Wellington Monteiro relembra passagem pelo Vasco e gol contra o Flamengo

Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco da Gama, relembrou sua passagem pelo Clube e gol histórico contra o Flamengo em 2003.

Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco
Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco (Foto: Toru Yamanaka/AFP)

Um dos jogadores com passagem marcante por São Januário é o ex-volante e lateral-direito Wellington Monteiro, autor do gol que garantiu a conquista do Vasco da Gama ao título da Taça Guanabara de 2003.

Naquela ocasião, o técnico Antônio Lopes sem opção para a lateral-esquerda decidiu escalar Monteiro improvisado na posição no clássico contra o Flamengo, que finalizou em 1×1.

Em entrevista ao Globo Esporte, Wellington Monteiro relembrou sua passagem pelo Gigante da Colina, em especial o gol mais falado da sua história como jogador de futebol.

– Primeiro que eu estava de lateral-esquerdo, que nunca foi minha posição. E segundo que eu estava todo torto de lateral-esquerdo (risos). Lembro que o Lopes me chamou brincando, com aquela brincadeira dele, grossa. Ele falou assim: “Quer jogar a final? Respondi: ‘Claro!’. E ele: ‘Só que tem um porém: de lateral-esquerdo’. Tudo bem, mas aí ele disse: “Tem uma situação a fazer, não passar do meio.

Monteiro disse que ele viveu um dilema no jogo, pois quando não passava do meio-campo ele era criticado pelos torcedores, e quando ele avançou, Antônio Lopes pediu para ele voltar.

– Só que no jogo, quando eu pegava na bola, tinha um espaço normal para eu jogar. Mas eu tinha uma parte tática de não apoiar, e as pessoas que estão de fora não entendem, e a gente releva isso. Com uns 20 e poucos minutos, a torcida já estava vaiando muito, mas muito… Ao mesmo tempo eu pensava assim: “Se eu não atacar, eu estou morto”. Aí lembro que fui atacar, e o Lopes gritou: ‘Volta, Monteiro’.

A ‘fugidinha’ de Wellington Monteiro garantiu o título do Cruzmaltino. Em outra parte da entrevista, ele comenta como surgiu o gol considerado por ele o melhor da sua carreira.

– Aí na segunda vez, eu pensei: ‘Tenho que ser audacioso. Se eu ficar esperando, já era, meu irmão’. Tem que hora que tem que deixar a parte tática de bola. Foi aí que dei a bola no Marcelinho e avancei. Aí o Marcelinho deu um lançamento espetacular. E muitos falam só do lançamento espetacular, mas não falam do gol. E eu fui muito feliz e acabei fazendo o melhor gol da minha carreira. Um gol de título.

A página Crvgmultimidia, no Youtube, destacou o gol marcado pelo jogador, na conquista do título da Taça Guanabara do ano de 2003.

Confira no vídeo

Os problemas de pagamentos salariais já assolavam o Vasco naquele período. Quando questionado na entrevista sobre a comemoração do gol, Monteiro ressaltou que o gol foi muito especial, pois naquele período ele estava passando por problemas financeiros e o Vasco estava com dificuldades para pagar os salários.

– Chorei porque estava vivendo uma situação muito crítica mesmo. Não aguentei nem falar. Se eu te falar, parece mentira. Eu estava passando uma dificuldade muito grande na parte financeira, porque o Vasco não estava pagando na época. Estávamos um bom tempo sem receber, passando sufoco violento em casa. Às vezes falava para a minha esposa pegar meus filhos e levar na minha mãe para almoçar ou na minha sogra. Lembro que a gente estava na concentração e fomos descer para almoçar. Restaurante de hotel é aquela mesa farta, com tudo, e eu pensando: ‘Vou comer do bom e do melhor, e a minha família sem ter o que comer em casa.

Wellington Monteiro é motivo de inspiração para os vascaínos. Nesta quinta-feira (15), a equipe enfrenta o Flamengo pela nona rodada do Campeonato Carioca. A vitória do Gigante é essencial para que o Clube aumente suas chances de classificação às semifinais do Estadual.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.