Empate do Vasco com Olimpia escancara urgência por reforços no ataque
Vasco da Gama empata com Olimpia em São Januário e escancara a necessidade por reforços para o ataque com urgênica.

O Vasco ficou no 0 a 0 com o Olimpia nesta quinta-feira (13), em São Januário, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Cruzmaltino dominou a partida, criou 21 finalizações, mas não conseguiu marcar. O resultado reforça um problema que acompanha a equipe na temporada: a falta de eficiência no ataque.
O domínio do Vasco da Gama foi claro. O time teve 68% de posse de bola e finalizou 21 finalizações vezes. Ainda assim, o volume não se transformou em vantagem no placar. O goleiro Olveira fez boas defesas, mas os atacantes do Gigante da Colina também desperdiçaram oportunidades importantes.
A situação preocupa ainda mais pela ausência de Brenner. O atacante vinha ganhando espaço entre os titulares, mas sofreu uma lesão no pé e ficará fora por algumas semanas. Contra o Olimpia, Pedro Emanuel escalou David como centroavante. O jogador, porém, teve atuação discreta e perdeu uma boa chance de cabeça no início do segundo tempo. Depois, Spinelli entrou, mas também não conseguiu aproveitar a oportunidade que teve nos acréscimos.
O problema ofensivo não começou agora. O Vasco ainda não encontrou uma produção capaz de substituir o impacto de Vegetti, Rayan e Coutinho, responsáveis por 58 dos 94 gols da equipe em 2025. Colidio, primeiro reforço anunciado para o segundo semestre, chega para aumentar as alternativas no setor. No entanto, o argentino tem características diferentes de um centroavante de referência e não resolve, sozinho, a principal carência do elenco.
Por isso, Pedro Emanuel já trata a chegada de novos jogadores como uma necessidade. Após o empate, o treinador revelou que conversou com o presidente Pedrinho sobre a importância de fortalecer o elenco e pediu atletas com características diferentes para complementar o grupo. O Vasco segue no mercado em busca de um camisa 9 capaz de aumentar o poder de decisão da equipe. A diretoria também trabalha para encontrar outras opções ofensivas para o restante da temporada.
A urgência ganhou ainda mais peso por causa do momento do time. Em oito partidas sob o comando de Pedro Emanuel, o ataque vascaíno passou em branco quatro vezes. Além disso, o Vasco está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e enfrenta o Santos no domingo (16), em confronto direto pela permanência fora do Z4. Depois, o Cruzmaltino terá de decidir a vaga contra o Olimpia no Paraguai. Assim, melhorar a eficiência ofensiva virou uma das principais missões da equipe nas próximas partidas.