Renato Gaúcho relembra empurrão em Valdir Papel e problemas com Valdiram no Vasco

Técnico do Vasco da Gama em duas oportunidades, Renato Gaúcho recordou episódios polêmicos de suas passagens pelo Cruzmaltino.

Renato Gaúcho e Valdir Papel na final da Copa do Brasil 2006
Renato Gaúcho e Valdir Papel na final da Copa do Brasil 2006 (Foto: Reprodução UOL)

Treinador com duas passagens pelo Vasco da Gama, Renato Gaúcho quebrou o silêncio e falou sobre dois episódios controversos na época em que esteve à frente do comando técnico do Gigante da Colina.

Em entrevista ao GE, o técnico do Grêmio falou sobre as polêmicas com Valdir Papel e Valdiran, que foram seus atletas no Cruzmaltino. O primeiro foi expulso no começo do segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2006, contra o Flamengo, fator que desequilibrou a decisão.

Na ocasião, o Vasco estava em desvantagem, após perder o primeiro jogo da decisão por 2 a 0. Valdir Papel levou dois amarelos em quinze minutos e deixou o Clube de São Januário com dez jogadores. Furioso, Renato Gaúcho esbravejou e empurrou o jogador na saída de campo.

– Cara, mas ali não fiz nada de mais. Os caras acham que fui brigar com ele ali. Não. Ele foi expulso, injustamente, porque os caras do Flamengo pressionaram por todos os lados. Eu fiquei bravo com meus jogadores do Vasco porque não pressionaram o árbitro e os caras do Flamengo ganharam na pressão aquela expulsão dele. E aí ele foi tentar se explicar. Eu falei: “sai daqui, vai para o vestiário”. Eu tentei tirar ele, não é que eu fui para agredir. Então eu falei: “sai daqui”. Foi na emoção, entendeu? Foi logo no início do jogo, inclusive, foi numa final.

O Flamengo acabou ficando com o título daquela edição da Copa do Brasil ao vencer duas vezes o Time da Cruz de Malta, que buscava o título inédito. A conquista nacional veio cinco anos depois, na final contra o Coritiba.

Talento e confusão

Naquela mesma época, Valdiran, um jovem atacante, despontava com a camisa vascaína. Contudo, o atacante era um daqueles casos de jogador problemático. Envolvido com drogas, chegou a morar na rua e foi encontrado morto em 2019, em São Paulo. Renato lamentou a morte precoce do atleta.

– Nossa, o que fiz para aquele rapaz. O que eu ajudei ele. O que o que aquele moleque aprontava, o que ele aprontava, o que ele aprontava… Coisa pesada, então a gente segurava. Eurico Miranda também foi um pai para ele. A gente segurava, segurava, escondia, segurava, escondia… Cara, para, para, para. Estava dentro dele que ele tinha que aprontar uma todo dia. Não foi fácil segurar o rapaz. Ele começou a jogar bem, virou ídolo da torcida do Vasco. E quanto mais ele crescia, parecia que mais ele tinha que aprontar. Tem cada história daquele rapaz. Só eu e o presidente sabe o que nós seguramos.

Renato também contou que não esperava o falecimento de Valdiran, apesar dos inúmeros problemas. Ele destacou que o Vasco sempre esteve pronto para ajudá-lo e que ficou muito triste ao saber de sua morte.

– Cara, eu… não (esperava algo assim) tão cedo. Eu sabia que lá, quando ele parasse de jogar, não iria ter o carinho e a proteção que ele tinha no clube, entendeu? E ele poderia se dar mal. Não tão cedo como acabou acontecendo. Fiquei muito triste, muito triste, porque no fundo ele tinha um grande coração, entendeu? Mas, cara, para aprontar era de uma hora para outra, mas infelizmente aconteceu.

Pelo Vasco da Gama, Renato amargou o primeiro rebaixamento da história do Clube, em 2008. Anos mais tarde, o técnico conseguiu levantar troféus importantes com o Grêmio, como a Copa do Brasil e a Taça Libertadores.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Sforza empurra Galdames contra o Fortaleza
Se liga! Galdames leva empurrão de Sforza em empate com o Fortaleza; assista

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, deu um empurrão em Pablo Galdames na reta final do empate com o Fortaleza.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Associação faz duras críticas ao balanço da SAF do Vasco; saiba os pontos

Felipe Carregal, VP jurídico do Vasco da Gama, classificou a gestão da 777 Partners como ‘caótica’ e disse que estão ‘enxugando gelo’.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim é o goleiro com mais defesas difíceis da Copa do Brasil

Destaque contra o Fortaleza, o goleiro Léo Jardim é o goleiro que mais praticou defesas difíceis nesta edição da Copa do Brasil.

Pequeno Mikael se emociona ao saber que vai jogar na base do Vasco
Pequeno jogador se emociona ao ser chamado para a base do Vasco; veja

Comissão técnica do Desportivo Real anuncia para garoto que ele será o novo reforço do Vasco da Gama e atleta se emociona.

Juan Pablo Vojvoda comandando o Fortaleza
Vojvoda prega cautela para o 2º jogo contra o Vasco: ‘Tudo muda em 20 dias’

O técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, acredita que o jogo de volta contra o Vasco da Gama será completamente diferente.