Comentarista de arbitragem diz que pênalti sofrido por Léo Matos foi mal anulado
Segundo Janette Arcanjo, comentarista do Grupo Globo, pênalti a favor do Vasco da Gama contra o Brasil de Pelotas foi anulado indevidamente.
Além do gol mal anulado de Daniel Amorim, o qual o VAR não conseguiu traçar a linha do impedimento (que não existiu), o Vasco da Gama foi prejudicado pela arbitragem no empate em 1×1 com o Brasil de Pelotas nesta sexta-feira (03) também em relação à anulação do pênalti sofrido pelo lateral-direito Léo Matos ainda no primeiro tempo.
De acordo com opinião da comentarista de arbitragem do Grupo Globo Janette Arcanjo, a penalidade cometida pelo lateral-esquerdo João Siqueira aconteceu e foi erradamente anulada pelo árbitro de campo Alisson Sidnei Furtado, que havia assinalado a infração mas voltou atrás após ter sido acionado pelo VAR e olhar o lance no monitor.
– Pênalti muito bem marcado. O João Siqueira não atinge a bola, atinge o Léo Matos. Correta a decisão da arbitragem. O árbitro tinha boa visão da jogada. Penalidade muito bem marcada – disse Janette durante a transmissão da partida pelo Premiere.
Ainda segundo a especialista, além do erro de interpretação de Alisson, houve uma má utilização da arbitragem de vídeo no referido lance, uma vez que a orientação é que o VAR entre em ação apenas em situações ”óbvias” e que não cabe interpretação do árbitro de campo.
– O VAR, pela regra, tem que intervir em uma situação clara e óbvia. Ali é lance de interpretação do árbitro. Ele tem o melhor ângulo para definir a jogada. Para mim, há uma carga do João Siqueira no Léo Matos, portanto, deveria ter sido mantida a decisão inicial – concluiu.
Pontuação e próximo jogo
Apesar do frustrante empate com o Brasil de Pelotas, o Vasco, ao menos momentaneamente, subiu uma posição na tabela de classificação da Série B, passando a ocupar o 9º lugar, com 32 pontos.
Na próxima segunda-feira (06), o Cruzmaltino volta a campo pela 23ª rodada da competição, desta vez contra o Avaí, às 20h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.