Volante ou zagueiro? Jornalistas opinam como o Vasco deve aproveitar Zé Gabriel

O jovem Zé Gabriel chega ao Vasco da Gama em baixa, mas tem o passe como grande trunfo para dar certo com a camisa vascaína.

Zé Gabriel, zagueiro cogitado no Vasco
Zé Gabriel em ação pelo Internacional em 2020 (Foto: Ricardo Duarte)

Com duas vitórias em três jogos no Campeonato Carioca, o Vasco deve anunciar nos próximos dias seu 13º reforço para a temporada: Zé Gabriel, do Inter, que será envolvido numa troca com Bruno Gomes. Aos 23 anos,o jogador vem de temporadas irregulares no Colorado e busca redenção no time do xará Zé Ricardo.

Zé Gabriel é cria das categorias de base do Internacional e foi puxado para o time principal por Eduardo Coudet em 2019, quando tinha 20 anos. Volante de origem, no entanto, ele foi adaptado como zagueiro pela direita para atuar ao lado de Victor Cuesta. “A ideia era apostar na saída de bola”, recorda o repórter Tomas Hammes, setorista do Colorado no ge.

Esse, aliás, é o seu principal trunfo: o passe. Dessa maneira, Zé chegou a ter boas atuações no Inter. O número de jogos em que atuou pulou de dois (2019) para 36 (2020). Mas seu rendimento caiu e ele acabou perdendo espaço depois da saída de Coudet e a chegada do técnico Abel Braga.

– Como zagueiro, Zé Gabriel não se deu bem. Embora bom passador, quando errava um passe armava o contragolpe adversário, que pegava a defesa toda fora do lugar porque ela estava saindo para o jogo – explica o jornalista Maurício Saraiva, comentarista do SporTV.

Com Miguel Ángel Ramírez, ainda na posição de zagueiro, Zé Gabriel voltou a jogar, fez seus dois primeiros gols como profissional em 2021, mas cometeu falhas que irritaram a torcida. A principal delas, que o deixou mais marcado, foi o gol contra marcado na derrota por 5 a 1 para o Fortaleza em junho do ano passado. Assista:

Nos últimos jogos com a camisa do Inter, já sob o comando de Diego Aguirre, Zé voltou a jogar na posição de origem. Ele atuou em 22 partidas na temporada passada.

Veja a opinião e análise de quem acompanhou Zé Gabriel no Inter:

Maurício Saraiva, comentarista do SporTV

“Zé Gabriel é primeiro volante de bom passe e boa bola aérea defensiva. Eduardo Coudet tentou adaptá-lo à zaga pela direita, mas o técnico não foi bem-sucedido na experiência. Como zagueiro, Zé Gabriel não se deu bem. Embora bom passador, quando errava um passe armava o contragolpe adversário, que pegava a defesa toda fora do lugar porque ela estava saindo para o jogo. Zé Gabriel acabou perdendo espaço no Inter inclusive em sua posição de origem. De volante, pode contribuir no Vasco”.

Tomás Hammes, setorista do Inter no ge

“Após a venda de Bruno Fuchs, em 2020, Zé Gabriel foi pinçado por Eduardo Coudet para ser o parceiro de Víctor Cuesta. A ideia era apostar na saída de bola do zagueiro, que era volante anteriormente. Até apresentou um bom início, tanto por baixo quanto por cima. Depois teve atuações irregulares justamente por erros ao tentar acionar os companheiros na construção das jogadas.

Perdeu espaço com Abel Braga, mas recuperou com Miguel Ángel Ramírez. Novamente, cometeu falhas, que irritaram a torcida. O gol contra na goleada por 5 a 1 para o Fortaleza o colocou ainda mais sob contestação. Já com Diego Aguirre, conversou com o treinador e pediu para disputar uma posição como volante. Com o novo ano, o Inter definiu que estava fora dos planos e buscaria compor um negócio para que voltasse a desempenhar com tranquilidade”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Zé Gabriel
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Jogador horrível em qualquer posição.
    Esqueceram de falar sobre o gol contra ridículo que fez e que a torcida do Inter o chama de Zé Delivery.

  • Responder

    MEU DEUS JÁ NÃO BADTAVA O ISAQUE E AGORA ZE GABRIEL.
    ONDE VAMOS PARAR COM TANTA PORCARIA.
    JÁ VIMOS ESTE FILME COM O INCOMPETENTE PÁSSARO

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.