Clube da 777, Everton perde 10 pontos no Inglês por violar fair play financeiro

Clube gerido pela 777 Partners, dona da SAF do Vasco da Gama, considerou a punição ''desproporcional e injusta''.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners (Foto: Thiago Ribeiro/ AGIF)

O Everton confirmou nesta sexta-feira que foi punido pela Premier League com a perda de dez pontos na tabela do Campeonato Inglês. O motivo foi a violação de regras do fair play financeiro da liga, relacionadas a rentabilidade e sustentabilidade do clube, que recentemente foi adquirido pela 777 Partners, dona da Vasco SAF.

Com a punição, a maior já aplicada na história da Premier League, o Everton caiu para penúltima colocação do torneio, com quatro pontos. Veja a tabela da competição.

O clube de Liverpool já reagiu ao castigo e criticou a comissão independente da Premier League pela decisão ”desproporcional e injusta” (veja abaixo a nota oficial do Everton sobre a situação).

”O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será ouvido por um conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no devido tempo. O Everton afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou à Premier League e que sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta pela Comissão não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas. O Clube também monitorará com grande interesse as decisões tomadas em quaisquer outros casos relativos às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League”.

Regras de rentabilidade e sustentabilidade

Todos os times da Premier League são avaliados uma vez por ano quanto ao cumprimento das regras de rentabilidade e sustentabilidade do torneio.

As regras dizem que os clubes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em três anos, mas o Everton teve perdas de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre 2018 e 2021.

Antes do Everton, apenas duas equipes tinham sido punidas com perda de pontos na Premier League. O Middlesbrough perdeu três pontos por não ter disputado um jogo contra o Blackburn na temporada 1996/1997, enquanto o Portsmouth sofreu uma retirada de nove pontos em 2010, depois de ter entrado em concordata. Ambas as equipes acabaram rebaixadas ao final das respectivas temporadas.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pichação da torcida em São Januário
Muros de São Januário são pichados em protesto contra a 777 Partners

Torcedores do Vasco da Gama pediram a saída da 777 Partners, do CEO Lúcio Barbosa e ameaças aos jogadores.

Fernando Prass em sua época de goleiro pelo Ceará
Prass critica gestão da 777 Partners e pede mudanças no Vasco

Ex-goleiro do Vasco da Gama, Fernando Prass lamentou a atual situação do Clube e cobrou respostas da 777 Partners.

Guerreiros do Almirante em São Januário
Guerreiros do Almirante cobra a abertura dos contratos do Vasco com a 777 Partners

Os torcedores Cruzmaltinos pedem mais transparência do grupo americano 777 Partners na gestão do Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Confira os 5 desafios que o novo técnico terá no Vasco

O novo técnico do Vasco da Gama terá alguns desafios para organizar a casa e ter uma temporada tranquila em São Januário.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta contratação de Paulo Pezzolano; Clube tem plano B 

O Vasco da Gama já entrou em contato e tenta a contratação do técnico Paulo Pezzolano o mais rápido possível.