Vasco perde mais de 100 mil sócios durante a pandemia, mas segue em 2º no Brasil

O Vasco da Gama atualmente conta com quase 75 mil sócios-torcedores, ficando atrás apenas do Internacional no ranking brasileiro.

Estádio São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Reprodução Espn Brasil)

O site UOL Esporte levantou as percas dos clubes brasileiros no quesito sócio-torcedor durante a pandemia de Covid-19, e o Vasco da Gama apareceu com uma perda bastante significativa, cerca de 104 mil, entre o começo de 2020 e abril deste ano.

No começo de 2020 o Vasco estava com 179 mil sócios-torcedores, número expressivo que conseguiu na campanha de associação em massa que aconteceu entre novembro e dezembro de 2019. Com isso, o Gigante se tornou o clube brasileiro com mais associados no Brasil e um dos maiores do mundo.

Atualmente, no entanto, o Gigante teve uma redução para 74.570. O que tem agravado esse cenário, além da questão da pandemia em si, foi o rebaixamento à Série B e a insatisfação de alguns torcedores por causa do que aconteceu na eleição do ano passado.

O levantamento mostrou que o Vasco teve a maior queda, mas que ainda se mantém entre os principais programas de sócio-torcedor do Brasil. Apenas o Internacional aparece à frente do Vasco, somando, segundo divulgado por eles, um total de 100 mil associados, número informado no começo deste ano, perdendo apenas 20 mil durante a pandemia.

Confira lista de sócios dos principais clubes do Brasil

Atlético-MG — Início de 2020 – 20 mil / Abril de 2021 – 52 mil

Bahia — Início de 2020 – 45 mil / Abril de 2021 – 23 mil

Botafogo — Início de 2020 – 25 mil / Abril de 2021 – 21 mil

Ceará – Início de 2020 – 21 mil / Abril de 2021 – 22 mil

Corinthians — Início de 2020 – 68 mil / Abril de 2021 – 20 mil

Cruzeiro — Início de 2020 – 58 mil / Abril de 2021 – 53 mil

Flamengo — Início de 2020 – 125 mil / Abril de 2021 – 58 mil

Fluminense — Início de 2020 – 23 mil / Abril de 2021 – 32 mil

Fortaleza — Início de 2020 – 35 mil / Abril de 2021 – 13 mil

Grêmio — Início de 2020 – 90 mil / Abril de 2021 – 70 mil

Internacional* – Início de 2020 – 120 mil / Abril de 2021 – 100 mil

Palmeiras – Não informa os números por política do clube

Santos — Início de 2020 – 22 mil / Abril de 2021 – 20 mil

São Paulo — Início de 2020 – 28.500 / Abril de 2021 – 30 mil

Vasco — Início de 2020 – 179 mil / Abril de 2021 – 75 mil

*O Internacional não detalhou se os 100 mil atuais estão ativos ou se há inadimplentes.

** Fontes (apuração com os próprios clubes, sites UOL, GE, O Tempo, ESPN e Diário do Nordeste)

*** Números arredondados

Novo programa de sócio a partir de maio ou junho

Reforçando que o levantamento foi publicado pelo site UOL Esporte. O vice-presidente de marketing do Vasco, Vitor Roma, se manifestou sobre o conteúdo levantado e se mostrou satisfeito com o fato de que o Gigante se manteve na segunda colocação mesmo diante de tudo. O dirigente ainda revelo que o Clube terá um novo plano de sócio a partir de maio ou junho.

– Muito orgulho da torcida do Vasco que mesmo em uma pandemia se mantém como 2o lugar no Brasil. E com o clube entregando muito pouco. Teremos um novo plano de sócios a partir de maio/junho e esperamos que ele seja muito melhor.

O programa de sócio-torcedor é uma fonte muito importante de receitas para os clubes. Quando o Vasco teve a grande ascensão no número de associados, a promessa era de que ocorreria um maior investimento no futebol, mas sabe-se que não foi bem assim. Nem os próprios salários do elenco foram colocados em dia, problema este que persiste até o momento.

Mais sobre:Sócio Gigante
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
9 comentários
  • Responder

    Uma grande parte desses “torcedores” são de viúvas do Leven, que deveria bancar a mensalidade deles. Eu também não votei no Salgado, mas é ele que tá lá, e tem que ser apoiado até a próxima eleição. Se os torcedores de verdade tivessem saído durante as péssimas gestões do Dinamite e do Eurico, o clube estaria sem torcedor. Mas todos seguraram a onda!!!! Esses que saíram agora não eram torcedores do clube!!!!!

    • Está confundindo as coisas. Apenas sócios estatutários podem votar. Os dados levantados pela matéria são de sócios torcedores custa não dá direito a voto. Um título de sócio proprietário no Vasco vale em torno de R$50.000 esse sim pode votar. Só pensar um pouco antes de digitar.

  • Responder

    O torcedor do Vasco está CERTO, tomando essa posição e eu concordo. Esses merdas não fazem nada pelo Vasco, QUEREM SÓ DINHEIRO e ainda querem fazer o torcedor de imbecil. QUEM ESTÁ PREJUDICANDO NOSSO TIME NÃO É PANDEMIA E SIM, ESSA DIRETORIA BOSTA E DIRIGENTES MERDAS QUE ESTÃO NO PODER HÁ 20 ANOS. ESSES CANALHAS SÃO PIORES DO QUE A COVID.19 E ESTÃO MATANDO LENTAMENTE O NOSSO GIGANTE DA COLINA. ESSES CANALHAS SÃO A COVID.19, E NÓS TORCEDORES SOMOS A VACINA. TEMOS QUE TER ATITUDE: VAMOS EXPULSAR ESSA GENTALHA DO VASCO URGENTE. É isso aí, Marden José Góes.

  • Responder

    Matéria mal escrita, não tem nada haver com pandemia, eu por exemplo cancelei quando processo eleitoral foi fraudado para o salgado virar presidente.

  • Responder

    O Vasco não perdeu sócios pela pandemia e sim por causa da patifaria nas eleições, o benefício que eu quero é time competitivo e diretoria legítima e transparente, sem manobras judiciais.

  • Responder

    Pandemia é meu piru, cansamos isso sim, tiveram o que quiseram da torcida, tudo tem limite, uma coisa foi provado: somos os melhores, bando de fDP.

  • Responder

    Tem que montar elenco que orgulhe de sermos vascaínos, caso contrário vai perder mais ainda.

  • Responder

    Quem afastou os mais de cem mil sócios não foi covid, e sim o trambiqueiro salgado.

  • Responder

    Cancelei meu sócio torcedor e nao dou mais um centavo enquanto esses bandidos tiver no poder

Comente

Veja também
Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Jorge Salgado revela que pedirá benemerência para Zé Colmeia
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.