Vasco x Coritiba: confira mudanças e interdições nos arredores de São Januário

Jogo entre Vasco da Gama e Coritiba, nesta quinta (21), será o primeiro com presença de público em São Januário após a liberação da Justiça.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Getty Imagens)

A partida entre Vasco e Coritiba, nesta quinta-feira, pela 24ª rodada do Brasileirão, será a primeira realizada em São Januário desde a liberação da Justiça do Rio de Janeiro. Para extinguir o processo, o clube firmou um acordo com o Ministério Público que prevê diversas medidas de segurança em dias de jogos no estádio.

Isso significa que o entorno de São Januário estará diferente em comparação ao que os torcedores estão acostumados. Se você vai ao Vasco x Coritiba nesta quinta, aqui está um resumo preparado pelo ge sobre as principais mudanças:

Interdição de ruas

A Prefeitura do Rio de Janeiro elaborou um planejamento operacional de atuação, com responsabilidade distribuída entre diversos órgãos. As ações municipais seguirão três eixos principais: ordenamento urbano, mobilidade e monitoramento das principais vias em torno de São Januário.

O plano prevê a interdição de todo o perímetro do estádio, contemplando as seguintes vias: Avenida Roberto Dinamite, Rua Ricardo Machado, Rua Dom Carlos e Rua Francisco Palheta.

  • Avenida Roberto Dinamite – A via principal será interditada ao tráfego de veículos seis horas antes da partida. Por sua vez, a pista secundária sofrerá interdição a partir de 19h (de Brasília) desta quarta-feira, visando proibir o estacionamento no local. Os bloqueios serão feitos com blocos de concreto e grades.
  • Rua Ricardo Machado – Interdição seis horas antes da partida a partir da Rua Bela até a Praça Carmela Dutra
  • Rua São Januário – Será bloqueada entre a Rua Dom Carlos e Rua Francisco Palheta, trecho que será destinado aos torcedores visitantes. Sendo assim, pedestres com a camisa do Vasco serão proibidos de circular pela área.
  • Ruas Lima Barros, Newton Prado, Henrique Chaves e Ferreira Araújo – Também serão interditadas, mas por um período menor de tempo.

Instalação de câmeras

Seis câmeras serão instaladas no entorno de São Januário até o fim da semana, três delas já estão em funcionamento. Os equipamentos serão posicionados nos seguintes locais: Rua Ricardo Machado (altura da Praça Carmela Dutra), Avenida Roberto Dinamite (em frente à entrada social), Avenida Roberto Dinamite x Rua Dom Carlos, Rua Dom Carlos x Rua São Januário, Rua São Januário x Rua Francisco Palheta e Rua Francisco Palheta (em frente ao portão 9).

A iniciativa vai permitir que o Centro de Operações Rio monitore a região em tempo real, por meio de 50 operadores em turnos de 24h.

Ordenamento urbano

Equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal vão concentrar suas ações de ordenamento nas ruas que circundam o estádio. O objetivo é de que as vias estejam livres de vendedores ambulantes e de moradores em situação de rua, permitindo a circulação do público que vai ao estádio.

Reconhecimento facial

Vasco x Coritiba será o primeiro evento-teste para as catracas de acesso com biometria facial. O clube informou esta semana que, no primeiro momento, somente os torcedores com ingressos de gratuidade precisarão se cadastrar.

– Idosos, pessoas com deficiência e crianças de até 12 anos serão os primeiros a participar da implementação do reconhecimento facial. Os procedimentos para retirada das gratuidades e acesso ao estádio serão os habitualmente adotados, com a inclusão da etapa de cadastramento facial. As gratuidades são destinadas às arquibancadas do estádio – informou o clube.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    E demais estádios terão o mestratamento?

Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.