Vitor Roma celebra ações LGBTQIA+ do Vasco e projeta novas iniciativas

Vice-presidente de Marketing do Vasco da Gama, Vitor Roma detalhou as ações do Vasco contra a homofobia e traçou novas metas.

Mosaico Vasco respeito
Mosaico Vasco respeito (Foto: Divulgação)

As ações promovidas pelo Vasco da Gama em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, em especial a camisa com as cores do arco-íris, além de terem sido um sucesso, levantaram uma série de debates sobre respeito e diversidade na comunidade do futebol, que em sua grande maioria é extremamente homofóbica.

Sobre esses temas, o vice-presidente de Marketing do Clube, Vitor Roma afirmou, em entrevista ao SBT Sports, que a intenção do Cruzmaltino é aquecer essa discussão para tornar o meio esportivo cada vez mais inclusivo.

– Seria hipocrisia lançar uma camisa e lembrar do assunto de novo apenas no ano que vem. O que o Vasco propõe é o lançamento de mais ações. A nossa ideia é liderar uma discussão nacional nesse sentido. Até porque a gente precisa transformar os estádios em lugares mais acessíveis para todos.

O dirigente destacou a forma como uma boa parcela dos torcedores se comportam de maneira inapropriada nos estádios e reforçou que é obrigação dos clubes promoverem ações de conscientização.

– Eu fui um torcedor de arquibancada. Eu cantei durante muitos anos cânticos homofóbicos, e eu melhorei. Se eu melhorei, outras pessoas também podem. É responsabilidade dos clubes fazer com que isso chegue em mais pessoas. Não apenas nos estádios, mas nas próprias dependências, entre os funcionários, os jogadores… O futebol é um meio machista e extremamente preconceituoso. Nós precisamos buscar soluções”

Vitor Roma afirmou que uma nova ação contra a homofobia será lançada em breve. Ele também revela que os projetos do Gigante da Colina contam com a participação do grupo “Vasco LGBTQIA+”.

– Precisamos ouvir quem sofre esse preconceito. Os donos da dor precisam sentar na mesa como a gente. Tem um grupo chamado “Vasco LGBTQIA+” e eles foram chamados desde o início para opinar sobre as ações e ver as camisas. Eles precisam estar na mesa de debate para buscar soluções”.

Sucesso na venda de camisas

Os torcedores esgotaram primeira remessa das novas camisas do Vasco em poucas horas, mas o clube já está se movimentando para reabastecer o estoque das lojas.

– Como a gente guardou a camisa a sete chaves, ninguém viu antes, o lojista comprou menos. Agora a gente vai ter um segundo lote e outras surpresas. Não estamos traçando expectativa, mas tenho certeza que vai esgotar de novo. Quando a gente medir os números essa novidade vai estar entre os principais cases de lançamentos de camisas do Brasil de todos os tempos.

Vitor Roma conta que as práticas inclusivas do Vasco tem o apoio de todos os departamentos do clube, e que objetivo é que o Clube de São Januário possa ser um instrumento de transformação.

– Existem causas que são as causas da vez, as causas importantes, e o Vasco não pode ficar fora dela. O combate à violência e a qualquer tipo de discriminação é o DNA do Vasco desde a sua fundação. A gente não ia ficar fora disso. Não é a importância de realizar uma ação, é a obrigação do Vasco de realizar uma ação.

Um dos combustíveis para o sucesso das campanhas do Vasco pró LGBTQIA+ foi o gesto histórico protagonizado pelo argentino Germán Cano, ao comemorar o gol que abriu o placar na vitória diante do Brusque, levantando a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da diversidade e da luta por direitos iguais.

Mais sobre:Vitor Roma
3 comentários
  • Responder

    Logo o Vitor Roma que chamava toma mundo de viado nas redes sociais? Esse Vasco virou terra de ninguém msm, bizarro…

  • Responder

    Concordo com você Edivaldo, essa diretoria deveria era se preocupar em voltar a fazer o nosso time grande e respeitado, e devolver o orgulho de torcer pelo VASCO DA GAMA, é dese orgulho que precisamos. É impressionante como um time só, tem tanta gente incompetente administrado o clube e como num time só tem tanto jogador ruim. É uma pena, mas cada dia chegamos a conclusão que estão desmoralizando o grande GIGANTE DA COLINA. É isso, Marden Góes, Vasco sempre e Vasco para sempre.

  • Responder

    Tem que focar é no futebol horrível que essa porqueira desse time tá apresentando, desse jeito está rumo a série ‘C” aí vcs vão vender muita camisa mesmo

Comente

Veja também
Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco recebe proposta para jogar contra o Flamengo no Maranhão; veja valor

O Vasco recebeu proposta de um grupo de empresários para manar o jogo contra o Flamengo para o Castelão, em São Luís.

Vasco rejeita proposta do Internacional por Puma

O lateral-direito Puma entra na mira do Internacional, mas o Vasco da Gama rejeitou a proposta do clube gaúcho.

Bepe veta clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário

O Bepe negou o pedido do Vasco para jogar o clássico contra o Flamengo no dia 19, pelo Brasileiro, em São Januário.

Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Dominguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.