Boas lembranças! Relembre a última semi protagonizada por Vasco e Flamengo

Em clássico repleto de provocações, o Vasco da Gama superou o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca de 2016.

Vasco e Flamengo na semifinal do Carioca de 2016
Vasco e Flamengo na semifinal do Carioca de 2016 (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Já fazem seis anos, mas a última vez que o Vasco enfrentou o Flamengo numa semifinal de Campeonato Carioca traz boas lembranças ao torcedor cruzmaltino. Num dos jogos mais marcantes dos últimos tempos entre os rivais, o time de São Januário levou a melhor vencendo por 2 a 0 num duelo que teve de tudo: desde provocações até mesmo a um “momento NFL”, proporcionado pelo Rubro-Negro e que acabou sendo um “tiro que saiu pela culatra”.

Na ocasião, um ex-assessor do clube da Gávea que era fã de futebol americano trouxe ao elenco a ideia de repetir a tradicional entrada em campo que os times deste esporte fazem nos Estados Unidos. O objetivo era demonstrar atitude, força e também cativar os mais de 44 mil torcedores que compareceram em peso na Arena da Amazônia, em Manaus.

Capitão da equipe na época, o zagueiro Wallace abraçou a ideia e ficou incumbido de carregar uma bandeira rubro-negra. A cena, muito marcante, pegou a todos de surpresa, uma vez que já naquele período havia o protocolo dos dois times entrarem em campo ao mesmo tempo.

Foi então que, enquanto os jogadores vascaínos ingressavam no gramado caminhando, o zagueiro “puxou a fila do Flamengo” correndo, sendo acompanhado pelos companheiros e deixando o rival para trás. Ao chegar nas quatro linhas, Wallace fincou a bandeira no centro do gramado, para delírio dos rubro-negros e desagrado dos vascaínos.

Quando a bola rolou, porém, o Vasco soube aproveitar melhor as oportunidades numa tarde iluminada do colombiano Riascos, que no primeiro gol deu dribles desconcertantes no zagueiro César Martins e no segundo deixou o dele, ainda que contando com uma ajuda primordial justamente de Wallace.

“A gente estava já em fileira, esperando para entrar, quando o Wallace passou correndo com o time e fez aquilo da bandeira. Eu, na época era o capitão, nem precisei falar nada. Olhei para os ‘caras’ [companheiros de equipe] e todos estavam balançando a cabeça e eu sabia que não precisava falar mais nada. Ganhamos o jogo ali, incentivou a gente. Até hoje os vascaínos lembram disso”, disse Rodrigo em entrevista ao canal “Pilhado”, em 2018.

Na ocasião, após o jogo, o zagueiro Rodrigo utilizou o episódio da “NFL” para provocar o Flamengo.

“Quando eu falo que isso aqui é Vasco, eu não estou brincando não! Cadê esses gritinhos agora, hein? Não venha marcar território aqui não. Aqui é Vasco”, declarou o defensor, na ocasião, à Vasco TV.

A frase “Aqui é Vasco” acabou se tornando, inclusive, mosaico da torcida vascaína na final contra o Botafogo, no Maracanã, quando o Cruzmaltino acabou sagrando-se campeão.

Nenê, Arão e Rodinei são remanescentes

Três jogadores que estarão relacionados para o clássico de amanhã participaram daquela fatídica partida em Manaus (AM): o meia Nenê, pelo Vasco, e o volante Willian Arão e o lateral direito Rodinei, pelo Flamengo.

Nenê, inclusive, participou diretamente do primeiro gol, quando chutou, Wallace tirou em cima da linha e, no rebote, Andrezinho escorou para dentro.

Ficha técnica – Vasco 2×0 Flamengo

Estádio: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)

Data/hora: 24/4/2016 – 16h (de Brasília)

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)

Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

Renda/público: R$ 3.531.240,00/ 44.419 torcedores presentes

Cartões amarelos: Luan, Julio Cesar, Julio dos Santos e Nenê (VAS) Rodinei, Wallace, Cesar Martins e Cuéllar (FLA)

Cartão vermelho: Alan Patrick, (33’/2ºT)

GOLS: Andrezinho, 21’/2ºT (VAS); Riascos, 11’/2ºT (VAS)

VASCO: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar (Rafael Vaz 25’/2ºT); Diguinho (Yago Pikachu, 17’/2ºT), Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Eder Luis 31’/2ºT). Técnico: Jorginho.

FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Cesar Martins, Wallace e Jorge; Cuéllar, Willian Arão (Ederson – 27’/2ºT) e Mancuello; Marcelo Cirino (Felipe Vizeu – 42’/2ºT), Gabriel (Alan Patrick – Intervalo) e Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho.

Fonte: Uol

Mais sobre:Flamengo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.