Apenas 3 times entraram no G4 na última rodada da Série B na era de pontos corridos

Vasco da Gama se apega aos números para encarar a última rodada da Série B e poder se manter no G4 da competição.

Andrey Santos durante jogo contra o Ituano
Andrey Santos durante jogo contra o Ituano pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A uma rodada do final da Série B do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Grêmio já estão garantidos na elite de 2023, enquanto Bahia, Vasco, Ituano e Sport brigam pelo terceiro e quarto lugares. No entanto, em apenas três das 16 edições da Segundona com pontos corridos um time que estava fora da zona de classificação confirmou o acesso ao final da 38ª rodada. Isso aconteceu nos anos de 2014, 2018 e 2019.

Se os números favorecem quem está no G-4 – neste caso, Bahia e Vasco -, um confronto direto pode mudar o roteiro deste campeonato. Quarto colocado com 59 pontos, o Gigante da Colina pode ser ultrapassado pelo Ituano, 5º com 57, se perder o jogo do próximo domingo, programado para as 18h30 (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP.

Terceiro colocado com 59 pontos, o Bahia precisa apenas de um empate diante do CRB, também no domingo, em Maceió, para se classificar. Já o Sport, que está na sexta posição com 56 pontos, tem que vencer o Vila Nova, no mesmo dia, no Estádio OBA, em Goiânia, e tirar uma diferença de sete gols de vantagem para o time baiano.

Vale destacar que, em caso de derrota para o Ituano, o Vasco pode continuar no G-4 se o Bahia perder seu jogo por dois gols a mais que o clube carioca. Por exemplo, se o revés do Cruz-Maltino for por 1 a 0, e o do time baiano for por 3 a 0.

Chance de acesso para a Série A*:

  1. Cruzeiro – 100%
  2. Grêmio – 100%
  3. Bahia – 97.6%
  4. Vasco – 52.8
  5. Ituano – 49.6
  6. Sport – 0.046

Confrontos dos times na briga pelo G-4

  • CRB x Bahia
  • Ituano x Vasco
  • Vila Nova x Sport

Avaí, CSA e Atlético-GO subiram na última rodada

O Avaí foi o primeiro clube da era dos pontos corridos na Série B a entrar no G-4 na última rodada. Em 2014, na 37ª rodada, o clube catarinense ocupava o sexto lugar, com 59 pontos, mesma pontuação do Boa Esporte, que tinha um triunfo a mais. Na rodada final, o Leão da Ilha derrotou o Vasco, por 1 a 0, e garantiu o acesso no quarto lugar, com 62 pontos, após revés do Boa para o Icasa, por 3 a 2, e do Atlético-GO, que era o quito colocado, para o Santa Cruz, por 3 a 2. Na ocasião, Joinville, Ponte Preta e Vasco também subiram.

Em 2018, foi a vez do CSA ficar com a vaga da Ponte Preta e subir para a Série A. Na 37ª rodada, o clube alagoano estava na quinta posição com 59 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta, quarta colocada, mas com saldo de gols superior. Na rodada final, o CSA goleou o Juventude por 4 a 0 e subiu ao lado de Fortaleza, Avaí e Goiás. A Ponte ficou no 0 a 0 com o Avaí e terminou na quinta posição.

No ano seguinte, em 2019, o Atlético-GO ficou com a última vaga para a Primeira Divisão. Na 37ª rodada, o Dragão era o quinto colocado com 61 pontos, mesma pontuação do América-MG, que tinha duas vitórias a mais. Na rodada final, porém, o Atlético empatou em 0 a 0 com o Sport, enquanto o Coelho perdeu para o São Bento, por 2 a 1. Na ocasião, também subiram Bragantino, Sport e Coritiba.

Julgamento adiado

Antes da conclusão da última rodada da Série B, no entanto, um julgamento tem chamado atenção. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) iria julgar o Sport pelos incidentes ocorridos na partida contra o Vasco, pela 35ª rodada. Alguns torcedores do time pernambucano invadiram o gramado da Ilha do Retiro após o gol de empate da equipe carioca, marcado já nos acréscimos do duelo; o jogo não foi retomado após a invasão.

Na última quarta-feira, no entanto, o julgamento foi adiado, após decisão da auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen. A nova data ainda não está definida. Com isso, Sport e Vasco permanecem com a mesma pontuação até a conclusão da rodada.

No julgamento, o Rubro-Negro pode perder o ponto somado na partida, e o Cruz-Maltino garantir mais dois pontos. Se isso acontecesse nesta quinta, o time pernambucano não teria mais chance de acesso, o Gigante da Colina já estaria garantido na Série A e só restaria uma vaga na elite, para Bahia ou Ituano.

O departamento jurídico do Sport chegou a dar entrada com um recurso no STJD para que o julgamento fosse adiado. A possiblidade deixou o Vasco preocupado. Agora, com a confirmação do adiamento, os quatro clubes que brigam por duas vagas na elite poderão focar na disputa dentro de campo, neste domingo.

*Números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:G4Série B
Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.