Diniz projeta vitória contra o Cruzeiro e cita importância da torcida em São Januário

Fernando Diniz, técnico do Vasco da Gama, projetou a vitória contra o Cruzeiro e desejou que a torcida esteja em São Januário.

Nenê deixa boa impressão em sua reestreia pelo Vasco

Em sua reestreia pelo Vasco da Gama, Nenê deixou boa impressão e arrancou elogios de torcedores cruzmaltinos.

Prefeitura do Rio libera e Vasco pode ter torcida em São Januário contra o Cruzeiro

Com o novo decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama está prestes a ter de volta a torcida no Estádio de São Januário.

Veja mais notícias