Sá Pinto foi o último técnico estrangeiro do Vasco e Ramón Díaz será o 10º; veja a lista

Em 2020, o português Ricardo Sá Pinto comando o Vasco da Gama, mas não se saiu bem e o time foi rebaixado à Série B pouco tempo depois.

Argentino Ramón Díaz
Ramón Díaz (Foto: Divulgação)

Novo comandante do Vasco, Ramón Díaz inicia a décima passagem de um treinador estrangeiro na história do clube. Dos nove antecessores, três também eram argentinos. O estrangeiro mais recente a comandar a equipe foi Sá Pinto, em 2020.

Mas antes do português o Vasco ficou quase 60 anos sem ter um treinador de fora do Brasil. O último havia sido o argentino Abel Picabéa, que chegou ao Rio em outubro de 1960 e saiu em fevereiro de 1961. Além de ser o quarto argentino, Ramón Diaz também é o sétimo técnico sul-americano no comando do clube. Os outros três são europeus, sendo dois portugueses e um inglês.

Técnicos estrangeiros na história do Vasco*

  • Ramón Platero (Uruguai): 1922 a 1926 – 1939 a 1940
  • Henry Welfare (Inglaterra): 1927 a 1937 – 1940 a 1942 – 1942 a 1943
  • Carlos Scarone (Uruguai): 1938 a 1939
  • Ondino Viera (Uruguai): 1943 a 1946
  • Ernesto Santos (Portugal): 1946
  • Roque Calocero (Argentina): 1946 a 1947
  • Filpo Núñez (Argentina): 1960
  • Abel Picabéa (Argentina): 1960 a 1961
  • Ricardo Sá Pinto (Portugal): 2020

*Lista disponibilizada pelo Centro de Memória CRVG e Grupo Pesquisa Vasco.

Houve também auxiliares estrangeiros que assumiram o comando técnico do Vasco em momentos oportunos, como suspensão ou impossibilidade da presença do treinador principal para dirigir o time à beira do gramado. É o caso do português Rui Mota (auxiliar de Sá Pinto), em 2020, e do chileno Claudio Maldonado (auxiliar de Maurício Barbieri), em 2023.

Último estrangeiro à beira do campo, Sá Pinto não deixou boas recordações para os torcedores vascaínos. Foram pouco mais de dois meses de trabalho (chegou em outubro e saiu em dezembro de 2020), com três vitórias, seis empates e seis derrotas em 15 jogos – aproveitamento de 33%. Deixou o clube na 17ª colocação do Brasileirão, e a equipe foi rebaixada naquela temporada.

O português pegou o Vasco na 13ª posição, com 20 pontos conquistados em 15 rodadas. Ramón Díaz terá um trabalho ainda mais árduo. Com apenas nove pontos em 14 rodadas, o argentino encontra o time na 19º colocação.

Em seu último trabalho, Ramón comandou o time saudita Al Hilal por duas temporadas. Foram 60 partidas, com 41 vitórias, nove empates e 10 derrotas – aproveitamento de 73%. Ainda na Arábia, o argentino trabalhou na equipe do Al Nasr, em 2021. Pelo clube, o técnico teve um aproveitamento de 46,7%, com 14 vitórias, sete empates e 14 derrotas em 35 jogos.

No último trabalho dirigindo o time sul-americano, Ramón Díaz esteve à frente do Libertad, do Paraguai, em 2020. Por lá, trabalhou por pouco mais de nove meses, obtendo 14 vitórias, quatro empates e seis derrotas em 24 partidas – aproveitamento de 63,9%. O técnico já foi apresentado ao elenco do Vasco e deu início ao trabalho nesta quarta.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.

Juan Pablo Vojvoda comandando o Fortaleza
Vojvoda prega cautela para o 2º jogo contra o Vasco: ‘Tudo muda em 20 dias’

O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, acredita que o jogo de volta contra o Vasco da Gama será completamente diferente.