Confira uma análise de jogadores do Vasco no Carioca

O Vasco terminou o Carioca com alguns jogadores em alta, mas outros não teve destaque e não pontaram com Zé Ricardo.

O título não veio, mas nem por isso a participação do Vasco no Carioca será jogada no lixo. A primeira competição da temporada serve, de certa forma, para Zé Ricardo avaliar o elenco que tem em mãos. E ao fim do estadual, quem saiu por baixo e quem saiu por cima? O LANCE! analisa os destaques.

– Do ano passado para agora foram muitas trocas, muitas saídas, muitas chegadas. Buscamos entrosar o mais rápido possível. Sempre demos importância ao estadual. Quando não entramos com a equipe teoricamente titular, é porque não tínhamos condicionamento físico ideal. Traçamos dois grandes objetivos: classificar na Libertadores e ser campeão estadual. Chegamos muito próximos do segundo objetivo, o que fecharia o primeiro semestre de forma muito positiva – afirma Zé, que só fará mudanças no elenco no segundo semestre.

– Na parada da Copa do Mundo faremos outro planejamento.

Foram 15 partidas disputadas no Carioca, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. Sete clássicos e apenas duas derrotas – ambas para o Botafogo. Os titulares foram poupados em apenas quatro jogos e a garotada teve tempo para mostrar serviço. Porém, alguns não agarraram a chance e saem em baixa após o campeonato. Casos de Paulo Vitor e Caio Monteiro, que devem perder espaço no Brasileirão. Outros, como Bruno Paulista e Fabrício, podem ter desperdiçado a última oportunidade. Por outro lado, Paulinho termina mais em alta que nunca – como craque do torneio.

​VOANDO!

Dos garotos, quem mais se destacou foi Paulinho. Com apenas 17 anos, furou a fila, surpreendeu a todos e se sagrou craque do campeonato. A lesão no cotovelo, no entanto, o tira dos gramados até o segundo semestre.

Desábato chegou como incógnita e deu conta do recado logo de início. Virou peça-chave no esquema de Zé Ricardo e, em poucos meses, xodó da torcida. Sai em alta no Carioca, onde foi eleito o melhor volante da competição.

Se em 2017 Yago Pikachu sofria com a concorrência de Gilberto e Madson, neste ano a história mudou. Homem de confiança de Zé, é titular tanto na lateral como na frente. Os gols nos clássicos e intensidade em campo dão moral para o camisa 22 seguir em alta no Brasileirão.

​FIM DA LINHA?

​Nem tudo deu certo no Carioca e alguns atletas podem ter perdido a última chance de mostrar valor no Vasco. Caso de Bruno Paulista, em baixa com a torcida. O volante atuou apenas quatro vezes e não completou 90 minutos em campo em nenhum jogo. Depois de ser sacado no intervalo na derrota para a Portuguesa, sequer foi relacionado novamente.

Bruno Paulista tem contrato com o Vasco só até o meio do ano e não deve renovar. A diretoria resolverá o caso nesta semana. Mesmo inscrito na Libertadores, não faz parte dos planos de Zé Ricardo, que pediu a contratação de Bruno Silva para o banco de reservas.

​Fabrício chegou em janeiro para ser uma opção experiente na ausência de Ramon, que se recupera de lesão. No entanto, viu Henrique assumir a titularidade e deixar boa impressão durante a competição. Nas vezes em que precisou atuar, decepcionou. Mesmo tendo feito gol decisivo na semifinal do Carioca, jogou tudo por água abaixo com uma expulsão infantil na decisão contra o Botafogo e certamente perde espaço. Com o retorno de Ramon e Henrique, vira terceira opção. O contrato é apenas até o fim do ano.

E A GAROTADA?

​Tirando Paulinho, acima da média, e Henrique, já com 23 anos, os garotos da base não tiveram o melhor desempenho e desperdiçaram chance de crescer na equipe. Zé Ricardo conta com a volta de lesionados, que serão utilizados com mais frequência e podem tirar espaço dos jovens no Brasileirão.

​O primeiro foi Guilherme Costa. Jogou a estreia, mas logo foi emprestado ao Vitória. Depois, atletas promissores como, Paulo Vitor, Caio Monteiro e Bruno Cosendey e Andrey não chamaram atenção. Os dois primeiros, substitutos naturais de Paulinho e Rildo, sequer entraram na final, quando o treinador preferiu utilizar Henrique improvisado na frente. Um dos atacantes pode ser emprestado no Brasileirão, já que perderão espaço com o retorno de Kelvin, Rildo e a chegada de Lucas Perdomo.

Os volantes precisam de mais rodagem. Bruno Cosendey atuou em apenas um jogo – e marcou um golaço – mas ficou de fora na lista da Libertadores. Andrey, um dos mais promissores, não teve chance em jogos importantes e fica atrás de Wellington, Bruno Silva, Evander e Thiago Galhardo na posição.

​Por falar em Evander, o camisa 10 teve chance de iniciar o ano como titular, mas caiu de rendimento. Mesmo assim, será utilizado no Brasileirão podendo fazer a função de meia ou de volante.

Ricardo Graça teve oportunidades, mas foi sacado por Zé, que preferiu uma zaga mais experiente. Agora, com o retorno de Breno, o espaço fica ainda menor. Hoje está atrás de Paulão, Erazo e Werley.

Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se reunirá com Ramón Díaz e buscará reverter demissão

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.