Novo Conselho Deliberativo do Vasco priorizará reforma do estatuto

O novo Conselho Deliberativo do Vasco da Gama tem intenção de votar novo texto da reforma do estatuto do Clube em até seis meses.

Mesa do Conselho Deliberativo do Vasco
Mesa do Conselho Deliberativo do Vasco (Foto: Hector Werlang/ge)

Adversários na campanha, aliados no Conselho Deliberativo. A eleição para a Mesa Diretora revelou a união entre os grupos políticos Mais Vasco (Jorge Salgado) e Sempre Vasco (Julio Brant), algo especulado na época eleitoral e que nunca se confirmou.

Os dois grupos acordaram que, após a posse de Salgado como novo presidente, a prioridade no Conselho é reformar o estatuto. Representantes dos dois lados revelaram entender que o cenário será de tranquilidade mesmo que apoiadores de Leven Siano tentem reverter o quadro eleitoral na Justiça – há uma ação no Supremo Tribunal Federal que carece de decisão.

O exemplo mais claro do acordo foi a presença de Renato Brito, um dos líderes da Sempre Vasco, na única chapa que se apresentou para formar a Mesa Diretora – ele assumiu como vice-presidente do Conselho. Na campanha eleitoral, a Mais Vasco indicou Carlos Fonseca à presidência, com Leandro Coutinho como vice. Leandro, após o entendimento, virou segundo secretário – Marcelo Rocha, primeiro secretário, completou a formação.

– O Carlos Fonseca é meu amigo, temos relacionamento próximo. Eles (Mais Vasco) entenderam que era bom ter o contraponto na Mesa. E isso poderia dar uma mensagem de união no clube. Partiu dele (Carlos), algo endossado pelo presidente Salgado. Não é um recado de adesão à gestão. A Sempre Vasco não aderiu à gestão, ela continua como oposição responsável. Mas é um recado importante de união para fora e para dentro. Estou pronto para honrar o mandato e ajudar a reformar o estatuto – explicou Renato Brito.

Julio Brant, candidato da Sempre Vasco derrotado na luta pela presidência, em discurso no Conselho, disse que o Vasco está “mais unido do que nunca” o que, no entender dele, é “um recado a todos que querem o caos”. Mesmo com uma série de disputas judiciais questionando o processo eleitoral, Brant criticou uma manchete do ge que apontou a divisão interna no clube. Os números da formação do novo Conselho apontam uma tendência ao entendimento, mas não significa que alguns pontos da reforma não possam gerar divergências.

A Mais Vasco elegeu 120 conselheiros. A Sempre Vasco, 30. Outros 150 conselheiros natos, alguns ligados a Leven, completam o quadro.

– Com esse Conselho, a gente tem todas as possibilidades de fazer a reforma tão sonhada. Temos de colocar os pontos em debate. Vou tentar fazer isso no primeiro semestre – resumiu Salgado.

Na gestão de Roberto Monteiro, até então presidente do Conselho, a reforma do estatuto foi debatida. Algumas sessões tiveram brigas e confusões. No final, a tentativa fracassou à exceção da aprovação da eleição direta para presidente.

– No último triênio, vimos reuniões confusas, conduzidas de forma autoritária. Acho que a gente inaugura um triênio para que mudanças sejam feitas. Precisamos atualizar o estatuto, precisamos de modernidade. E temos um grupo de conselheiros, os eleitos e os natos, que vai conseguir, afinal, concordavam bastante em vários temas. Temos tudo para colocar em análise no Conselho, e aí é uma questão política. É no voto – acrescentou Carlos Fonseca.

O direito a voto do sócio-torcedor, a votação à presidência de forma online e a proibição que conselheiros mantenham direito a voto caso sejam contratados e passem a ser remunerados pelo Vasco são alguns dos temas que devem monopolizar o debate da reforma. Para ela ser aprovada, precisa de 2/3 dos votos do Conselho.

– A intenção é de que façamos isso nos primeiros seis meses. Temos de avaliar a situação política, mas tendo 150 conselheiros alinhados no propósito de reformar… é mais fácil – finalizou Renato Brito.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Somente o fato de tirar o Poder do mercenario, pilantra , ladrão e chefinho de torcida organizada Roberto Bosta Monteiro, com certeza , dias melhores virão para o nosso vasco.

  • Responder

    Espero dias melhores para o clube mais é bom observar que o discurso é o mesmo de sempre. Pagar salários em dia, recuperação financeira, blá, blá, blá, blá etc…

Comente

Veja também
Emiliano Díaz posta mensagem de despedida do Vasco

Emiliano Díaz fez questão de agradecer a torcida do Vasco da Gama pelo carinho recebido, e aos funcionários do Clube.

André Rizek detona protesto de organizadas do Vasco

O apresentador André Rizek considerou a cobranças de membros de organizadas feitas ao elenco do Vasco como humilhação.

Quem paga? Vasco e Ramón Díaz vivem impasse sobre rescisão de contrato

Com o impasse sobre a decisão da saída, o técnico Ramón Díaz e o Vasco da Gama ainda precisam resolver a questão da multa rescisória.

Torcida reprova saída de Ramón Díaz e elege José Mourinho como substituto

Em enquete, os torcedores do Vasco da Gama elegeram o português José Mourinho para ser o substituto de Ramón Díaz.

Sob o comando de Rafael Paiva, Vasco treina visando o Fortaleza; assista

O Vasco da Gama começou a preparação para o jogo contra Fortaleza, válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Sair da versão mobile