Importância do clássico vai muito além da sobrevivência no Carioca

O Vasco da Gama carrega uma longa escrita contra o Flamengo, sendo que não vence o arquirrival desde abril de 2016.

Bruno Gomes durante jogo contra o Flamengo
Bruno Gomes durante jogo contra o Flamengo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Na noite desta quarta-feira (14), às 21h30min, o Vasco da Gama enfrenta o Flamengo, no Maracanã, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Carioca. Caso seja derrotado para o arquirrival, o Gigante ficará matematicamente eliminado, sem chances de avançar à semifinal.

Estará em campo, claro, a sequência do Vasco na competição. No entanto, o resultado no clássico vale muito mais que a simples sobrevida na busca pela vaga no Estadual, que nem está sendo tratada como prioridade em São Januário. Se vencer o Flamengo, por exemplo, o Cruzmaltino encerrará uma escrita que se estende desde 24 de abril de 2016.

Já são cinco anos sem que o Vasco supere o Flamengo. A última vitória foi um 2×0, na Arena da Amazônia, com gols de Andrezinho e Riascos, pela semifinal do Campeonato Carioca daquele ano. Desde então, as equipe se enfrentaram outras 17 vezes, com oito vitórias rubro-negras e nove empates.

O que explica um pouco dessa marca é a disparidade que aconteceu entre os dois, com o Flamengo montando times com grande qualidade técnica, não à toa vem conquistando títulos importantes, e o Vasco com sérias dificuldade de ser competitivo, o que ocasionou agora em seu rebaixamento à Série B.

Será um teste e tanto para o Vasco que vem sendo montado pelo técnico Marcelo Cabo. O comandante tem adotado um estilo mais ofensivo, que busca ter a posse da bola, o que será complicado diante da qualidade do adversário. Em caso de vitória, será um fator motivacional daqueles para os torcedores, e indicação de que o trabalho está num bom caminho.

Outro fator importante é que o Flamengo está vindo empolgado com a conquista da Supercopa do Brasil, no último fim de semana, diante do Palmeiras, e colocar água no chope do arquirrival é sempre maravilhoso, não é mesmo? O franco favorito para o confronto é, inegavelmente, o Rubro-Negro, pelo momento e equipes que possuem, mas não é impossível.

Poderá ser, inclusive, o único encontro entre os dois nesta temporada. O Vasco corre um série risco de não avançar à semifinal do Estadual, não enfrentará o adversário por estar em outra divisão, e restaria apenas a esperança da Copa do Brasil, onde é difícil que se encontrem. Então, é de grande importância vencer o clássico para não correr o risco de completar mais um ano de escrita.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro aposta no empate com o Fortaleza como ‘divisor de águas’ para o Vasco

O influencer Casimiro Miguel, embora não tenha se empolgado com a atuação, gostou do resultado e viu algo além a ser observado.

Carlos Carvalhal é um técnico português
Vasco tenta o técnico português Carlos Carvalhal

Atualmente sem clube, o técnico português recebeu contato do Vasco da Gama, mas a resposta não foi positiva.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Paulo Pezzolano se manifesta sobre interesse do Vasco

O técnico Paulo Pezzolano se diz honrado por ser cogitado no Vasco da Gama, mas despistou sobre seu futuro.

Hugo Moura em ação pelo Vasco
Hugo Moura é dúvida para o jogo contra o Athletico-PR

O volante Hugo Moura sofreu uma entorse no tornozelo, já iniciou tratamento, mas pode desfalcar o Vasco da Gama contra o Athletico-PR.

Mateus Carvalho em jogo contra o Fortaleza
Vasco se garante na defesa para sair vivo de Fortaleza e decidir em casa

Vasco da Gama teve atuação destacada na defesa para segurar o Fortaleza e poder decidir a vaga na Copa do Brasil em São Januário.