Com Payet como principal nome, Brasileiro 2023 contou com 7 jogadores europeus

Além do astro francês do Vasco da Gama, o torneio contou com nomes como o espanhol Jessé e o grego Samaris, ambos no Coritiba.

Payet em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Payet em ação pelo Vasco contra o Fortaleza ( Foto: André Durão/ge)

Entre tantos fatos marcantes, o ano de 2023 também teve o ”boom” dos europeus no futebol brasileiro. Afinal, sete jogadores do Velho Continente passaram pela Série A, um recorde histórico. Contratação de maior impacto, Dimitri Payet puxa a fila entre os destaques. O meia-atacante do Vasco decidiu vir para o Brasil após brilhar com a camisa do Olympique de Marselha, da seleção francesa e do West Ham-ING.

Além dele, o atacante espanhol Jessé, o volante grego Samaris e vários outros portugueses desembarcaram recentemente no país. A maioria, no entanto, teve desempenho discreto até aqui. Seja pela idade avançada ou pela dificuldade de adaptação. Inclusive, o próprio Payet, que fez dois gols importantes pelo clube carioca, mas foi reserva em boa parte dos jogos. O maior responsável pelo número expressivo é o Coritiba, que recheou o elenco de estrangeiros para tentar se salvar, sem sucesso, do rebaixamento para a Série B.

Especialista em gestão esportiva, Carlos Henrique Lopes crê que esse movimento veio para ficar e tem relação direta com a criação das SAfs e sua gestão mais profissional, que é notícia na Europa.

”A vinda dos europeus não é por acaso. Tem a ver com o número de técnicos europeus, principalmente portugueses, e também com a estabilização dos clubes, seus projetos a longo prazo e salários em dia. O futebol brasileiro, hoje, é diferente de cinco anos atrás e, para mim, isso tem relação com as SAFs e a profissionalização. É notícia no mundo todo”, avaliou Lopes.

Lista de europeus no último Brasileirão:

  • Dimitri Payet – Vasco – França
  • Jessé – Coritiba – Espanha
  • Diogo Batista – Coritiba – Portugal
  • Samaris – Coritiba – Grécia
  • João Moreira – São Paulo – Portugal
  • Rafael Ramos – Corinthians – Portugal
  • Tobias Figueiredo – Fortaleza – Portugal

Em várias das temporadas anteriores, não havia um jogador sequer nascido no Velho Continente. Inclusive, o Jogada10 preparou uma galeria completa com todos os 30 europeus, com o acréscimo de Payet, que já entraram em campo no Brasileirão. Nesta lista, porém, faltam alguns dos da última janela de transferências. Clique aqui.

Além disso, há vários nomes que nasceram em terras brasileiras, mas que foram morar muito cedo em outros países ou se naturalizaram estrangeiros. Casos de Cauly, do Bahia, que se profissionalizou na Alemanha; Johnny Cardoso, meia do Internacional que viveu muitos anos nos Estados Unidos; e Daniel Martins, que tem nacionalidade escocesa e está no Athletico.

Principais europeus recentes

Na última década, alguns europeus desembarcaram por aqui. O holandês Seedorf brilhou pelo Botafogo, entre 2012 e 2013, enquanto outros como o alemão Baumjohann e o inglês Kazim não renderam o esperado.

Há, ainda, os africanos, que vem se multiplicando no futebol brasileiro. Nesta temporada, o argelino Islimani, fera do Sporting e do futebol inglês, defendeu o Coritiba. Além dele, o angolano Bastos se tornou zagueiro do Botafogo, que também trouxe, há dois anos, Salomon Kalou – este foi um fracasso. Alguns jovens vem se desenvolvendo na base, e o São Paulo é um dos ativos no intercâmbio.

A tendência é que a maioria dos europeus não renovem seus contratos, mas outros devem chegar, diante da globalização da marca do Brasileirão. Payet, por exempo, tem contrato com o Vasco até o meio de 2025 e vai permanecer.

Fonte: Jogada 10

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.