Boas lembranças! Relembre a última semi protagonizada por Vasco e Flamengo

Em clássico repleto de provocações, o Vasco da Gama superou o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca de 2016.

Vasco e Flamengo na semifinal do Carioca de 2016
Vasco e Flamengo na semifinal do Carioca de 2016 (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Já fazem seis anos, mas a última vez que o Vasco enfrentou o Flamengo numa semifinal de Campeonato Carioca traz boas lembranças ao torcedor cruzmaltino. Num dos jogos mais marcantes dos últimos tempos entre os rivais, o time de São Januário levou a melhor vencendo por 2 a 0 num duelo que teve de tudo: desde provocações até mesmo a um “momento NFL”, proporcionado pelo Rubro-Negro e que acabou sendo um “tiro que saiu pela culatra”.

Na ocasião, um ex-assessor do clube da Gávea que era fã de futebol americano trouxe ao elenco a ideia de repetir a tradicional entrada em campo que os times deste esporte fazem nos Estados Unidos. O objetivo era demonstrar atitude, força e também cativar os mais de 44 mil torcedores que compareceram em peso na Arena da Amazônia, em Manaus.

Capitão da equipe na época, o zagueiro Wallace abraçou a ideia e ficou incumbido de carregar uma bandeira rubro-negra. A cena, muito marcante, pegou a todos de surpresa, uma vez que já naquele período havia o protocolo dos dois times entrarem em campo ao mesmo tempo.

Foi então que, enquanto os jogadores vascaínos ingressavam no gramado caminhando, o zagueiro “puxou a fila do Flamengo” correndo, sendo acompanhado pelos companheiros e deixando o rival para trás. Ao chegar nas quatro linhas, Wallace fincou a bandeira no centro do gramado, para delírio dos rubro-negros e desagrado dos vascaínos.

Quando a bola rolou, porém, o Vasco soube aproveitar melhor as oportunidades numa tarde iluminada do colombiano Riascos, que no primeiro gol deu dribles desconcertantes no zagueiro César Martins e no segundo deixou o dele, ainda que contando com uma ajuda primordial justamente de Wallace.

“A gente estava já em fileira, esperando para entrar, quando o Wallace passou correndo com o time e fez aquilo da bandeira. Eu, na época era o capitão, nem precisei falar nada. Olhei para os ‘caras’ [companheiros de equipe] e todos estavam balançando a cabeça e eu sabia que não precisava falar mais nada. Ganhamos o jogo ali, incentivou a gente. Até hoje os vascaínos lembram disso”, disse Rodrigo em entrevista ao canal “Pilhado”, em 2018.

Na ocasião, após o jogo, o zagueiro Rodrigo utilizou o episódio da “NFL” para provocar o Flamengo.

“Quando eu falo que isso aqui é Vasco, eu não estou brincando não! Cadê esses gritinhos agora, hein? Não venha marcar território aqui não. Aqui é Vasco”, declarou o defensor, na ocasião, à Vasco TV.

A frase “Aqui é Vasco” acabou se tornando, inclusive, mosaico da torcida vascaína na final contra o Botafogo, no Maracanã, quando o Cruzmaltino acabou sagrando-se campeão.

Nenê, Arão e Rodinei são remanescentes

Três jogadores que estarão relacionados para o clássico de amanhã participaram daquela fatídica partida em Manaus (AM): o meia Nenê, pelo Vasco, e o volante Willian Arão e o lateral direito Rodinei, pelo Flamengo.

Nenê, inclusive, participou diretamente do primeiro gol, quando chutou, Wallace tirou em cima da linha e, no rebote, Andrezinho escorou para dentro.

Ficha técnica – Vasco 2×0 Flamengo

Estádio: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)

Data/hora: 24/4/2016 – 16h (de Brasília)

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)

Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

Renda/público: R$ 3.531.240,00/ 44.419 torcedores presentes

Cartões amarelos: Luan, Julio Cesar, Julio dos Santos e Nenê (VAS) Rodinei, Wallace, Cesar Martins e Cuéllar (FLA)

Cartão vermelho: Alan Patrick, (33’/2ºT)

GOLS: Andrezinho, 21’/2ºT (VAS); Riascos, 11’/2ºT (VAS)

VASCO: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar (Rafael Vaz 25’/2ºT); Diguinho (Yago Pikachu, 17’/2ºT), Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Eder Luis 31’/2ºT). Técnico: Jorginho.

FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Cesar Martins, Wallace e Jorge; Cuéllar, Willian Arão (Ederson – 27’/2ºT) e Mancuello; Marcelo Cirino (Felipe Vizeu – 42’/2ºT), Gabriel (Alan Patrick – Intervalo) e Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho.

Fonte: Uol

Mais sobre:Flamengo
Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.