Zebra na Copa do Mundo, Arábia Saudita foi derrotada pelo Vasco em 1990

O Vasco da Gama venceu a Arábia Saudita por 2x1, em amistoso disputado em São Januário, com grande atuação do ídolo Roberto Dinamite.

Vasco venceu a Arábia Saudita em amistoso em 1990
Vasco venceu a Arábia Saudita em amistoso em 1990 (Foto: Reprodução/ O Globo)

Primeira grande surpresa da Copa do Mundo de 2022, ao vencer a Argentina no Qatar, nesta terça-feira, a Arábia Saudita já enfrentou o Vasco em pleno Rio de Janeiro. Em amistoso realizado em agosto de 1990, o Cruz-Maltino recebeu os sauditas para um jogo comemorativo em São Januário e venceu por 2 a 1, com direito a boa atuação do ídolo Roberto Dinamite.

Em meio ao imbróglio sobre o Campeonato Carioca de 1990, em que Botafogo e Vasco tinham interpretações diferentes sobre o regulamento e cada um se declarava campeão do Estadual, o Cruz-Matino marcou um amistoso contra a Arábia Saudita para um “jogo das faixas”, em que o adversário entregaria a honraria pelo título Estadual. Os sauditas estavam no Brasil para uma série de amistosos. Poucos dias antes, eles haviam vencido o Fluminense em Laranjeiras.

E assim aconteceu. Em um São Januário esvaziado, com apenas 1.876 torcedores, o Vasco recebeu a seleção da Arábia Saudita em 5 de agosto daquele ano, enquanto o STJD ainda analisava o processo sobre o Campeonato Carioca. Mesmo assim, antes da bola rolar, os sauditas entregaram a faixa de campeão do Estadual para os jogadores do Vasco. No entanto, poucos dias depois, o STJD confirmou o título ao Glorioso.

De acordo com relato do jornal “O Globo”, “o jogo foi dos mais fracos”. O Vasco abriu o placar aos 15′, com Tita finalizando após passe de Roberto Dinamite. Depois, aos 4′ do 2º tempo, Jamil empatou após falha da zaga vascaína em falta cruzada na área. Mas, no fim, novamente com uma bela assistência do ídolo Roberto, Anderson garantiu a vitória do Vasco por 2 a 1.

O Vasco atuou naquela partida com: Acácio (Régis); Luís Carlos, Célio, Quiñonez e Cássio; Zé do Carmo, William e Bismarck; Tita (Sorato), Roberto e Tato (Anderson). O técnico era Alcir Portela.

Recorte de jornal da época sobre o amistoso
Recorte de jornal da época sobre o amistoso (Foto: Reprodução/Biblioteca Nacional)

A imprensa da época, no entanto, não deu muito destaque ao jogo. Devido ao imbróglio com o Botafogo pelo título do Campeonato Carioca, o “Jornal do Brasil” chamou a partida da “entrega das faixas” de “encenação” e disse que São Januário havia virado o “maior teatro do Brasil”. Além disso, o nível do jogo também foi criticado. De acordo com o diário, foi uma “terrível partida”.

Fonte: Esporte News Mundo

Comente

Veja também
Pedrinho x 777: saiba próximos passos da queda de braço pelo controle do Vasco

Vasco da Gama obteve nova vitória sobre a 777 Partners na Justiça e manteve o comando do futebol com o Clube Associativo.

Vegetti brinca e pede Coutinho na Seleção Brasileira

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti comentou uma publicação de Philippe Coutinho pedindo o meia na Seleção Brasileira.

Veja os possíveis adversários do Vasco nos playoffs da Sul-Americana

Classificado para os playoffs da Sul-Americana, o Vasco da Gama tem 4 prováveis adversários para decidir vaga nas oitavas.

Discursos de Vegetti e Coutinho marcam os bastidores da classificação do Vasco

Vasco da Gama venceu o Melgar-PER, em São Januário, e avançou para a fase de playoffs da Copa Sul-Americana.

Paulo Henrique festeja boa fase, sonha com Seleção e cita Wesley, do Flamengo

Paulo Henrique já se firmou como um dos destaques do Vasco da Gama e está entre os melhores jogadores da posição no país.

Carregal revela que 777 não pagou integralmente empréstimo feito pela SAF

Felipe Carregal afirmou que o empréstimo feito pela 777 Partners não teve a aprovação do Conselho Fiscal do Vasco.

Vasco perde para o Bragantino pela 12ª rodada do Brasileiro Sub-20

O Vasco perdeu para o Red Bull Bragantino pelo placar de 3×2 pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Paulo Henrique comemora classificação e elogia trabalho de Diniz

Autor de um dos gols do Vasco da Gama, Paulo Henrique comemora classificação aos playoffs e fala sobre trabalho de Diniz.

Justiça mantém gestão Pedrinho no controle da SAF do Vasco

A Justiça mantém decisão liminar que afasta 777 Partners do controle da SAF do Vasco e diretoria de Pedrinho segue no comando;

Rayan cresce em rendimento sob o comando de Diniz

Titular absoluto do Vasco da Gama com Fernando Diniz, Rayan cresce de rendimento com o treinador e aumenta participações em gols.