Exposição do Vasco destaca honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome

Através de exposição a partir desta sexta-feira, o Vasco da Gama destaca honraria portuguesa para ter 'Real' no nome.

Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário
Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário (Foto: Divulgação/Vasco)

Nesta sexta-feira (11), o Vasco da Gama iniciou a exposição ‘Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal’, cujo objetivo é reavivar as raízes lusitanas do Clube.

Na exposição, o Gigante da Colina destacou a honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome, a qual foi recebida pelo Chefe da Família Real Portuguesa o título de ‘Real Sociedade’, mas foi concedido depois do tempo previsto por conta do assassinato do Rei Dom Carlos I.

A ideia da diretoria cruzmaltina é aumentar o alcance do Vasco na Europa. Na última quinta-feira (10), houve um evento no Estádio de São Januário em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em matéria do UOL, que foi ao ar nesta sexta-feira (11), o pesquisador vascaíno Henrique Hübner explicou mais detalhes sobre o assunto.

– Em 1908, com os festejos do centenário da abertura dos portos às nações amigas, realizou-se uma exposição na Urca. A Urca era um bairro que ainda não havia sido urbanizado, aterrado recente. Nos preparativos para esta exposição, o governo brasileiro convidou o Rei Dom Carlos para que viesse visitar o Brasil. Na época, foi noticiado nos jornais que, com a vinda do Rei, o Vasco receberia o título de Real Sociedade, equiparando-se ao Real Clube Ginástico Português, a Real Beneficência Portuguesa e outras instituições que tinham relações luso-brasileiras. Ocorreu que logo a seguir a confirmação da visita, houve o Regicídio acabando por impedir a concessão do título ao Vasco.

Hübner também lembrou que em 2017, quando o Vasco completou 119 anos, por meio de um decreto, o Clube recebeu o título de Real Sociedade.

– Em 2016, o presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos Portugueses, Manuel Beninger, visitou o Vasco, em solenidade na qual a APAM concedeu uma homenagem ao clube. Nesta oportunidade, eu estava presente e conversando com ele lembrei desse episódio da história do Vasco e de Portugal. Ele me pediu um dossiê que apresentei com autorização da presidência do clube, e em seguida o presidente da APAM fez contato com a Casa Real Portuguesa que, ao final, reconheceu o merecimento do Vasco com o título de Real Sociedade.

A exposição no Estádio de São Januário, que iniciou nesta sexta-feira, faz parte do Tour da Colina. Vale ressaltar que o Clube informou que estão sendo seguidos todos os detalhes para evitar contaminação por Covid-19.

Comente

Veja também
Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.

Mauro Cezar critica forma física de Philippe Coutinho

O comentarista Mauro Cezar questionou a forma física de Coutinho, após o meia não jogar os 90 minutos dos últimos jogos.

Números apontam importância de Vegetti no Vasco de Carille

O Vasco da Gama marcou 27 gols em 17 jogos na temporada, e o atacante foi o autor de 13 feitos nesse período.

Vegetti explica lance, nega ter cometido falta e projeta idolatria no Vasco

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama por 3×1 contra o Sport em São Januário, Vegetti fala dos planos para a temporada.

Rayan comemora gol após 16 meses sem balançar as redes em São Januário

Rayan marcou o último gol em São Januário com a camisa do Vasco na partida contra o Madureira, no Carioca de 2024.

Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Veja a reação de Payet ao ser perguntado se fica no Vasco

Atacante está em reta final de contrato com o Vasco da Gama e não há definição se as partes costuram a permanência no Clube.

Capasso desiste de acordo com o Vitória; veja quanto o zagueiro custou ao Vasco

Capasso chegou a um acordo com o Vitória, mas desistiu por entender que o Clube lutaria contra o rebaixamento no Brasileiro.