Com Maurício Souza, Vasco tem 3 técnicos recentes que passaram pelo futsal do Clube

Além do novo treinador, Zé Ricardo, seu antecessor, e Marcelo Cabo, que iniciou a temporada 2021, têm passagens pelo futsal do Vasco da Gama.

Respectivamente, Maurício Souza, Zé Ricardo e Marcelo Cabo, todos com passagens pelo futsal do Vasco
Respectivamente, Maurício Souza, Zé Ricardo e Marcelo Cabo, todos com passagens pelo futsal do Vasco

Maurício Souza chega ao Vasco para a primeira experiência em uma equipe profissional e a com a missão de levar o time ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter se tornado um nome mais notório no futebol brasileiro pelas passagens na base de Botafogo e Flamengo, o treinador tem também o clube de São Januário em sua história.

Mauricinho atuou no campo, e vestiu, por exemplo, a camisa do America-RJ. Porém, defendeu o Cruz-Maltino no futsal entre 2001 e 2002. Anos depois, também na Colina, integrou a comissão da modalidade.

”Era um jogadoraço, um ala inteligentíssimo. Ele não só jogou no Vasco como no Grajaú Country também, ele é oriundo do futsal. Ele foi muitas vezes campeão carioca como jogador, muitas vezes campeão carioca como treinador de futsal. Começou na base, depois foi campeão também no adulto. Foi para o Botafogo, no futebol de campo. Foi para o Flamengo depois, onde ganhou a Copinha, enfim… Para mim, um dos maiores treinadores e um dos caras mais inteligentes que conheci”, conta Marcelo Rodrigues, comentarista do SporTV.

”Trabalhei muito tempo no Fluminense como preparador físico e treinador, e tive, em muitos, confrontos com o Mauricinho. Ele enquanto jogador. É um cara que respeito muito e jogando futsal foi um cara absurdamente inteligente, um cara diferente. Em minha opinião, um cara completo, que ganhou tudo na base no futsal e no campo”, acrescentou.

O trabalho no clube foi lembrado na nota oficial que oficializou a chegada de Mauricinho como novo técnico.

”Maurício Souza irá trabalhar pela terceira vez em São Januário. Natural do Rio de Janeiro e com passagens por Athletico-PR, Botafogo e Flamengo, o profissional de 48 anos atuou com a camisa do Vasco no futsal adulto em 2001 e atuou em São Januário como treinador nas categorias de formação da modalidade em 2007”.

Depois da experiência na quadra, migrou para o campo em 2010, quando surgiu a oportunidade no Alvinegro. Em General Severiano, passou por diversas categorias e conquistou alguns títulos até chegar ao sub-20. Em 2016, foi para o Flamengo, ainda para o sub-17 e, dois anos depois, foi promovido ao sub-20. Na Gávea, levantou taças importantes, como a da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2018, e a do Brasileiro de 2019.

A pedido de Rogério Ceni, passou a ser auxiliar no profissional do time Rubro-Negro. Mauricio Souza chegou a comandar a equipe de maneira interina no fim da última temporada, após a saída de Renato Gaúcho, e foi demitido no início do ano, com a chegada de Paulo Sousa e comissão – o treinador português foi despedido na última semana.

Maurício Souza, no mês seguinte, foi chamado a ocupar a vaga deixada por Bruno Lazaroni na comissão técnica permanente do Athletico-PR, mas deixou o clube juntamente a Carille.

A escolha

Desde a saída de Zé Ricardo, que pediu demissão para aceitar proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão, a diretoria do Vasco colocou à mesa que o sucesso do trabalho passaria por processos internos bem definidos, em todas as áreas do departamento de futebol.

O clube, por meio do departamento de análise de mercado, avaliou diversos treinadores, assistindo a jogos, buscando características do trabalho e obtendo informações sobre o dia a dia. Além do aspecto técnico e tático. André Jardine, campeão olímpico com a seleção brasileira em Tóquio, foi procurado, mas a multa contratual de US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,9 milhões) e o vínculo válido até abril de 2024 foram obstáculos.

Com o adeus de Zé Ricardo, o Cruz-Maltino buscou manter uma estrutura e vê em Maurício Souza alguém capaz de manter esse caminho. A ideia é criar algo que não seja pessoal, mas coletivo, e possa seguir a trajetória mesmo com possíveis saídas.

O estilo de jogo e o currículo de títulos na base também embasaram a aposta do clube neste momento.

Mais um

Esta não é a primeira vez que o Vasco anuncia um treinador que teve passagem como jogador de futsal do clube. No ano passado, o time iniciou a temporada com Marcelo Cabo, que defendeu o Cruz-Maltino nas quadras em 1997.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.