Cupertino exalta preparação física do elenco e pede paciência com reforços

O preparador físico do Vasco da Gama, Léo Cupertino, disse que o Clube ainda não pensa em poupar jogadores.

Martín Benítez e Cupertino no treino do Vasco
Martín Benítez e Cupertino no treino do Vasco (Foto: Divulgação)

O retorno das atividades aconteceu há pouco tempo, mas já existe uma preocupação acerca da condição física dos jogadores, com a sequência desgastante de partidas após a parada por causa da pandemia. A preocupação gira em torno de possíveis lesões nos times.

No Vasco da Gama as atenções se voltam para os mais experientes, assim como era de se esperar, casos de Leandro Castan, de 33 anos, e Fellipe Bastos, de 30. Os jogadores incentivaram um questionamento do canal Atenção, Vascaínos!, no Youtube, ao preparador físico Léo Cupertino.

O canal perguntou sobre como estariam os atletas fisicamente, com a maratona de partidas quarta e domingo. Léo Cupertino disse que está satisfeito com o rendimento dos jogadores por enquanto, rasgou elogios à preparação física de todo elenco, e contou que estão analisando situações onde atletas poderão ser poupados eventualmente.

– O Fellipe (Bastos) é um atleta de 30 anos,que tem nos ajudado muito, que entendeu uma mudança de conceito nossa, e a forma como ele vem jogando tem nos ajudado muito. É um processo de adaptação, um atleta que está sempre se dedicando ao máximo, se entregando ao máximo em todos os trabalhos, e nos jogos para poder nos ajudar. O Castan também, da mesma forma. Eu estou muito impressionado com a entrega e forma com que esses atletas encaram os treinamentos e os jogos. Havendo a possibilidade, o calendário nos permitindo, com todo o suporte do departamento de ciência do Vasco, a gente pode sim estar o momento em que eles vão ter algum descanso ou uma pausa, mas, no momento, a gente está muito contente e feliz com o rendimento deles.

Também perguntaram sobre a situação física dos reforços, Carlinhos, Neto Borges e Guilherme Parede. O preparador físico disse que os jogadores estão trabalhando para entrar no nível do restante do elenco, mas pregou cautela citando que eles precisam também de ritmo de jogo, coisa que só conseguirão na sequência de partidas.

– A gente tem todo o mapeamento do que eles estavam treinando. São atletas que não estavam jogando e estão trabalhando forte para entrar no nível dos nossos outros atletas. Mas que fique bem claro: o atleta precisa de ritmo de jogo, o ‘time’ do jogo é diferente do treinamento, e os nossos atletas que vêm treinando com frequência estão conseguindo isso. Não só esses três atletas, mas os próprios que não tiveram a oportunidade de começar jogando uma partida, eles irão sentir. Todos. Eu converso com eles que por mais que você treine muito forte, que é o nosso caso, mas vão sentir por não estarem jogando. Vão sentir a primeira, a segunda, e a gente acredita que aconteça naturalmente a evolução, mas estamos felizes, temos dados físicos, avaliações foram feitas deles, tanto de forma como de resistência, e estão dentro do padrão que o Vasco estabelece para que possa colocá-los para jogar.

O técnico Ramon Menezes tem utilizado os reforços gradualmente. Neto Borges começou jogando contra o Ceará, e Carlinhos e Guilherme Parede começaram diante do Fluminense. Em comum, eles ainda não tiveram uma atuação de destaque, até mesmo pelo pouco tempo em campo e pela condição física.

Mais sobre:Léo Cupertino
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Claro que os recém contratados precisam de tempo pra se adaptar ainda nos darão muitas alegrias Vasco sempre

Comente

Veja também
Emiliano Díaz em entrevista coletiva após clássico
Emiliano Díaz posta mensagem de despedida do Vasco

Emiliano Díaz fez questão de agradecer a torcida do Vasco da Gama pelo carinho recebido, e aos funcionários do Clube.

André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek detona protesto de organizadas do Vasco

O apresentador André Rizek considerou a cobranças de membros de organizadas feitas ao elenco do Vasco como humilhação.

Ramón Díaz durante jogo no Maracanã
Quem paga? Vasco e Ramón Díaz vivem impasse sobre rescisão de contrato

Com o impasse sobre a decisão da saída, o técnico Ramón Díaz e o Vasco da Gama ainda precisam resolver a questão da multa rescisória.

José Mourinho é um técnico de sucesso mundial
Torcida reprova saída de Ramón Díaz e elege José Mourinho como substituto

Em enquete, os torcedores do Vasco da Gama elegeram o português José Mourinho para ser o substituto de Ramón Díaz.

Treino do Vasco com campo reduzido
Sob o comando de Rafael Paiva, Vasco treina visando o Fortaleza; assista

O Vasco da Gama começou a preparação para o jogo contra Fortaleza, válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.