Os xerifes! Medel e Maicon lideram defesa do Vasco na luta contra o rebaixamento

Experientes e eficientes, os zagueiros Gary Medel e Maicon se tornaram essenciais na reta final do Campeonato Brasileiro.

Medel e Maicon lideram a defesa do Vasco
Medel e Maicon lideram a defesa do Vasco

Há dois xerifes em São Januário. Um é baixinho (1,71 m), chileno, vive sua primeira experiência no Brasil e foi contratado com status de estrela. O outro é alto (1,91 m), brasileiro, já foi ídolo em outro clube do país (São Paulo) e chegou desacreditado, apesar do extenso currículo. Há muitas diferenças entre Medel e Maicon, mas também semelhanças gritantes.

Veteranos, cascas-grossas, experientes e líderes dentro e fora de campo. Medel e Maicon encaixaram como uma luva na zaga do Vasco e hoje são símbolos de um time que oscila, mas jamais deixa de lutar. Há outros personagens importantes na campanha de recuperação, mas se o clube ainda está vivo e demonstra rodada após rodada gana de permanecer na Série A, isso passa muito pelos dois. Medel é o capitão, mas Maicon também tem bastante influência no elenco.

Na vitória contra o Botafogo, na segunda-feira, a dupla funcionou perfeitamente. Medel e Maicon ganharam quase todos os duelos contra os atacantes do Botafogo. Tiquinho Soares e Diego Costa praticamente não tiveram oportunidades.

Os dois foram contratados na mesma época, no fim de junho. Curiosamente, a dupla surgiu por acaso. A princípio, Medel jogaria como volante. Ele não foi bem no meio de campo em seus primeiros jogos e foi recuado para a zaga por Ramón Díaz. Deu muito certo.

Maicon, por sua vez, foi contratado para compor elenco. Um jogador experiente, que chegou sem custos para o Vasco, mas o alvo para a posição era Lyanco, então no Southampton. Maicon demorou a entrar no time, mas no dia a dia foi ganhando espaço e oportunidades com Ramón Díaz. E foi muito bem.

Daí surgiu a questão. Assim como Medel, Maicon é destro e atua como zagueiro central, pela direita. O desempenho, no entanto, falou mais alto, e a titularidade veio há duas rodadas, quando ele ganhou a posição de Léo. Medel foi deslocado para o lado esquerdo da defesa. E a dupla tem dado conta do recado.

– Vínhamos trabalhando e falando sobre jogar com dois centrais. São jogadores de muitíssima experiência, e é um momento complicado e delicado. Então precisamos dessa experiência e dessa tranquilidade para transmitir para os mais jovens que temos no elenco. No momento, temos que ter espírito, agressividade e nos juntarmos. Eles transmitem isso. Espero que sigam com essa atitude. A torcida está gostando, estamos felizes, e hoje eles parecem ser os ideais – elogiou Ramón Díaz, com um sorriso no rosto, após a vitória sobre o Botafogo.

Veja os números da dupla Medel e Maicon, em levantamento realizado pelo Espião Estatístico do ge:

  • Maicon e Medel iniciaram cinco jogos juntos como titulares na zaga
  • Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota
  • A dupla tem aproveitamento de 53,3%
  • Com a dupla, o Vasco sofreu apenas dois gols
  • Dos dois gols sofridos, um foi em cobrança de falta (Raphael Veiga)

Os jogos da dupla

  • Palmeiras 1 x 0 Vasco
  • Bahia 1 x 1 Vasco
  • Goiás 1 x 1 Vasco*
  • Cuiabá 0 x 2 Vasco
  • Vasco 1 x 0 Botafogo

*O gol do Goiás saiu depois de Maicon ter sido substituído

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:MedelMaicon
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.