Vasco perde mais de 100 mil sócios durante a pandemia, mas segue em 2º no Brasil

O Vasco da Gama atualmente conta com quase 75 mil sócios-torcedores, ficando atrás apenas do Internacional no ranking brasileiro.

Estádio São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Reprodução Espn Brasil)

O site UOL Esporte levantou as percas dos clubes brasileiros no quesito sócio-torcedor durante a pandemia de Covid-19, e o Vasco da Gama apareceu com uma perda bastante significativa, cerca de 104 mil, entre o começo de 2020 e abril deste ano.

No começo de 2020 o Vasco estava com 179 mil sócios-torcedores, número expressivo que conseguiu na campanha de associação em massa que aconteceu entre novembro e dezembro de 2019. Com isso, o Gigante se tornou o clube brasileiro com mais associados no Brasil e um dos maiores do mundo.

Atualmente, no entanto, o Gigante teve uma redução para 74.570. O que tem agravado esse cenário, além da questão da pandemia em si, foi o rebaixamento à Série B e a insatisfação de alguns torcedores por causa do que aconteceu na eleição do ano passado.

O levantamento mostrou que o Vasco teve a maior queda, mas que ainda se mantém entre os principais programas de sócio-torcedor do Brasil. Apenas o Internacional aparece à frente do Vasco, somando, segundo divulgado por eles, um total de 100 mil associados, número informado no começo deste ano, perdendo apenas 20 mil durante a pandemia.

Confira lista de sócios dos principais clubes do Brasil

Atlético-MG — Início de 2020 – 20 mil / Abril de 2021 – 52 mil

Bahia — Início de 2020 – 45 mil / Abril de 2021 – 23 mil

Botafogo — Início de 2020 – 25 mil / Abril de 2021 – 21 mil

Ceará – Início de 2020 – 21 mil / Abril de 2021 – 22 mil

Corinthians — Início de 2020 – 68 mil / Abril de 2021 – 20 mil

Cruzeiro — Início de 2020 – 58 mil / Abril de 2021 – 53 mil

Flamengo — Início de 2020 – 125 mil / Abril de 2021 – 58 mil

Fluminense — Início de 2020 – 23 mil / Abril de 2021 – 32 mil

Fortaleza — Início de 2020 – 35 mil / Abril de 2021 – 13 mil

Grêmio — Início de 2020 – 90 mil / Abril de 2021 – 70 mil

Internacional* – Início de 2020 – 120 mil / Abril de 2021 – 100 mil

Palmeiras – Não informa os números por política do clube

Santos — Início de 2020 – 22 mil / Abril de 2021 – 20 mil

São Paulo — Início de 2020 – 28.500 / Abril de 2021 – 30 mil

Vasco — Início de 2020 – 179 mil / Abril de 2021 – 75 mil

*O Internacional não detalhou se os 100 mil atuais estão ativos ou se há inadimplentes.

** Fontes (apuração com os próprios clubes, sites UOL, GE, O Tempo, ESPN e Diário do Nordeste)

*** Números arredondados

Novo programa de sócio a partir de maio ou junho

Reforçando que o levantamento foi publicado pelo site UOL Esporte. O vice-presidente de marketing do Vasco, Vitor Roma, se manifestou sobre o conteúdo levantado e se mostrou satisfeito com o fato de que o Gigante se manteve na segunda colocação mesmo diante de tudo. O dirigente ainda revelo que o Clube terá um novo plano de sócio a partir de maio ou junho.

– Muito orgulho da torcida do Vasco que mesmo em uma pandemia se mantém como 2o lugar no Brasil. E com o clube entregando muito pouco. Teremos um novo plano de sócios a partir de maio/junho e esperamos que ele seja muito melhor.

O programa de sócio-torcedor é uma fonte muito importante de receitas para os clubes. Quando o Vasco teve a grande ascensão no número de associados, a promessa era de que ocorreria um maior investimento no futebol, mas sabe-se que não foi bem assim. Nem os próprios salários do elenco foram colocados em dia, problema este que persiste até o momento.

Mais sobre:Sócio Gigante
9 comentários
  • Responder

    Uma grande parte desses “torcedores” são de viúvas do Leven, que deveria bancar a mensalidade deles. Eu também não votei no Salgado, mas é ele que tá lá, e tem que ser apoiado até a próxima eleição. Se os torcedores de verdade tivessem saído durante as péssimas gestões do Dinamite e do Eurico, o clube estaria sem torcedor. Mas todos seguraram a onda!!!! Esses que saíram agora não eram torcedores do clube!!!!!

    • Está confundindo as coisas. Apenas sócios estatutários podem votar. Os dados levantados pela matéria são de sócios torcedores custa não dá direito a voto. Um título de sócio proprietário no Vasco vale em torno de R$50.000 esse sim pode votar. Só pensar um pouco antes de digitar.

  • Responder

    O torcedor do Vasco está CERTO, tomando essa posição e eu concordo. Esses merdas não fazem nada pelo Vasco, QUEREM SÓ DINHEIRO e ainda querem fazer o torcedor de imbecil. QUEM ESTÁ PREJUDICANDO NOSSO TIME NÃO É PANDEMIA E SIM, ESSA DIRETORIA BOSTA E DIRIGENTES MERDAS QUE ESTÃO NO PODER HÁ 20 ANOS. ESSES CANALHAS SÃO PIORES DO QUE A COVID.19 E ESTÃO MATANDO LENTAMENTE O NOSSO GIGANTE DA COLINA. ESSES CANALHAS SÃO A COVID.19, E NÓS TORCEDORES SOMOS A VACINA. TEMOS QUE TER ATITUDE: VAMOS EXPULSAR ESSA GENTALHA DO VASCO URGENTE. É isso aí, Marden José Góes.

  • Responder

    Matéria mal escrita, não tem nada haver com pandemia, eu por exemplo cancelei quando processo eleitoral foi fraudado para o salgado virar presidente.

  • Responder

    O Vasco não perdeu sócios pela pandemia e sim por causa da patifaria nas eleições, o benefício que eu quero é time competitivo e diretoria legítima e transparente, sem manobras judiciais.

  • Responder

    Pandemia é meu piru, cansamos isso sim, tiveram o que quiseram da torcida, tudo tem limite, uma coisa foi provado: somos os melhores, bando de fDP.

  • Responder

    Tem que montar elenco que orgulhe de sermos vascaínos, caso contrário vai perder mais ainda.

  • Responder

    Quem afastou os mais de cem mil sócios não foi covid, e sim o trambiqueiro salgado.

  • Responder

    Cancelei meu sócio torcedor e nao dou mais um centavo enquanto esses bandidos tiver no poder

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.