VP jurídico explica ação contra a 777 e garante autonomia a Lúcio Barbosa

O VP jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que nada muda na SAF, incluindo a negociação com o técnico Álvaro Pacheco.

Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco
Felipe Carregal, vice-presidente jurídico do Vasco (Foto: Marcelo Wance/Vasco da Gama)

O vice-presidente jurídico do clube, Felipe Carregal Sztajnbok, participou ao vivo do “Seleção sportv”, nesta quinta-feira, para explicar o movimento que tira o controle da SAF do Vasco das mãos da 777. O advogado disse que a SAF permanece e que não há interesse do presidente Pedrinho em gerir o futebol, mas que o objetivo é buscar um novo parceiro.

– É importante ressaltar que a SAF permanece, não temos nenhum interesse em afastar o modelo nem em fazer gestão do futebol. A SAF, como toda sociedade anônima, tem um conselho de administração, que a orienta. Com essa decisão, o Vasco vai ser maioria nesse conselho e, embaixo dele, tem a SAF. A SAF tem o CEO, no caso o Lúcio Barbosa, e ele tem autonomia para executar a estratégia do conselho de administração. Ou seja, não teremos interferência direta na administração da SAF. Nosso papel, via conselho, é orientar e fiscalizar a sociedade. Não há intervenção direta – afirmou ele.

– Sem dúvidas, este é o principal motivo (o receio de que a 777 quebre). A gente avaliou os riscos, e a decisão foi tomada com base no nosso entendimento do direito e do cenário. Estamos certos da necessidade de ter feito isso. Nosso interesse é que a SAF encontre um parceiro que tenha mais afinidade e cuidado com o Vasco, que entenda de Vasco, entenda o torcedor. Naturalmente, entendemos que esse novo parceiro será necessário – completou Carregal.

Perguntado sobre mudanças imediatas no futebol, Felipe Carregal explicou que a gestão da SAF segue como está, com o CEO Lúcio Barbosa tomando as decisões, inclusive sobre o novo treinador – o Vasco tem acerto encaminhado com o português Álvaro Pacheco. A disputa do clube é com o sócio- majoritário, no caso a 777 Partners, que tem sido alvo de acusações fora do Brasil.

– A SAF tem autonomia, a negociação com o futuro técnico passa pela SAF, que vai continuar conduzindo a negociação. A gente não interfere nesta gestão, o que está em curso continuará. Do ponto de vista prático nada muda para a SAF. O CEO Lúcio Barbosa tem autonomia para tomar as decisões e vai continuar tomando. Nosso controle é feito através do conselho de administração – explicou o VP jurídico.

– Defendo a Lei da SAF e sua importância no Brasil. O problema que estamos vivendo hoje no Vasco é específico com o investidor por questões lá de fora, hoje também saiu uma decisão na Bélgica. Isso só reforça nossa cautela e nos dá a tranquilidade de saber que tomamos a decisão no momento certo. Acreditamos que isso vai acontecer em outros lugares. Temos noção do peso, mas estamos tranquilos com esse movimento que fomos obrigados a fazer – concluiu Carregal.

A 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou, na noite desta quarta-feira, pedido do clube e tirou o controle da SAF do Vasco das mãos da 777 Partners. A decisão em caráter liminar é assinada pelo juiz Paulo Assed Estefan. A empresa americana vai recorrer.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Pequeno Gui em quarto personalizado de Vasco
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.