Veja todos os jogadores que vestiram a 10 do Vasco após Roberto Dinamite

Grandes craques do futebol brasileiro, e outros nem tanto, usaram a camisa 10 imortalizada por Roberto Dinamite no Vasco da Gama.

Nenê comemora gol contra o Criciúma
Nenê comemorando gol contra o Criciúma pela Série B 2022 (Foto: André Durão)

Os vascaínos se despedem, nesta segunda e terça-feira, de Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco. O ex-atacante, que marcou seu nome no clube com artilharia e recordes nacionais, deixou enorme legado após se aposentar em 1992. Tanto que a diretoria pensa em eternizá-lo em sua camisa 10.

– Toda homenagem é pouca. Estamos pensando em eternizá-lo na camisa número 10 do Vasco. Vamos resolver como fazer isso – revelou Jorge Salgado, presidente do clube.

Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco. Entre idas e vindas, jogou mais de 20 anos no clube, entre 1971 e 1992. É o jogador que mais marcou gols com a camisa do clube. Foram 708 no total.

Nos últimos 30 anos, vários atletas vestiram a camisa 10 do Vasco. Alguns, não tanto quanto Dinamite, marcaram seus nomes na história, mas muitos passaram despercebidos. O ge relembra quem vestiu a histórica camisa desde a saída de Roberto justamente no momento em que a SAF busca no mercado um meia ofensivo de destaque para a temporada 2023.

De Bismarck a Nenê

O primeiro jogador a vestir o número 10 após a aposentadoria de Dinamite foi Bismarck. O meia jogou ao lado do atacante por quatro temporadas no Vasco e herdou a camisa do amigo. Na segunda-feira, o ex-jogador esteve em São Januário na despedida de Roberto.

Além de Bismarck e Edmundo, nomes como Vagner, Juninho Paulista, Pedrinho, Felipe, Petkovic, Morais, Diego Souza, Carlos Alberto e Nenê também alcançaram destaque com a 10.

Outro jogador que marcou uma geração mais recente no clube foi Morais. Apesar de não ter conquistado títulos, o meia se tornou um dos principais jogadores do Vasco no período de 2005 a 2008, quando foi para o Corinthians. Atuou em 140 partidas e anotou 32 gols.

– Nosso maior ídolo partiu, foi descansar, cumpriu seu papel aqui, combateu o bom combate, maior jogador da história desse clube gigante, coisa que não é fácil. Se o Vasco é desse tamanho, é respeitado hoje, tenho certeza que o Dinamite é um dos fatores para isso. Que fiquem as lembranças dele fazendo os golaços, um cara acima da média. Pude conviver com ele como presidente, sempre disposto a ajudar, uma pessoa maravilhosa – afirmou Morais ao ge.

“Fica minha gratidão a esse ser humano extraordinário. Gratidão por ter vestido a camisa 10 de Roberto Dinamite, um cara tão acima da média, um orgulho imenso. Foi digno e merecedor”, completou.

Dos mais recentes, Diego Souza é um que tem história com Dinamite. Ele foi o camisa 10 do título da Copa do Brasil em 2011e também na temporada seguinte, quando Roberto era o presidente do clube. Pelo Vasco foram 87 jogos e 30 gols em dois anos.

– Perdemos mais um grande ídolo do nosso futebol. Descanse em paz, Roberto Dinamite. Obrigado por tudo que você fez – escreveu Diego Souza nas redes sociais.

Além dos que marcaram seus nomes tem também aqueles que não se destacaram tanto com a camisa 10 do Vasco. Poucos se lembram, por exemplo, que Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, passou pelo clube em 1996, com 10 gols em 30 jogos.

Felipe, por sua vez, marcou época em 10 temporadas no Vasco e chegou a vestir a camisa mais icônica do futebol em 2002. Naquele ano, Ramon Menezes, hoje técnico da Seleção sub-20, também usou o uniforme.

Petkovic, que teve passagem marcante pelo rival Flamengo, também vestiu a 10 vascaína em duas das três temporadas que jogou em São Januário.

No período em que Dinamite foi presidente do Vasco, vestiram a camisa 10 Edmundo, Jeferson, Dodô, Zé Roberto, Diego Souza, Carlos Alberto e Pedro Ken. Desses, além de Edmundo, Carlos Alberto também participou do velório do maior ídolo do clube.

Mais recentemente, além de Nenê, o Vasco escalou Evander, Bruno César, Benítez e Morato com a camisa 10 de Roberto Dinamite nos últimos cinco anos.

Veja todos os camisas 10 do Vasco pós Roberto Dinamite*

  • 1993: Bismarck, Carlos Alberto Dias e Yan
  • 1994: Dener e William
  • 1995: Gian e Yan
  • 1996: Assis, Válber e Edmundo
  • 1997: Edmundo
  • 1998: Vagner
  • 1999: Ramon e Edmundo
  • 2000: Edmundo, Juninho Paulista e Pedrinho
  • 2001: Juninho Paulista e Léo Lima
  • 2002: Felipe e Ramon Menezes
  • 2003: Petkovic, Léo Lima e Edmundo
  • 2004: Beto e Petkovic
  • 2005: Allan Delon, Marco Brito, Fernandinho e Morais
  • 2006: Morais e Ramon
  • 2007: Morais e Perdigão
  • 2008: Edmundo
  • 2009: Jeferson
  • 2010: Dodô e Zé Roberto
  • 2011: Diego Souza
  • 2012: Diego Souza e Carlos Alberto
  • 2013: Carlos Alberto e Pedro Ken
  • 2014: Douglas
  • 2015: Marcinho, Jhon Cley e Nenê
  • 2016: Nenê
  • 2017: Nenê
  • 2018: Evander
  • 2019: Bruno César
  • 2020: Benítez
  • 2021: Morato
  • 2022: Nenê

* A pesquisa leva em consideração os nomes que mais vestiram a camisa 10 em cada ano e contou com a colaboração do jornalista André Garone, do Blog do Garone.

O futuro da camisa 10

Atualmente, a 10 do Vasco pertence a Nenê. O jogador de 41 anos a vestiu também em 2016 e 2017. Ele atuou pelo clube em cinco temporadas, com 188 jogos e 58 gols. Vai permanecer em 2023, com contrato até o final do Campeonato Carioca, mas o futuro da icônica camisa ainda é incerto.

– Não é um peso, na verdade a camisa 10 é uma honra. Ter o respeito dele, como a família me falou, me dá uma alegria muito grande, uma alegria poder representar o Roberto. Tem seu peso, mas é secundário em relação à honra de usar essa camisa – disse Nenê no adeus a Dinamite.

Apesar do acerto pela permanência de Nenê, a camisa 10 pode ter novo dono na segunda parte desta temporada. Isso porque a SAF está no mercado em busca de meia de peso. Foram contratados seis reforços até o momentos e outro dois estão acertados (Jair e Orellano). A intenção é que pelo menos mais três nomes cheguem para o Campeonato Carioca, e a prioridade é um jogador de meio-campo.

Para isso, o Vasco pretende abrir o bolso e investir boa grana na contratação. Alguns nomes do mercado sul-americano foram consultados, mas ainda não há acordo para fechar com o provável novo camisa 10 do clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Roberto Dinamite
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.