Goleiro Fábio relembra início no Vasco e cita pênalti perdido por Edmundo

O goleiro Fábio, do Cruzeiro, relembrou seu início de trabalho no Vasco da Gama e citou pênalti perdido por Edmundo.

Fábio, goleiro do Cruzeiro
Fábio, goleiro do Cruzeiro

Principal liderança do Cruzeiro, o goleiro Fábio citou o Vasco da Gama em carta publicada pelo The Players Tribune na última terça-feira (19). Fábio teve uma passagem marcante pelo Gigante da Colina, onde atuou ao lado de grandes ídolos cruzmaltinos, inclusive foi de lá que ele chamou atenção de outros grandes clubes nacionais.

Na entrevista, o goleiro de 41 anos relembrou a sua primeira oportunidade como titular do Vasco. Na época, ele era reserva do admirável Helton, que se lesionou em uma partida contra o Vitória, o que ocasionou na sua estreia no time principal. No próximo jogo após sua estreia, que aconteceu no segundo tempo, Fábio foi titular contra o Santos, Na Vila Belmiro, e fez excelente partida, com direito a defesa de pênalti do ídolo Edmundo.

– Fiquei um mês no União e fui pro Vasco como segundo reserva também. Eu tinha 19 anos. O titular era o Helton. Num Vasco x Vitória em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, eu fiquei pela primeira vez no banco, porque o reserva imediato estava machucado. O Helton, que já era o Helton, ídolo da torcida, sentiu o joelho no intervalo. Quando o time volta pro segundo tempo, quem está no gol? Eu. Esse jogo foi até tranquilo. Só que no domingo tinha o Santos na Vila Belmiro. A partida das quatro da tarde, com televisão, todo mundo ligado nela porque o Edmundo tinha brigado com o Romário e ido pro Santos. Meu primeiro jogo como titular no futebol profissional.

Para Fábio, não existe nada mais satisfatório no futebol do que a defesa de um pênalti. Completando as declarações sobre o jogo entre Vasco e Santos no ano de 2000, o arqueiro disse que ficou ansioso pelo seu primeiro grande jogo da sua carreira, mas que a ansiedade até os dias atuais nas partidas importantes é a mesma.

– E esse jogo contra o Santos foi o primeiro do Edmundo contra o Vasco desde a briga com o Romário. Do meu lado, a ansiedade que senti naquele dia eu nunca mais deixei de ter. É a mesma em todo jogo desde então. Todo. Qualquer estádio, qualquer competição, qualquer adversário. Depois a partida começa, e conforme eu vou tomando conta do meu deserto a ansiedade passa. Mas antes do juiz apitar o início é duro. E eu me sinto do mesmo jeito ainda hoje, sempre, mais de 20 anos depois. Pegar pênalti é uma dádiva que não tem comparação.

Para Fábio, o bom desempenho nos jogo foi essencial para a abertura de novos caminhos na sua carreira. Ao final do seu contrato com o Gigante da Colina, o goleiro tinha três propostas para seguir no futebol brasileiro e receber o carinho de outra torcida.

– Estou lá como titular nesse Santos x Vasco especial. Pênalti pro Santos. O Edmundo vem caminhando pra bater. No gol, o desconhecido Fábio, de 19 anos. O ex-roupeiro, mascote e engraxate de Nobres. O Edmundo chuta, eu defendo. O juiz manda voltar. Ele chuta de novo. Eu vou nela de novo. Dessa vez na trave e pra fora. O jogo termina 1 a 1, pra alegria das mães de goleiros, especialmente pra minha. Cinco anos depois, quando termina a minha história no Vasco, eu tinha três propostas sobre a mesa: do Santos, do Atlético-PR e do Cruzeiro.

Pelo Cruzeiro, Fábio foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro dos anos de 2010 e 2013, além de diversas outras vezes como melhor do Campeonato Mineiro. Vale ressaltar que ele é o único campeão brasileiro de 2000 pelo Vasco ainda em atividade.

Mais sobre:EdmundoFábio
2 comentários
  • Responder

    Outro grande goleiro ,grande profissional e ,mais um na galeria dos injustiçados do nosso futebol ,varias vezes ignorado em convocação ,há outros menos técnico e até rotulado como frangueiro como Julio Cesar sempre convocado e até mesmo jogando no exterior .Eu gostava quando ele jogava pelo Flamengo ,sempre falhava e o Vasco vencia .

  • Responder

    Volta para o Vascão fera

Comente

Veja também
Time da virada! Vasco engata sequência de reações com Renato; veja números

Vasco da Gama venceu diversas partidas após sair atrás no marcador desde a chegada do técnico Renato Gaúcho.

Vasco encara sequência decisiva antes da Copa do Mundo; veja o calendário

Confira a sequência de jogos do Vasco da Gama até a Copa do Mundo e os desafios do time nas próximas semanas.

Vasco recalcula rota na Sul-Americana e pode ir de time titular contra o Olimipia

Vasco da Gama e Olimpia se enfrentam no dia 20, no Paraguai, em jogo que praticamente define o primeiro lugar no grupo G da Sul-Americana,.

Torcedor do Vasco morre após agressão na saída do clássico contra o Flamengo

Fabiano Miranda Lopes, de 42 anos, foi atacado por torcedores rivais no entorno do Maracanã e não resistiu aos ferimentos.

Ramon Rique é integrado ao elenco profissional do Vasco

Jovem revelado na base do Vasco da Gama, Ramon Rique tem se destacado nas chances que ganhou no time principal.

Vasco divulga bastidores da vitória contra Audax Italiano; assista

Vasco da Gama revela bastidores da vitória diante do Audax Italiano, pela Sul-Americana, com imagens de vestiário e comemoração.

Hugo Moura visita vascaíno atingido por bala de borracha após clássico

O volante Hugo Moura visitou torcedor do Vasco da Gama ferido após clássico contra o Flamengo; jovem perdeu visão de um dos olhos.

Vasco bate o Santos e assume vice-liderança do Brasileirão Sub-20

Vasco da Gama vence o Santos por 3 a 1 em São Januário, retoma vice-liderança do Brasileirão Sub-20 e segue na cola do Palmeiras.

Renato supera aproveitamento de início de Diniz no Vasco; veja números

Renato Gaúcho chega a marca de 15 jogos pelo Vasco da Gama, melhora o desempenho da equipe e tem aproveitamento superior a Fernando Diniz.

Vasco conquista 1ª vitória fora do país na história da Sul-Americana

Com a vitória de virada diante do Audax Italiano, Vasco da Gama quebra jejum de mais de 20 anos na Sul-Americana.