Maurício Souza destaca desafio de assumir o Vasco e comenta rejeição da torcida

Maurício Souza afirmou que não tinha como dizer não ao Vasco da Gama e diz entender a rejeição da torcida cruzmaltna.

Maurício Souza em apresentação no Vasco
Maurício Souza em apresentação no Vasco (Foto: Marcelo Baltar/GE)

Novo técnico do Vasco, Maurício Souza foi apresentado no início da tarde de hoje (14), no CT Moacyr Barbosa e afirmou que o trabalho no clube será o “maior desafio da carreira”. No Cruz-Maltino, o comandante terá a primeira oportunidade à frente de um time profissional, após passagens pela base do Botafogo e do Flamengo, além do futsal do próprio clube de São Januário.

Maurício vai ocupar a vaga deixada por Zé Ricardo, que pediu demissão no início do mês, após aceitar a proposta do Shimizu S-Pulso, do Japão, e chega com a missão de levar a equipe ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

“É o maior desafio da minha carreira. É um sonho que estou realizando trabalhar no Vasco, um sonho de menino poder dar essa entrevista neste momento, não tem como negar. Vasco não é um convite, é uma convocação. Sei que é um momento delicado, sei que precisa subir, é momento de pressão, mas não tinha como dizer ‘não’. Quando o Brazil me ligou e começamos a conversar, eu disse que topava. Não tinha como ser um contrato tampão, mas era impossível negar um convite do Vasco”, disse.

Questionado sobre o ainda inédito trabalho junto ao elenco profissional, o treinador salientou que vinha trabalhando para alcançar essa oportunidade.

“Sem dúvida que é [maior desafio], porém tenho de tratar com naturalidade porque foi isso que busquei esse tempo todo, foi para isso que me preparei. É, sem dúvida alguma, o maior desafio da minha carreira. A gente sabe da pressão que vamos encontrar, mas foi como falei, estou bem tranquilo, aceito o desafio de maneira calma porque busquei esse momento na minha vida. É aceitar as possíveis rejeições e procurar reverter com trabalho”, apontou.

O Vasco tem um processo avançado para transformar o departamento de futebol em SAF, junto à 777 Partners, empresa que pretende adquirir 70% das ações do clube, e o cenário foi levado em conta nas negociações com Maurício:

“Sobre tempo de trabalho, a conversa com o Brazil foi um contrato até o final do ano. Talvez, eu pensasse duas vezes caso me dessem o prazo de um mês ou um trabalho tampão. Mas se a 777 chegar daqui a dois meses e quiser mudar, vou ficar feliz por ter vivido isso. Se isso tiver de acontecer, eu vou me sentir satisfeito. Não estou preocupado com isso, minha preocupação começa daqui a pouco, no treino, depois no sábado, no jogo. No final, a torcida não quer saber quem subiu o Vasco, quer saber que o Vasco subiu”.

“Para mim, é um prazer muito grande estar fazendo parte desse processo importante do Vasco. É muito gratificante receber o convite do Brazil, saber de todo o processo seletivo que foi feito para se chegar ao meu nome. Vou dar minha vida pelo clube, por esse projeto de colocar o clube de novo na primeira divisão”, afirmou, em outro momento.

Veja outros tópicos da entrevista

Experiência

“Fiz parte de comissões e disputei alguns dos campeonatos mais importantes do Brasil. Três Libertadores, dois Brasileiros… Acredito que todo mundo tem que dar o primeiro passo. Tenho que agradecer o Carlos Brazil e o Vasco pela coragem de me bancar. Para muitos, falta experiência. Mas tenho experiência no futebol, tenho experiência em dirigir atletas renomados”.

Vai mudar o time?

“Em relação à conversa com Zé, falamos de uma maneira sobre o processo de evolução da equipe. Ele teve uma ideia, estabeleceu um sistema defensivo muito forte e deu resultado. Depois, consequentemente, ele pretendia ter um time com mais posse, uma marcação mais alta. Isso já vinha acontecendo. O próprio Emílio Faro falou sobre o mérito do Zé Ricardo no último jogo. O time já vem apresentando uma evolução, mas não pode parar por aí. Queremos dar seguimento a um time que vem jogando bem e conseguindo resultados. Não cabe a mim chegar aqui e trocar jogadores porque eu gosto. Isso será feito no dia a dia, com quem estiver treinando e jogando melhor”.

Rejeição da torcida

“Para falar a verdade, do fundo do coração, entendo todo tipo de rejeição. Não entendo mensagens mais grosseiras e ameaçadoras. Mas isso é paixão, isso é Vasco da Gama. O torcedor quer o que tem de melhor. Com certeza ele gostaria de ver sentado aqui o Tite, o Guardiola… Um treinador de renome, mas não levo para o lado pessoal”.

Ideia de jogo ideal

“Gosto de equipe pressionante, que pensa em ter a bola, mais pró-ativa do que reativa… Mas entendo também que a equipe tem de ter equilíbrio, um jogo agrupado. Você pode variar. Minha ideia é que a equipe tenha variações dentro do jogo, mas a primeira ideia é que pressione o adversário e tenha o controle do jogo com a posse”

Acesso à Série A

“Realmente, estou à vontade, me sinto em casa, ao lado de pessoas que conheço e confio. Vou dedicar esses meses da minha vida ao Vasco da Gama. Vou dedicar para fazer o Vasco voltar à elite do futebol brasileiro, de preferência com título. O Vasco entre em campeonato para ganhar. Esse é o recado que deixo para torcida”.

Fonte: Uol

Mais sobre:Maurício Souza
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Desejo toda sorte, pois se não tiver competência de estar a altura de dirigir um time como o vasco e nas condições que está, que tenha pelo menos muita sorte… rumo a série A, de preferência como campeão

  • Responder

    Creio que não seja o nome preferido pela maioria da torcida Vascaína ,havia outros até mesmo do vitorioso Cuca e de Anderson ex Botafogo ,mas não pensava assim os mandatários de São Januário que optaram pelo Mauricio Souza ,mas que seja ele tão talentoso como seu xará dos desenhos infantis . Esperamos que consiga fazer o que a torcida espera de um treinador ,que saiba ver o jogo ,tem tática e dar ao time uma identidade ,elenco ele tem nas mãos com vários jogadores em que possa lher dar opção ,criar um sistema em que possa deixar Nenê criar as jogadas de ataque pois ele sem exagero é entre a grande maioria dos jogadores que estão disputando a Serie B é um dos mais habilidosos .Resta a torcida torcer e dar crédito ao novo treinador .

  • Responder

    Seja bem vindo que vc fassa um ótimo trabalho para que vc apareça no senario do futebol não é por acaso que vc escolhido seja feliz no meu Vasco tenha sucesso na sua carreira alavancar 🚆 tropa do 🐻

Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.