Vasco vê Eric Pimentel e Zé Vitor como opções caseiras para compor o elenco

Sem contratações de impacto para a defesa, Vasco da Gama enxerga em Eric Pimentel e Zé Vitor uma boa dupla para compor o plantel em 2022.

Eric Pimentel, zagueiro da base do Vasco
Eric Pimentel em ação pelo Vasco (Foto: Everton Souza)

Enquanto mapeia o mercado em busca de reforços para a zaga, o Vasco busca em casa soluções imediatas para Zé Ricardo. Os zagueiros Zé Vitor e Pimentel, que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o time sub-20, serão integrados ao profissional, como adiantou Carlos Brazil. Mas o gerente de futebol entende a necessidade de contratar pelo menos mais dois atletas para a posição.

Um dos zagueiros na mira do clube era Oliveira, do Atlético-GO, mas a reportagem apurou que as negociações não avançaram. O Vasco contratou Anderson Conceição e Luis Cangá, que saem na frente como favoritos a titulares no time de Zé Ricardo, embora o jovem Ulisses tenha sido elogiado e treinado como titular no início da pré-temporada.

Para suprir as lacunas, o técnico assistiu aos jogos do time na Copinha para identificar atletas que pudessem se juntar ao grupo principal. Além disso, membros da comissão técnica observaram treinos da base no fim do ano passado. O gerente Carlos Brazil também conhece bem os meninos, por ter sido diretor da base, assim como Eduardo Húngaro, coordenador técnico do profissional, que trabalhou com as categorias inferiores.

A dupla de zaga agradou a Zé Ricardo. Pimentel, de 19 anos, é um jogador com muita identificação com o Vasco, onde chegou com 12 anos. Com passagens pelas seleções de base, é um dos líderes do time sub-20. O zagueiro é conhecido pelo jogo aéreo forte, boa capacidade física e qualidade na construção. É filho do ex-lateral e também cria da base cruzmaltina, Pimentel, tricampeão carioca entre 1992 e 1994.

Este é o segundo ano de Pimentel no sub-20, que, apesar de ter atuado pouco em 2021, ganhou confiança da comissão para ser titular na Copinha. Na temporada passada, foram 12 jogos. Nesse ano, atuou em cinco dos seis jogos do Vasco na Copinha e marcou um gol.

Parceiro de Pimentel nos jogos da Copinha, Zé Vitor é canhoto, tem boa estatura (1,92m) e é elogiado no clube pela qualidade técnica, se destacando na construção de jogadas, com passes verticais que quebram linhas. Chegou ao Vasco em 2020 para o sub-20, vindo do Internacional. Foram 38 jogos, dois gols e uma assistência na temporada passada. Em 2022, o jogador de 19 anos foi titular seis vezes, com uma assistência.

A base tem servido bons zagueiros ao Vasco nos últimos anos. Ricardo Graça, aproveitado no profissional nos últimos quatro anos, terminou a Série B de 2021como titular e foi vendido ao Jubilo Iwata, do Japão. O elenco ainda tem outro cria cruzmaltino: Ulisses, que chegou em 2017 para reforçar a equipe sub-20, espera ganhar mais oportunidades na temporada. O jovem de 22 anos subiu ao profissional pelo primeira vez em 2018, quando Zé Ricardo também era o técnico.

– Estou há um tempo sem jogar e agora é a oportunidade da minha vida. A primeira vez que eu subi foi com o Zé Ricardo, eu era muito novo, mas agora estou mais experiente para poder, quando ele precisar, corresponder dentro de campo – disse Ulisses ao site do clube.

Também da base, Miranda está afastado desde setembro de 2021 pelo Comitê Disciplinar da Conmebol por ter sido flagrado em exame antidoping. O zagueiro de 22 anos fez 23 jogos na temporada passada e aguarda julgamento na Conmebol para ser liberado.

Por outro lado, Menezes, de 20 anos, não ganhou espaço. O zagueiro, que tem vínculo até setembro de 2023, treina separadamente do elenco e não integrou a delegação da Copinha. Em 2021, ele fez apenas um jogo pelo profissional, quando o técnico Marcelo Cabo escalou time reserva contra o Madureira, na semifinal da Taça Rio. Entrou nos minutos finais e depois foi aproveitado no sub-20.

Além dos zagueiros, o lateral-direito JP Galvão e os atacantes Figueiredo e Vinícius Paiva, que disputaram a Copinha e já não têm mais idade para o sub-20, serão integrados. Os meio-campistas Andrey Santos, de 17 anos, e Marlon Gomes, de 18, são jovens com potencial que podem pintar no time de cima em algum momento da temporada.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco esgota sua cota de ingressos para o clássico

A torcida do Vasco da Gama adquiriu todos os ingressos de visitante para o clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Hugo Moura manda recado à torcida do Vasco
Hugo Moura revela ansiedade para ver São Januário lotado a seu favor

Em vídeo nas redes sociais, o volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, está ansioso para sentir o calor da massa vascaína na Colina Histórica.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Vasco anuncia contratação de Hugo Moura

Hugo Moura, de 26 anos, é o décimo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2024; atleta chega por empréstimo.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco pede indicação de portugueses para encontrar novo executivo

Com quase um mês da demissão de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama segue sem executivo e segue em busca de um nome para a função.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo lamenta derrota para o Bragantino, mas projeta Vasco competitivo na temporada 

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo fez sua análise da partida do Cruzmaltino contra o Bragantino, pelo Brasileiro.