Opinião: caminho para retorno do Vasco às glórias passa pela torcida

A torcida do Vasco tem mostrado a sua força em campanhas, mas ainda é preciso que esse potencial olhado com mais carinho.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Marcelo Theobald)

“Ergui meu templo para vencer…”

Este trecho da música ‘Camisas Negras’, ecoada em São Januário em dias de partidas, retrata bem a atual realidade do Vasco da Gama. Se um um dia a torcida já ergueu o estádio próprio do Clube, atualmente ela está sendo fundamental num novo objetivo: reerguer o Gigante. O que seria dele hoje, 29 de maio de 2019, sem a participação dos seus torcedores?

É uma pergunta que não dá para responder de forma exata, mas com certeza estaria mais ‘afogado’ do que se encontra agora. É óbvio que todos os clubes precisam e contam com o apoio de seus torcedores, mas o que os vascaínos têm mostrados ultimamente é fora do comum. Mesmo diante de anos delicados, sem títulos, e com poucos motivos para sorrir, a massa vascaína tem atendido aos chamados do Clube.

Como? O Vasco começou a entender, diante dos problemas, que não vai a lugar nenhum sem a sua torcida. Então, tem a mobilizado em diversas ações muito especiais como, por exemplo, a campanha de arrecadação para a construção do CT, associação em massa na Black Friday e agora renovação, e a mais recente, venda de ingressos simbólicos para a reprise do jogo do título da Libertadores de 98, sendo que toda a renda seria destinada para pagar funcionários.

São campanhas e mais campanhas que a torcida tem abraçado com a esperança de ver um Vasco melhor. O vascaíno, mesmo machucado, não abandona, segue na luta e nutre a esperança de que logo verá o Gigante sendo Gigante em campo novamente. Para que isso aconteça, no entanto, tudo indica que ainda terá um longo e árduo caminho pela frente, onde os torcedores seguirão tendo um papel fundamental.

Mesmo que em relação à política não se veja, a união vascaína sempre aparece em causas importantes relacionadas ao Vascão. Além das iniciadas pelo próprio Clube, o que se vê são outras diversas campanhas onde também se vê a aderência da torcida. Os atletas do remo precisam de ajuda após quase 1 ano de salários atrasados? Tome doações! A galera do paralímpico precisa de suporte após o fim do departamento? E mais doações! Ajuda para os professores do Colégio Vasco da Gama que estão sem receber? Tem também! É sensacional.

O que se percebe nisso tudo é que o Vasco tem um potencial enorme que ainda não é usado como se deve: a sua torcida. As campanhas já realizadas pelo Clube é um começo, uma pequena amostra da capacidade. Para chegar junto os vascaínos não pedem muito, apenas que seja realizado um trabalho sério e transparente na causa em questão, e assim os resultados logo são perceptíveis. A prova disso é o sucesso na campanha do CT. No entanto, é notável que é possível fazer mais através disso, e precisa ser trabalhado com mais profundidade por seja quem estiver na presidência.

Por Willams Meneses

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
19 de janeiro de 2022
Há 20 anos, camisa 11 era aposentada pelo Vasco em homenagem a Romário

Decisão de homenagear Romário aconteceu em 19 de janeiro de 2002 e partiu do então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda.

Contratos de Conceição, Yuri Lara e Bruno Nazário são registrados no BID da CBF

Com isso, os 3 atletas, que devem ser titulares ao longo da temporada, já estão oficialmente aptos a atuar pelo Vasco da Gama.

Vasco realizará nesta sexta debate sobre a possível implantação da SAF no Clube

Debate terá início às 10h30min e contará com a presença do 2º VP Geral do Vasco da Gama, Duque Estrada, e do VP Jurídico, Zeca Bulhões.

Veja a chegada de Getúlio ao CT Moacyr Barbosa

Confira o momento em que Getúlio chegou ao CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira, para assinar com o Vasco da Gama.

Vasco acerta contratação de Getúlio; atacante esteve no CT Moacyr Barbosa

Getúlio esteve no CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira para realizar exames e posteriormente ser anunciado como reforço do Vasco da Gama.

Matheus Barbosa é apresentado oficialmente pelo Vasco

O meio-campista Matheus Barbosa foi apresentado oficialmente pelo Vasco da Gama nesta quarta-feira, com transmissão da Vasco TV.

Weverton é registrado no BID da CBF e já pode estrear pelo Vasco

Weverton, reforço do Vasco da Gama para a temporada 2022, teve seu registro publicado nesta quarta-feira no BID da CBF.

Assista à apresentação de Matheus Barbosa

Assista à apresentação do volante Matheus Barbosa, que chega para reforçar o Vasco da Gama na temporada 2022.

Saiba mais sobre o possível interesse do grupo 777 Partners em comprar o Vasco

O grupo 777 Partners demonstrou interesse na compra do Vasco da Gama, porém ainda não há negociações em andamento.

Vasco empresta Tiago Reis ao Botafogo-SP

O atacante Tiago Reis, que pertence ao Vasco da Gama, foi anunciado nesta quarta-feira como reforço do Botafogo-SP.

Veja mais notícias