Osório aposta na criação da Liga e explica andamento da negociação entre os clubes

O vice-presidente geral do Vasco da Gama, Carlos Roberto Osório, vê a formação da Liga como a melhor alternativa para o futebol brasileiro.

Carlos Roberto Osório
Carlos Roberto Osório (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Aconteceu, nesta terça-feira (03), em São Paulo, um encontro com dirigentes de times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro com o intuito de debater sobre a LIBRA, a Liga Brasileira de Futebol. O Vasco da Gama foi representado pelo presidente Jorge Salgado na rerunião.

O assunto ainda caminha a passo lentos por causa de impasses nas cotas para cada clube na competição. Quem explicou melhor o cenário foi Carlos Roberto Osório, vice-presidente geral do Gigante. Inicialmente, o dirigente se mostrou entusiasta da liga a vendo como o melhor caminho para o futebol brasileiro.

– Você tendo uma maior profissionalização dos clubes vai ser o caminho para acelerar a formação da Liga Brasileira. Representei o Vasco em algumas reuniões e o Gigante acredita absolutamente que ela é fundamental para o futuro do futebol brasileiro. Nós temos certeza que é o caminho e que vai acontecer. A dúvida é em que tempo e qual formato a liga vai ser constituída. Hoje temos os clubes divididos em vários grupos, não existe um entendimento ainda, uma dificuldade muito grande de convergir num entendimento porque muitos ainda vivem numa cabeça clubistica antiga que vê seu potencial parceiro na liga como um adversário a ser batido de qualquer maneira e não entende que o fortalecimento de todos é bom para o negócio e se todos poderem crescer juntos será a melhor solução – contou Osório, que seguiu:

– Ainda estamos paralisados numa discussão de qual é minha parte, qual é a do outro, um ganha mais e o outro menos, desconfiança muito grande entre os clubes. “Ah não, se eu entrar aqui alguém vai ganhar mais e eu vou ser prejudicado”. A gente precisa encontrar um denominador comum e quanto mais clubes profissionalizados, mais fácil será essa discussão.

Quanto cada um vai receber?

O centro do impasse entre os clubes também foi comentado por Osório. A princípio, o vice-presidente geral disse que nenhum clube pode receber menos do que recebe no momento, o que até não faria sentido e não convenceria os clubes. O dirigente ainda afirmou que existe o interesse de diminuir a diferença de faturamento entre os times, mas que será um processo gradativo.

– Duas regras básicas: não vai conseguir criar a liga com nenhum parceiro ganhando menos do que ganha hoje, senão o cara não vai entrar. Nós todos vamos fazer o bolo crescer e todos ganharão mais. Também não é razoável a discrepância em termos de receita entre o primeiro e o último colocado. Isso temem que diminuir, mas de forma inteligente. Não dá para achar que, da noite para o dia, o clube que tem um menor investimento vai ter a mesma receita que um clube que tem uma torcida nacional. Eu tenho certeza que a liga vai sair, que o caminho está sendo construído, e a velocidade de encontrar as soluções vai ser dar tanto mais rápido quanto mais profissionais forem nossos clubes – concluiu o dirigente.

Mais cedo, Jorge Salgado revelou que tem tratado da inclusão do Gigante na liga com a 777 Partners. Enquanto isso, a equipe vascaína tenta, desta vez, conseguir voltar à primeira divisão do Brasileirão, o que não teve sucesso ano passado. Porém, o que se tem visto nesse começo de competição é que não será uma missão fácil.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Empresário crava futuro de Medel no Vasco

André Cury, empresário de Gary Medel, decretou qual será o destino do zagueiro, cotado a deixar o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco fará período de jogos-treinos em São Paulo

Em São Paulo, a equipe Sub-20 do Vasco da Gama, enfrenta o Sub-20 do Corinthians, o profissional da Portuguesa e o Sub-23 do Bragantino.

Sforza comemora vitória, lamenta quase gol de falta e mira clássico contra o Flamengo

O volante do Vasco da Gama, Juan Sforza, lamentou a cobrança de falta não ter entrado e disse que treinou durante a semana.

Álvaro Pacheco visitou o Brasil e assistiu a um Vasco x Fluminense em 2023

Possível novo técnico do Vasco da Gama, Álvaro Pacheco passou pelo Brasil e visitou estádios e companheiros de profissão no ano passado.

Potencial construtivo de São Januário será debatido nesta quarta

Com três interessados, o potencial construtivo de São Januário será debatido na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile