Vasco volta a se consolidar no G4 mesmo com oscilação no returno

Vasco da Gama mantém diferença "confortável" para o quinto colocado e aumenta suas chances de retorno para à elite do futebol brasileiro.

Nenê e Andrey Santos comemorando gol contra o Tombense
Nenê e Andrey Santos comemorando gol contra o Tombense (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Mesmo passando por seu momento mais irregular nesta Série B, o Vasco segue consolidado no G-4. Atualmente na quarta colocação, com 42 pontos, o Cruz-Maltino tem oito pontos de vantagem para o Londrina, atual quinto colocado da competição. Assim, de acordo os principais matemáticos sobre probabilidades no futebol, o Gigante da Colina tem, agora, mais de 70% de chances de conseguir o acesso para a Série A.

Segundo site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, após a última vitória por 3 a 1 sobre o Tombense, no sábado, em São Januário, o Vasco chegou a 72% de chances de subir. Já para o Departamento de Matemática da UFMG, que tem um grupo que realiza este trabalho envolvendo futebol desde 2005, o Cruz-Maltino tem 70,2% de probabilidade de conseguir uma vaga no G-4 da competição.

Desde a chegada do técnico Maurício Souza e, agora, neste segundo período com o interino Emilio Faro, o Vasco tem passado por um momento de irregularidade. O time, que já foi vice-líder e ficou perto do Cruzeiro, caiu para a quarta colocação. Mas os times fora do G-4 não conseguiram se aproximar e, de uma forma ou de outra, o Cruz-Maltino segue pontuando mais do que os adversário abaixo.

Agora, esta vantagem a adquirida pode ser cada vez mais importante. O Cruz-Maltino tem pela frente uma dura sequência fora de casa contra o CSA, que luta para escapar da zona do rebaixamento, e o confronto direto contra o Bahia. O primeiro compromisso, com o time alagoano, acontece na próxima quinta-feira, às 20h, no Rei Pelé, pela 25ª rodada da competição.

Fonte: Esportes News Mundo

Mais sobre:G4
Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.