Abuda revela bastidores de passagem pelo Vasco e explica saída de Romário

Abuda cita treta entre Romário e Edmundo ao revelar bastidores de sua passagem no Vasco da Gama e cita saída polêmica do Baixinho.

Abuda quando atuava pelo Vasco da Gam
Abuda quando atuava pelo Vasco da Gama (Foto: Reprodução)

O atacante Abuda, que atuou por Corinthians e Vasco e foi campeão mundial sub-17 pela seleção brasileira em 2003, tem muitas histórias para contar de sua vida como atleta. Muitas delas são do tempo em que vestiu a camisa do clube de São Januário, entre 2007 e 2008. Naquela passagem, ele dividiu vestiário com dois gigantes da bola: Romário e Edmundo, cujo relacionamento era muito ruim.

Em entrevista a Mirante News, Abuda lembrou do momento que o Baixinho era jogador e treinador do Vasco. Ele contou que quando Romário chamava os atletas para o treino, o Animal não ia para o campo:

– Rapaz, era difícil… A gente descia pra treinar, o Romário apitava pra ir pro treino e o Edmundo ficava lá jogando damas. Ele (Romário) dava o treino e o Edmundo ficava treinando sozinho lá com o preparador físico atrás do gol. Tinha rachão, tudo, mas ele (Edmundo) não participava, não.

Abuda revelou também que, sem saber, teria sido o pivô da saída de Romário do Vasco. Tudo isso porque, enquanto ele (Abuda) caia nas graças do Baixinho, o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, queria um outro atacante como titular.

– Teve até um episódio com Romário e Eurico. Foi um jogo com o Botafogo, eu estava no banco e a gente tava perdendo por 2 a 0, no Maracanã. O Romário estava no camarote, entrou no vestiário e disse pra me botarem no lugar do Alan Kardec. Eu fui, entrei, participei da jogada dos gols e a gente empatou. Depois, no fim, teve um pênalti contra a gente e o Lúcio Flávio fez o 3 a 2 pra eles – disse.

Abuda conta que depois desse jogo treinou a semana toda como titular, mas ficou sabendo, no vestiário, que iria pro banco. E pior: esse fato desencadeou a saída do Baixinho do clube.

– Durante a semana treinei como titular e quando cheguei no vestiário estranhei que o Romário não estava. O Alfredo Sampaio (auxiliar) me chamou e disse que eu não ia jogar. Depois soube que o Romário pediu pra sair porque o Eurico pediu pra botar o Kardec no meu lugar – finalizou.

Quem é Abuda?

Abuda hoje tem 39 anos e ainda está na ativa no mundo da bola. Ele fechou contrato com o Oratório, do Amapá, para temporada 2026.

Maranhense de São Luís, nascido no conhecido bairro do Monte Castelo, Adailson Pereira Coelho foi muito jovem para São Paulo, onde começou na base do Juventus-SP. Ainda com 15 anos se transferiu para o Corinthians, onde foi bicampeão da Copinha, sendo artilheiro da competição em uma da vezes, e subindo para os profissionais em alta. Ainda em 2003, foi vice-campeão do sul-americano sub-17 diante da Argentina de Messi e foi campeão mundial da categoria, ao derrotar a Espanha na decisão.

No futebol do exterior atuou em clubes da Alemanha, da Bélgica e do Japão. No futebol maranhense, já conhecido nacionalmente, chegou a atuar por Moto Club, Sampaio Corrêa e Pinheiro, mas com curtas passagens.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:AbudaRomário
Comente

Veja também
Vasco é um dos clubes beneficiados pelo Fair Play Financeiro da CBF

Em recuperação judicial desde antes do modelo de Fair play financeiro criado pela CBF, Vasco da Gama está entre os beneficiados.

Paulo Henrique fala sobre Seleção e projeta futuro do Vasco no Brasileiro

Convocado à Seleção Brasileira mais uma vez, Paulo Henrique fala sobre última passagem e cita futuro do Vasco da Gama.

Vasco tem um dos maiores jejuns da Série A contra o Grêmio Grêmio; veja a lista

A última vitória do Vasco sobre o Grêmio em Porto Alegre foi em 2006, pelo placar de 2×1, com gols de Alberoni e Éder.

Jorginho relembra jogo entre Vasco e Grêmio em 2000 e projeta novo duelo

Jorginho afirmou que anos sem vitórias em Porto Alegre podem atrapalhar o Vasco a quebrar este tabu diante do Grêmio.

Pequena vascaína com câncer recebe carinho de Vegetti e outros vascaínos; veja

A pequena vascaína Alice Vicenzi recebeu mensagens de apoio de Pedrinho, Vegetti e ex-jogadores do Vasco da Gama.

Vasco acelera acordo para ficar com lateral até 2026

O Vasco da Gama quer manter a base do elenco para 2026 e se aproxima de acordo para renovar o vínculo do lateral-direito uruguaio.

Somália afirma que título brasileiro do Vasco em 2000 foi roubado

O ex-jogador Somália afirmou que a Copa João Havelange de 2000 conquistada pelo Vasco, diante do São Caetano foi roubada.

Site aponta Vasco favorito contra o Grêmio em Porto Alegre

O Vasco da Gama precisa reencontrar as vitórias no Brasileiro e para seguir na briga por uma vaga Libertadores.

Veja como Léo Jardim deixou a reserva no Grêmio e virou protagonista no Vasco

Os dirigentes do Vasco da Gama Carlos Amodeo e Admar Lopes fazem parte da carreira do grande goleiro Léo Jardim.

IA crava resultado de Vasco x Grêmio

Vasco e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30min, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.