Importância do clássico vai muito além da sobrevivência no Carioca

O Vasco da Gama carrega uma longa escrita contra o Flamengo, sendo que não vence o arquirrival desde abril de 2016.

Bruno Gomes durante jogo contra o Flamengo
Bruno Gomes durante jogo contra o Flamengo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Na noite desta quarta-feira (14), às 21h30min, o Vasco da Gama enfrenta o Flamengo, no Maracanã, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Carioca. Caso seja derrotado para o arquirrival, o Gigante ficará matematicamente eliminado, sem chances de avançar à semifinal.

Estará em campo, claro, a sequência do Vasco na competição. No entanto, o resultado no clássico vale muito mais que a simples sobrevida na busca pela vaga no Estadual, que nem está sendo tratada como prioridade em São Januário. Se vencer o Flamengo, por exemplo, o Cruzmaltino encerrará uma escrita que se estende desde 24 de abril de 2016.

Já são cinco anos sem que o Vasco supere o Flamengo. A última vitória foi um 2×0, na Arena da Amazônia, com gols de Andrezinho e Riascos, pela semifinal do Campeonato Carioca daquele ano. Desde então, as equipe se enfrentaram outras 17 vezes, com oito vitórias rubro-negras e nove empates.

O que explica um pouco dessa marca é a disparidade que aconteceu entre os dois, com o Flamengo montando times com grande qualidade técnica, não à toa vem conquistando títulos importantes, e o Vasco com sérias dificuldade de ser competitivo, o que ocasionou agora em seu rebaixamento à Série B.

Será um teste e tanto para o Vasco que vem sendo montado pelo técnico Marcelo Cabo. O comandante tem adotado um estilo mais ofensivo, que busca ter a posse da bola, o que será complicado diante da qualidade do adversário. Em caso de vitória, será um fator motivacional daqueles para os torcedores, e indicação de que o trabalho está num bom caminho.

Outro fator importante é que o Flamengo está vindo empolgado com a conquista da Supercopa do Brasil, no último fim de semana, diante do Palmeiras, e colocar água no chope do arquirrival é sempre maravilhoso, não é mesmo? O franco favorito para o confronto é, inegavelmente, o Rubro-Negro, pelo momento e equipes que possuem, mas não é impossível.

Poderá ser, inclusive, o único encontro entre os dois nesta temporada. O Vasco corre um série risco de não avançar à semifinal do Estadual, não enfrentará o adversário por estar em outra divisão, e restaria apenas a esperança da Copa do Brasil, onde é difícil que se encontrem. Então, é de grande importância vencer o clássico para não correr o risco de completar mais um ano de escrita.

Comente

Veja também
Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.